A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atitudes sociais Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atitudes sociais Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 Atitudes sociais Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

2 Características gerais
Atitudes Sociais Características gerais É uma dimensão avaliativa que se refere a: gostar/não gostar, simpatia/antipatia, favorável/contrário, apoiar/não apoiar, concordar/discordar com um objeto social. Atitude pode ser: Positiva: gostar, simpatizar, ser favorável, apoiar, concordar de um objeto social. Negativa: não gostar, antipatizar, ser contrário, não apoiar, discordar de um objeto social.

3 Quais são as suas Atitudes para com os seguintes Objetos Sociais?
Pessoas: Lula, Bruna Surfistinha, a aluna Suzane ... Lugares: São Paulo, Paris, Aiuruoca... Acontecimentos: Greve de ônibus, luta de boxe, união civil de homossexuais, turbinar os seios ... Idéias: Reencarnação, aborto, clonagem ... Empresas e Produtos: BASF, IMBEL, maconha, buchada de bode, água com gás ... Grupos: RCC, gaúchos, família Arantes, Skank ... Atitudes em relação aos grupos determinam os nossos estereótipos e os preconceitos.

4 Exemplo das Atitudes de Roberto
Atitudes Positivas: Gosta de surf; É a favor de sexo livre; Ama a Fabiana; Apóia o trabalho das Casas André Luiz. Atitudes Negativas: Não gosta de futebol; É contra as drogas; Odeia políticos; Tem antipatia por argentinos. Roberto Não tem atitude em relação à pena de morte, a atuação da Microsoft, ao MST, ao Presidente Lula, à privatização da Via Dutra, etc.

5 Exemplo das Atitudes de Sofia
Atitudes Positivas: Gosta de pagode; Sente atração por gays; Adora o réveillon do Rio; É a favor da participação das mulheres no mercado de trabalho. Atitudes Negativas: Discorda do aborto; É contra o turismo sexual; Odeia jogos de azar; É desfavorável à diminuição da maioridade penal para 16 anos. Sofia Não tem atitude em relação à reserva de vagas para minorias, ao time do Íbis, à tatuagem, À Paixão de Cristo, Grupo Arco-Íris, etc.

6 Características adicionais
Atitudes Sociais Características adicionais Sua importância reside no fato de que, conhecendo as atitudes de uma pessoa para com um objeto (Ex: PT), podemos prever o seu comportamento em relação a este objeto (votar no PT). A crença numa informação (Ex: camisinha previne a aids), isto é o quanto uma pessoa acredita nisto, definirá a força de sua atitude (ser a favor do uso da camisinha). Se uma pessoa acreditar firmemente que uma informação é verdadeira (mesmo que na verdade seja falsa), ela mobilizará afetos intensos e atitudes fortes. Quando as informações são vagas, imprecisas, desencontradas ou contraditórias, a atitude é fraca ou inexistente.

7 Atitudes Sociais Atenção!!! Cuidado!!!
É uma predisposição mental para a ação, logo Atitude não é o comportamento. Quando se está em dúvida (contradição), ou se desconhece o objeto, ou tanto faz para a pessoa Não se considera que exista Atitude Neutra. Para a Psicologia Social não é correto dizer: Tomar uma atitude. Pois Atitude não é um iogurte que se toma, e sim Atitude é algo que se desenvolve.

8 Atitudes Sociais Conceito
São sentimentos pró ou contra objetos sociais Organização duradoura de crenças e cognições (pensamentos), dotadas de uma carga afetiva pró ou contra (afeto) um objeto social, que predispõe o indivíduo à ação (comportamento). Componentes: pensamentos (conhecimentos, cognições, idéias), afetos (sentimentos, avaliações), comportamentos (intenção de agir).

9 Exemplo: atitude em relação ao professor x
Atitudes Sociais Exemplo: atitude em relação ao professor x Pensamentos Afetos Ele é desorganizado Sua aula é monótona e chata Ele dá muito trabalho p/ casa Ele trata alunos com respeito Ele conhece a matéria Concordo totalmente Concordo Em dúvida, não sei Discordo Discordo totalmente Conversar durante a sua aula Desconfiar das informações dadas em aula Não realizar as tarefas por ele exigidas Comparecer a todas as suas aulas Conversar com ele nos intervalos das aulas Comportamentos

10 Exemplo: usar camisinha
Atitudes Sociais Exemplo: usar camisinha Pensamentos Afetos Protege contra a aids e DST Impede a gravidez Não é um método muito seguro É desconfortável É contra a lei de Deus Concordo totalmente Concordo Em dúvida, não sei Discordo Discordo totalmente Nunca comprei nem usei Uso quando desconfio da(o) parceira(o) Trago sempre comigo Participo de campanhas para distribuição no Carnaval Comportamentos

11 Atitude e Comportamento
Estudo de La Piere (1935) Comportamento: La Piere, um professor branco e americano, viajou pelos EUA com um casal de alunos chineses, indo a 68 hotéis e 184 restaurantes, sendo recebidos em todos, exceto 1 dentre os 252 estabelecimentos (99,6% de aceitação). Atitude: Tendo anotado o endereço de todos os estabelecimentos visitados, logo que chegou de viagem, escreveu para todos perguntando se aceitariam receber um casal de chineses. Recebeu 128 respostas, indicando que 92% se recusaram a aceitar receber em seu estabelecimento um casal de chineses.

