A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO ESCOLAR: guia do diretor em dez lições Pedro Faria Borges

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO ESCOLAR: guia do diretor em dez lições Pedro Faria Borges"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESCOLAR: guia do diretor em dez lições Pedro Faria Borges
Princípio e Métodos de Administração Escolar I 2ºano de Pedagogia Profa. Cidinha Amaral

2 A escola como sistema Um bom professor = bom gestor?
Um bom professor = gestor medíocre? Gestão escolar: exige competências e habilidades específicas Gestão escolar = equilíbrio entre o administrativo e o pedagógico

3 A escola é um sistema Objetivos
Interdependência entre os múltiplos componentes Os componentes necessitam ser administrados

4 Responsabilidades do gestor
Analisar as situações Qualidade de sua administração Componentes do sistema escola:Parte Física, Tecnologia( procedimentos), Elemento Humanao

5 Investimentos na parte física
Investimentos em educação O potencial intelectual A motivação

6 A Liderança como serviço
“ Uns criticam, outros constroem. Sela você o que serve. Servir não é faina de seres inferiores. Seja você o que remove a pedra do caminho, o ódio entre os corações e as dificuldades do problema. Há a alegria de ser puro e a de ser justo. Mas há , sobretudo, a maravilhosa e imensa alegria de servir”. Gabriela Mistral

7 Ser grande A grandeza de uma pessoa é determinada pelo equilíbrio entre três fatores:
Natureza de caráter Relacionamento Humano Conhecimento Competência e Comprometimento Papel do líder: liberar energias, apoiar e orientar Projetista, Professor , Administrador

8 O que o professor espera de seu gestor
Lucidez, clareza de objetivos Coerência e Lealdade Alegria, bom humor, capacidade de rir dos próprios erros Compreensão, apoio, orientação Capacidade de formar uma equipe Abertura , diálogo Paciência, mas não complacência, tolerância Bom ouvinte

9 A escola tem uma responsabilidade social
Formar pessoas competentes e íntegras Aprender a não agredir o semelhante Aprender a interagir Aprender a comunicar-se Aprender a decidir em grupo Aprender a cuidar-se Aprender a cuidar do ambiente Aprender a valorizar o saber social

10 Mais do que aquilo que fala, a escola ensina aquilo que faz.
Currículo formal Currículo real Currículo oculto

11 Planejamento Projeto Político Pedagógico
Sentido do trabalho desenvolvido pela escola Aspectos antropológicos Aspectos sociológicos Aspectos axiológicos Aspectos epietemológicos

12 Trabalho Cooperativo Equipes Visão compartilhada
Objetivos comuns: unidade na diversidade Relação da pessoa com a instituição em que trabalha: APATIA, OBEDIÊNCIA, PARTICIPAÇÃO, COMPROMETIMENTO

13

14


Carregar ppt "GESTÃO ESCOLAR: guia do diretor em dez lições Pedro Faria Borges"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google