A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
Neste curso você aprenderá sobre a profissão da berçarista e todas as técnicas necessárias para trabalhar na profissão.

2 COMPREENDA A FUNÇÃO DA BERÇARISTA
A berçarista é o profissional que cuida de crianças no berçário. Ela contribui para o aprendizado e desenvolvimento das crianças, por isso sua função é muito importante e fundamental na creche.

3 Esse profissional cuida da limpeza e educação das crianças, portanto suas funções devem ser intencionalmente pedagógicas, a fim de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

4 A faixa etária das crianças atendidas pelas berçaristas no berçário é entre 0 a 3 anos.

5 MÉDIA SALARIAL A berçarista precisa vencer muitos desafios, como a valorização do trabalho e um salário digno para esta profissão.

6 MÉDIA SALARIAL A média salarial é de um salário mínimo.
O salário não é alto, apesar da enorme responsabilidade de cuidar de várias crianças de outras pessoas, que muitas vezes são extremamente exigentes com a berçarista.

7 ADAPTAÇÃO AO BERÇÁRIO O processo da adaptação não é fácil. As berçaristas tem que usar diversas técnicas e conhecimentos pedagógicos para facilitar o processo de adaptação da criança a creche.

8 Para a criança é um sofrimento ter que sair de perto da família para se acostumar a um ambiente estranho, com pessoas que ela não conheci, com coleguinhas novos, para muitas crianças é difícil ter que lidar com tantas mudanças.

9 Quando a criança demonstra muita ansiedade, choro, sofrimento e não consegue de adaptar a creche, cabe aos pais junto com os profissionais da creche auxiliar neste processo de adaptação que é muitas vezes tão doloroso para a criança.

10 É preciso mostrar a criança que a creche é um ótimo local para ela, pois lá ela fará novos amiguinhos, terá uma equipe de profissionais para se dedicar a ela, terá brincadeiras, músicas, danças, nutrição e principalmente uma educação pedagógica que contribuirá para seu crescimento cognitivo.

11 As brincadeiras e atividades da creche são de grande valor cognitivo para a criança e facilita o processo de adaptação.

12 A segurança, nutrição, limpeza, atendimento, tudo isso é essencial para garantir um ambiente adequado para as crianças se adaptarem.

13 Existem várias técnicas para facilitar a adaptação da criança na creche, como por exemplo: levar objetos de usos pessoais para as crianças usarem enquanto estiverem na creche, brincadeiras, músicas, deixar que os pais participem de algumas atividades na creche para as crianças se sentirem confortáveis e se adaptarem mais rapidamente a creche, etc.

14 A creche tem que ser um lugar que contribua socialmente na educação das crianças, por isso os profissionais devem ter um treinamento pedagógico adequado.

15 É muito importante conhecer a família e a própria criança, interagindo com os pais e a criança, conhecendo-os melhor é uma das melhores estratégias para tornar a creche um ambiente agradável para os pais e crianças.

16 Fazer uma entrevista com a família para conhecer os hábitos alimentares, a saúde, etc, facilita na adaptação. Além disso, trazer objetos pessoais como brinquedos ajudam a criança a se sentir mais confortável no ambiente.

17 A berçarista deve dar carinho, oferecer cuidados atenciosos, atender com afeto a cada choro e necessidade das crianças, oferecer amor fará as crianças se sentirem amparadas e felizes na creche.

18 Com a ajuda da família e um treinamento adequado o processo de adaptação não será doloroso nem para a criança e nem para a família, cabe aos profissionais da creche usar técnicas que facilitem a adaptação da criança na creche.

19 COMO LIDAR COM OS DIFERENTES TIPOS DE COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS
De todas as funções da berçarista lidar com o comportamento das crianças é essencialmente difícil.

20 Ninguém é igual, por isso as crianças apresentam diferentes tipos de comportamentos, tais como:
afetividade; agressividade; saudades da família e por isso não conseguem se adaptar ao berçário; muito choro; birra; outras não simpatizam com a berçarista.

21 Em cada um desses comportamentos é necessário haver compreensão e muito amor. Além disso, para cada tipo de comportamento há uma técnica diferente que deve ser aplicada para atenuar situações difíceis.

22 Formas de lidar com comportamentos de diferentes tipos:
pedir auxílio a família, que conhece tudo sobre a criança; oferecer atividades pedagógicas; oferecer brinquedos educativos e de acordo com a faixa etária;

23 dar brinquedos e objetos de usos pessoais para intensificar no processo de adaptação;
músicas infantis; promover a socialização com os outros coleguinhas; colocar a criança para dormir e comer no momento correto.

24 ATIVIDADES PARA BERÇÁRIO
As crianças no berçário estão em uma fase de exploração de si mesma e do ambiente ao seu redor. É uma fase de descobrimento que precisa ser estimulada com atividades adequadas.

25 Com estímulos a criança terá um desenvolvimento intrapessoal e interpessoal de qualidade, ou seja, seu desenvolvimento cognitivo e social será mais intensificado.

26 É preciso que a berçarista seja uma facilitadora no desenvolvimento das crianças. Para que isso aconteça é necessário que sejam oferecidos atividades para o berçário.

27 Essas atividade devem ser:
músicas adequadas com a faixa etária;

28 brinquedos pedagógicos;

29 Atividades lúdicas;

30 contação de histórias.

31 Enfim, tudo que possa contribuir com o desenvolvimento da criança deve ser oferecido nas atividades do berçário.

32 NUTRIÇÃO INFANTIL A nutrição infantil deve ser de leite materno até os 6 meses.

33 Após os 6 meses deve ser estimulado uma alimentação saudável com frutas, verduras, iogurtes, sucos e muita água.

34 É preciso haver a colaboração da família para que a criança se alimente com uma nutrição saudável. Isso não deve acontecer apenas na creche, mas também nas casas das crianças.

35 BRINQUEDOS EDUCATIVOS
A berçarista deve oferecer brinquedos educativos de acordo com a faixa etária da criança.

36 Esses brinquedos trabalham:
afetividade; cognição; movimento; fala; socialização.

37 Portanto, é essencial dar as crianças brinquedos intencionalmente educativos que possam contribuir com o aprendizado da criança.

38 É preciso que as berçaristas tomem cuidado com brinquedos que possuam objetos que possam ser engolidos ou machucar a criança.

39 Uma boa opção é trabalhar a consciência ambiental das crianças através de brinquedos feitos com sucatas.

40 A berçarista deve oferecer todas as técnicas necessárias que contribuam com o desenvolvimento infantil.


Carregar ppt "CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google