12 Teoria de Fishbein e Ajzen (1967) Intenção comportamental
Atitude e Comportamento Teoria de Fishbein e Ajzen (1967) Maior será a chance de prevermos um comportamento se conhecermos as intenções do indivíduo e, para isto, é necessário que conheçamos as suas atitudes e a norma subjetiva (o que o seu grupo social de referência pensa sobre o assunto) em relação ao objeto social em questão. Atitude Intenção comportamental Comportamento Norma subjetiva

13 Atitude e Comportamento
Exemplo da teoria de Fishbein e Ajzen (1967) Exemplo: Fazer uma viagem de negócio para Manaus. Atitude: não gostar de Manaus Intenção comportamental: está disposto a viajar ou não pretende ir? Comportamento: Viajar para Manaus ou não Norma subjetiva: os colegas de trabalho acham que a firma precisa que você vá

14 Acessibilidade da Atitude (Fazio,1995)
Atitude e Comportamento Acessibilidade da Atitude (Fazio,1995) * Acessibilidade: indica se, na sua mente, a associação entre um objeto (p. ex: filmes de suspense) e a atitude em relação a ele (p. ex: detestar ou admirar filmes de suspense) é imediata, isto é, se há uma forte associação entre objeto e atitude. Tempo de reação: Quando perguntado sobre um objeto social a resposta veio logo à mente (era acessível) ou você teve que pensar na pergunta por um tempo? Pesquisas sugerem que o comportamento tem mais probabilidade de ser coerente com atitudes quando estas estão muito acessíveis.

15 Acessibilidade da Atitude (Fazio,1995)
Atitude e Comportamento Acessibilidade da Atitude (Fazio,1995) * Quando uma atitude se torna altamente acessível? Experiência direta: Quando está baseada na sua experiência direta (assistir a filmes de suspense) ao invés de ter ouvido outros falarem ou ter lido opiniões de outros a respeito. Associações freqüentes: Quando as atitudes foram expressas com mais freqüência, isto é quanto mais vezes você teve que expressar suas atitudes em relação a o objeto (p. ex: tem o costume de assistir a filmes de suspense). Especificidade: quando mais específicas forem as atitudes em relação ao objeto, p. ex: você gosta de filmes do tipo O Chamado, A Profecia, A Bruxa de Blair ou Psicose.

16 Atitudes e Valores * Valores são categorias gerais.
Atitudes são específicas e Valores são genéricos * Valores são categorias gerais. Diferentemente das atitudes, que se referem a objetos sociais específicos. * Os valores são considerados como princípios transituacionais, que orientam a vida do indivíduo. Um mesmo valor orienta nossas atitudes e comportamentos em diferentes situações, por exemplo: o valor igualdade entre os sexos: vale dentro de casa entre marido e esposa, entre irmão e irmã, entre colegas da faculdade, salário igual para homens e mulheres que realizem o mesmo trabalho, etc.

17 Estereótipos e Preconceitos
imputação de certas características a pessoas pertencentes a determinados grupos sociais; são definidos por atitudes positivas ou negativas em relação a estas pessoas; Preconceitos: são estereótipos negativos. imputação de certas características exclusivamente negativas a pessoas pelo fato de pertencentes a determinados grupos sociais; pessoas preconceituosas tendem a ser autoritárias.

18 Exemplos de Estereótipos e Preconceitos
* Estereótipos Positivos: Paulistas são trabalhadores; Cariocas são divertidos; Bombeiros são prestativos; Homens são corajosos; Mulheres são emotivas; etc. * Estereótipos Negativos: Preconceitos Jogadoras de basquete são lésbicas; Mulheres são péssimas motoristas; Baianos são preguiçosos; Os idosos são imprestáveis; Portugueses são burros; etc.

19 Estereótipos e Preconceitos
Como se formam? São rótulos aprendidos desde cedo (não são inatos ou naturais), surgem a partir dos 4 anos de idade. São culturalmente aprendidos: formam-se a partir da repetição e similaridade de padrões de comportamentos por: Modelação: imitação de modelos: Ex: repetir idéias estereotipadas de pais e amigos; Modelagem: condicionamento: Ocasião→Comportamento→Reforço. Ex: Na escola, ele xinga um aluno de gay e é reforçado pelos colegas.

20 Estereótipos e Preconceitos
De acordo com aTeoria dos Esquemas Mentais Conceito de Estereótipos e Preconceitos: são representações mentais: estruturas de memória; funcionam como arquivos de computadores; organizam as idéias; referentes a um domínio específico: grupo de pessoas, relevante para um sujeito. Têm a função de estruturar o mundo exterior: tornar simples a realidade complexa (supergeneralização); São ilógicos (inferências arbitrárias), passivos e resistentes a mudança.

21 Preconceitos Os Preconceitos representam um grande problema social, pois: Limitam a capacidade de percepção do preconceituoso; Ignoram o potencial real das vítimas de preconceito; Prejudicam o autoconceito das vítimas; Proporcionam um sentimento de impotência; Geram tensão social: debates, animosidades e conflitos; Instigam até mesmo guerra entre grupos e nações.

22 Preconceitos Os preconceitos variam entre as culturas:
Judeus e muçulmanos; Americanos e poloneses; Ingleses e franceses; etc. Grupos que mais sofrem preconceitos no Brasil: negros e índios; homossexuais e aidéticos; mulheres (loiras e prostitutas); portugueses, argentinos, paraguaios; nordestinos e nortistas; obesos, baixinhos, idosos, tatuados, feios; pobres, políticos, ex-presidiários; doentes mentais e portadores de necessidades especiais.


Carregar ppt "Atitudes sociais Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google