A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Eloisa de Moura Lopes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Eloisa de Moura Lopes"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Eloisa de Moura Lopes elolopes@yahoo.com
CONTABILIDADE Profª Eloisa de Moura Lopes

2 Relatórios Contábeis: Obrigações e Auxílio à Gerência
Importância da tomada de decisão. Tomada de decisão no âmbito da empresa: Para serem tomadas os Administradores precisam de informações. A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios.

3 Má gerência Muitas empresas, principalmente as pequenas, têm falido ou enfrentam sérios problemas de sobrevivência. Estudos têm comprovado que decisões são tomadas sem respaldo, sem dados confiáveis. Por fim observamos, nesses casos, uma contabilidade irreal, distorcida, em conseqüência de ter sido elaborada única e exclusivamente para atender às exigências fiscais.

4 Tomada de decisão fora dos limites da empresa
Investidores Fornecedores de bens e serviços a crédito Bancos Governo Sindicatos Outros interessados: funcionários, órgãos de classe

5 Função do Contador É produzir informações úteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões. Ressalta-se, entretanto, que, em nosso país, em alguns segmentos da nossa economia, principalmente na pequena empresa, a função do contador foi distorcida , estando voltada exclusivamente para satisfazer exigências do fisco.

6 Demonstrações Financeiras e relatórios Contábeis
Algumas definições básicas: Relatório Contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela Contabilidade. Objetivo: dados registrados no período, também conhecidos como informações contábeis.

7 Relatórios Contábeis Obrigatórios
A lei da S/As. Estabelece que no final de cada exercício social (ano), a diretoria fará elaborar com base na escrituração contábil, as seguintes demonstrações financeiras ou (contábeis): . Balanço Patrimonial; . Demonstração do resultado do exercício; . Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou . Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido; . Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos.

8 Uma introdução didática
O Balanço Patrimonial: É uma demonstração muito usada por usuários externos à empresa: Bancos, Governo, Fornecedores, Sindicatos e até mesmo donos de empresas (sócios ou acionistas). Normalmente, esses usuários não precisam ser especialistas em Contabilidade.

9 Balanço Patrimonial uma representação gráfica
Assim, poderíamos iniciar relacionando tudo aquilo que a empresa receberá no Curto Prazo (aquilo que será transformado em dinheiro). Confrontando com tudo aquilo que será pago no Curto Prazo.

10 Balanço Patrimonial Itens que já são dinheiro ou
que serão transformados em dinheiro rapidamente. (Curto Prazo) Ativo Todas as contas que serão pagas rapidamente, no Curto Prazo, ou até 1 ano. Passivo Como essas contas recebidas e pagas rapidamente se renovam (estão sempre girando). Foi dado o nome de circulante, tanto para o Ativo como para o Passivo.

11 Balanço Patrimonial O grupo seguinte seria o das contas que a empresa espera muito tempo para receber (Ativo), confrontando com as contas que se demora muito para pagar (Passivo). ATIVO PASSIVO Circulante Recebe rapidamente _________________ Recebe lentamente no Longo Prazo Circulante Paga-se rapidamente _________________ Demora-se muito tempo para pagar

12 Balanço Patrimonial Se a empresa espera muito tempo para receber, poderíamos chamar esse grupo de Realizável a Longo Prazo. E, por outro lado, demora-se muito para pagar significa um Exigível a Longo Prazo. Assim, no Passivo, temos: contas que se pagam rapidamente e contas que vão demorar muito tempo para se pagar.

13 Consequentemente, o terceiro grupo será de contas que não serão pagas.
Balanço Patrimonial Consequentemente, o terceiro grupo será de contas que não serão pagas. É o caso do Patrimônio Liquido: enquanto a empresa estiver em um processo de continuidade, não precisa pagar (Não Exigível) a seus donos.

14 ATIVO ATIVO Circulante Será transformado em dinheiro rapidamente
1) O que recebemos rapidamente. 2) O que vamos demorar para receber. 3) O grupo de itens que a empresa não receberá, pois não estão a venda, mas destinados ao uso e à renda. Esses itens permanecem muito tempo dentro da empresa, daí serem chamados de Permanente. ATIVO Circulante Será transformado em dinheiro rapidamente Realizável a Longo Prazo Espera-se muito tempo para receber Permanente Normalmente não se vende, não se recebe, pois é para uso.

15 Grupos de conta do Ativo
Ativo Circulante: Disponível (caixa e bancos). Contas a Receber (duplicatas). Estoques (matéria-prima). Investimento Temporário. Provisão para Devedores Duvidosos (-)

16 Grupo de contas do Ativo
Realizado a longo prazo: os empréstimos ou adiantamentos concedidos as sociedades coligadas ou controladas, a diretores, acionistas, etc. Além dos títulos a receber a longo prazo. Permanente: Prédios, instalações, equipamentos, móveis, utensílios, etc. (-) Depreciação do Permanente.

17 PASSIVO 1) As contas que serão liquidadas rapidamente. PASSIVO
2) Aquelas contas que serão pagas num prazo mais longo. 3) E as que são investimentos dos proprietários (capital). PASSIVO será pago rapidamente, no Curto Prazo Exigível a Longo Prazo demora-se muito tempo para pagar Patrimônio Líquido não precisa pagar enquanto a empresa estiver em continuidade.

18 Grupos de conta do Passivo
Passivo Circulante: Contas a pagar (dívidas com fornecedores, impostos, empréstimos, encargos, salários, férias), etc. Exigível a Longo Prazo: São dívidas da empresa que serão liquidadas com prazo superior a um ano (financiamentos, títulos a pagar), etc. Patrimônio Líquido: O PL representa os investimentos dos proprietários (capital) mais o lucro acumulado, no decorrer dos anos retido na empresa, ou seja, não distribuídos e ainda não incorporado ao Capital. Ainda encontramos as reservas.

19 VISÃO SINTÉTICA DO BALANÇO

20 Origens e aplicações O lado do Passivo, tanto Capital de Terceiros (Passivo Exigível) como Capital Próprio (Patrimônio Líquido), representa toda a fonte de recurso, toda a origem de capital. Nenhum recurso entra na empresa se não for via Passivo ou Patrimônio Líquido. O lado do Ativo é caracterizado pela aplicação dos recursos originados no Passivo e Patrimônio Líquido.

21 Origens e aplicações Se uma empresa pega recurso emprestado de uma instituição financeira, terá uma origem de recurso: Passivo. Este recurso será aplicado em algum lugar no ativo: estoque, máquinas, caixa... Por essa razão que o Ativo será sempre = ao Passivo + Patrimônio Líquido.

22 Explicação da expressão balanço patrimonial
O termo balanço decorre do equilíbrio: ou da igualdade de Aplicações = Origens A expressão patrimonial origina-se do Patrimônio Global da empresa, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Assim surge a expressão: Patrimônio Líquido, que significado a parte residual do patrimônio, a riqueza líquida da empresa. Ativo = Passivo + PL


Carregar ppt "Profª Eloisa de Moura Lopes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google