A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D.O. ( Escola do Desenvolvimento Organizacional )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D.O. ( Escola do Desenvolvimento Organizacional )"— Transcrição da apresentação:

1 D.O. ( Escola do Desenvolvimento Organizacional )
Prof º Elcio Henrique – 2009.

2 ORIGEM. As origens do D.O. podem ser atribuídas à difícil aplicabilidade das teorias administrativas, ao aprofundamento dos estudos sobre a motivação humana e a sua interferência na dinâmica das organizações, à conscientização sobre as mudanças e à fusão de duas tendências no estudo da organização : o estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano nas organizações.

3 D.O. Alguns modelos baseiam – se em mudanças na organização formal, outros em fatores comportamentais como cultural organizacional e relacionamento interpessoal, envolvendo o desenvolvimento de equipes, laboratórios de sensitividade, tratamento de conflito intergrupal.

4 D.O. Esta Escola pode ser caracterizada como um desdobramento da Teoria Comportamental, pois estabelece mudanças e flexibilidade organizacional Estes estudos visavam organizar os conceitos discutidos nas diversas escolas anteriores elaboradas até o momento, procurando abordá – las de forma conjunta, já que cada uma delas enfatiza determinado aspecto, havendo até conflito devido a algumas idéias completamente antagônicas.

5 D.O. As organizações enfrentavam naquele momento uma série de mudanças no ambiente organizacional, no tamanho e na complexidade, uma evolução muito rápida das tecnologias, exigindo maior integração das atividades e das mudanças no comportamento humano. Cada vez mais vai se abandonando a visão do homo economicus da Escola Científica de Taylor.

6 D.O x Homem O individuo na organização se mostra mais complexo e com maiores necessidades de conhecimento, e o modelo mecanicista e concentrador de poder dá lugar a um modelo humanístico baseado na colaboração e na razão. Um dos aspectos básico da aplicação do D.O é o provocar motivação para mudança no meio onde atua, e ele é o mais prontamente aceito onde os canais de comunicação são eficazes e o relacionamento interpessoal mais aberto .

7 D.O. O D.O é um processo de modificações tanto culturais como estruturais devidamente elaborado, que deve ser aplicado permanentemente, procurando capacitar a empresa a diagnosticar e planejar o melhor modo de implementar as mudanças necessárias.

8 Contribuição do D.O Por ser essencialmente dinâmico, o desenvolvimento organizacional é um processo que envolve combinação de alterações estruturais e comportamentais que se completam e se suportam, em vista de um objetivo que é o aumento da eficiência ou da eficácia organizacional. Baseando – se nas ciências do comportamento, o D.O procura aplicar a dinâmica de grupo aos procedimentos de planejamento, lançando mão de técnicas de laboratório para o desenvolvimento da organização como um todo, com vista a metas específicas.

9 Visão sobre o Trabalho e as Pessoas
O D.O envolve várias mudanças. O desenvolvimento da organização é um processo planejado de modificações culturais e estruturais, aplicado a uma organização, e a organização precisa estar disponível para diagnosticar, planejar e implementar essas modificações.

10 Fim !


Carregar ppt "D.O. ( Escola do Desenvolvimento Organizacional )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google