A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O nascimento da Psicologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O nascimento da Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 O nascimento da Psicologia
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

2 Antecedentes: Dois nomes estão ligados ao nascimento da Psicologia:
Gustav Theodor Fechner: Publicou o livro Elementos de Psicofísica em 1860. Willhelm Wundt: Publicou o livro Elementos de Psicologia Fisiológica em 1864.

3 Gustav Theodor Fechner
Alemão: Publicou o livro Elementos de Psicofísica em 1860. Buscava relações entre mente e corpo: variações de estímulos (físico) produziam variações sensoriais (psíquico). Contribuição metodológica: Métodos psicofísicos, experimentais e quantitativos. Precursor da Psicometria: medidas psicológicas.

4 Willhelm Wundt Alemão: 1832-1920.
Publicou o livro Elementos de Psicologia Fisiológica em 1864. Fundou do Laboratório de Psicologia Experimental em Leipzig em 1879. Síntese das raízes científica e filosófica da Psicologia: Raiz científica: Laboratório: método experimental: observação, quantificação e matemática. Raiz filosófica: Empirismo crítico, materialismo científica e associacionismo.

5 Willhelm Wundt Parâmetros da Psicologia Científica:
Objeto de estudo da psicologia: Estudo da consciência ou dos fatos conscientes (não mais a alma); Objetivo da Psicologia: Estudar os processos mentais através dos métodos experimentais e quantitativos Métodos científicos da Psicologia: Método Experimental: Introspecção: Para estudar os processos mentais simples (as sensações e associações); Observação e Método Histórico: Para estudar os processos mentais superiores (pensamento, criações artísticas, personalidade, etc.) através de produtos sociais e culturais (linguagem, arte, costumes e leis, etc.).

6 Willhelm Wundt Estudo das faculdades (ou processos) mentais:
Processos mentais simples: Sensações e percepções: visuais, táteis, olfativas e cinestésicas; Classificações e medidas (da intensidade, duração e extensão). Processos mentais superiores: Sentimentos, vontades e emoções. Medidas através de alterações da respiração e da pulsação, etc. Variações: agradável x desagradável; tenso x distendido; excitado x deprimido. Atenção e consciência: Consciência: foco (figura focalizada pela atenção) e campo (fundo: o que está na penumbra). Influenciou a Psicologia da Gestalt (figura-fundo) e a Psicanálise (inconsciente).


Carregar ppt "O nascimento da Psicologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google