A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
2011

2 Monitoramento da implantação do Plano Integrado de Enfrentamento da Feminização da Epidemia de Aids e outras DST Objetivo: Identificar a situação atual, e propor alternativas frente aos problemas identificados, sem atribuição valorativa. Procedimentos: a) análise documental e de dados secundários; b) navegação nos sites das secretarias; c) análise dos PAMS; d) entrevistas telefônicas com os responsáveis.

3 RESULTADOS Ações em âmbito federal
Todas as ações estão sendo encaminhadas pelo MS e SPM. Algumas ações foram transformadas em indicadores do Pacto pela Saúde. Navegação pelos sites da Secretária da Saúde Identificar o que está na agenda de governo e o que se pretende comunicar com a população. Agendas prioritárias: Dengue, H1N1, ampliação da ABS; (SM na ABS; aids na VE; organograma distintos) Poucos sites dão para CE DST/aids e apenas uma SES disponibiliza o plano estadual . RESULTADOS

4 RESULTADOS População alcançada Concentração de ações voltadas para mulheres em geral 70%; Número maior de ações para mulheres vivendo com HIV/Aids (baixa ação para redução de estigma); Para prostitutas ações escassas e pouco especificas; Apenas 2 estados referem ações para mulheres transexuais; Para mulheres lésbicas, ações de apoio a eventos.

5 Capacitação a manejo clínico
ANÁLISE DOS PAM 2008 E 2009 Tipo de ação População Capacitação a manejo clínico Ações de assistência Eventos Ações educativas Mulheres vivendo com HIV/Aids 02 06 05 Prostitutas --- 04 MSM 08 Mulheres Transexuais 01 Privadas de liberdade Situação de violência 03 Total 10 09 19 16

6 ANÁLISE DAS ENTREVISTAS
Secretaria de Vigilância em Saúde ANÁLISE DAS ENTREVISTAS MS - ATSM e Depto. DST, Aids e HV; SPM – Secretaria de Políticas para as Mulheres; Lideranças da sociedade civil; Responsáveis pelos Planos Estaduais de 24 estados. De 24 estados acessados: 06 “não saiu do papel”. De 18 estados acessados: 03 em fase inicial ou retomando.

7 DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DOS PLANOS
Dificuldade de integração e de intersetorialidade; Equipes reduzidas, rotatividade de quadros, tarefas de rotina que consomem todo o tempo. Baixa participação dos movimentos sociais de mulheres. Importância da presença do gestor federal para dar suporte técnico e reduzir tensões políticas. Dificuldade de adequar propostas às realidades locais e às características da epidemia.

8 CONQUISTAS Construir o “Plano” para dentro do SUS; Investir em gestores de cidades do interior; Investir na capacitação e inclusão de OSC; Construir sustentabilidade da proposta intersetorialmente.

9 VIDEO-CONFERÊNCIAS O objetivo Continuidade ao processo de implementação e monitoramento nos Estados; Aprimoramento dos planos locais e análise conjunta das estratégias de execução de cada estado. Estabelecimento de indicadores por Estado.

10 VIDEO-CONFERÊNCIAS SP/ES 04/04 RJ/MG 08/04 PR/RS/SC 15/04 AL/BA/CE
20/04 MA/PB/PI 29/04 PE/RN/SE 06/05 AC/AP/AM 16/05 PA/RR 26/05 RO/TO 30/05 GO/MS/MT/DF 15/06

11 Plano de Enfrentamento da Epidemia de DST-Aids-HV entre Gays, HSH e Travestis

12 Objetivo Geral do Plano
Plano de Enfrentamento da Epidemia de DST-Aids-HV entre Gays, HSH e Travestis Objetivo Geral do Plano Enfrentar a epidemia do HIV-Aids, das DST e HV entre gays, outros HSH e travestis, por meio da redução de vulnerabilidades, estabelecendo políticas de prevenção, promoção e atenção integral à saúde.

13 Plano de Enfrentamento da Epidemia de DST-Aids-HV entre Gays, HSH e Travestis
Realização de oficinas com os Estados, que resultaram 26 planos estaduais de enfrentamento da epidemia entre Gays, HSH e Travestis.

14 Técnicos de Referência de 25 estados Conteúdo:
Plano de Enfrentamento da Epidemia de DST-Aids-HV entre Gays, HSH e Travestis 24 e 25/março/2011 Oficina de revisão dos Planos Estaduais de Enfrentamento da Epidemia de DST/Aids/HV entre Gays, HSH e Travestis Técnicos de Referência de 25 estados Conteúdo: Apresentação da situação dos planos, em relação ao PAM e Plano de Necessidades de Preservativos; Apresentação de experiências de estados; Exercícios para detectar barreiras e soluções. Apresentação da pesquisa RDS entre gays e HSH

15 Agenda (próximos três meses):
Plano de Enfrentamento da Epidemia de DST-Aids-HV entre Gays, HSH e Travestis Agenda (próximos três meses): Reuniões regionais de avaliação do Plano HSH (SES, OSC e parcerias locais); Revisão das informações estaduais sobre a população de gays, HSH e travestis; Revisão das ações voltadas para gays, HSH e travestis previstas no PAM; Revisão das informações sobre HSH nos Planos de Necessidades de Insumos; Aprimorar o monitoramento e avaliação: Revisão das ferramentas de monitoramento e avaliação dos planos; Apoio técnico do Departamento DST/Aids/HV para construção de metas e indicadores regionais.

16 Obrigada. MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Coordenação de Direitos Humanos, redução de Riscos e Vulnerabilidades - DHRV Ministério da Saúde


Carregar ppt "Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google