A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013
Diretor de Patentes Liane Elizabeth Lage Vice-Diretora de Patentes março de 2013

2 CENÁRIO 2022

3 Brasil como economia industrial integrada aos principais pólos geradores e consumidores de tecnologia. Empresas brasileiras serão partícipes de importantes cadeias globais de pesquisa,desenvolvimento e inovação. Produtos brasileiros tecnicamente diferenciados e com marcas reconhecidas globalmente.

4 Visão 2022 INPI é amplamente reconhecido pela sociedade brasileira por sua relevância para a inovação e pela excelência dos seus serviços. INPI é uma das instituições de maior influência no sistema global de PI. Brasil é reconhecido como ambiente de negócios de elevada credibilidade no campo da propriedade intelectual .

5 Visão 2022 INPI colabora com outras grandes instituições de concessão de direitos de PI e presta serviços de busca e exame de patentes para instituições de porte menor. INPI é atuante na defesa das patentes e demais direitos de PI de brasileiros no mundo inteiro

6 Impacto do backlog para o país
Aumento dos custos de transação nas atividades de inovação Insegurança jurídica Enfraquecimento do sistema brasileiro de PI Deterioração da imagem do sistema brasileiro de PI e da percepção do ambiente de negócios brasileiro

7 Crescimento da demanda por patentes no país
Crescimento 6-10% ao ano nos últimos 10 anos Expectativa de aumento de taxa de crescimento da demanda na medida em que se equaciona o backlog, pois a demora nas decisões desestimula os depósitos de pedidos.

8 ESTRATÉGIA INPI

9 Estratégia do INPI para solução do backlog de patentes
Duas linhas de ação simultâneas: Mitigação imediata do impacto negativo do backlog; Solução estrutural do problema do backlog em todas as áreas tecnológicas.

10 Mitigação imediata do impacto do backlog
Oferta de manifestação preliminar para os pedidos originados no Brasil: a partir de março de 2013, em no máximo 18 meses a partir do pedido de manifestação preliminar.

11 Mitigação imediata do impacto do backlog
Aceleração do exame em campos prioritários: Modelos de utilidade (40% do total de pedidos de brasileiros); Patentes verdes ; Fármacos e equipamentos farmacêuticos, quando de interesse Prioritário do SUS, relacionados a AIDS, Câncer e Doenças Negligenciadas.

12 Solução estrutural do problema
do backlog de patentes Revisão dos procedimentos de recepção e exame formal. Entrada em meio digital e digitalização dos pedidos que deram entrada em papel. Automação dos procedimentos administrativos e do fluxo de exame. Organização das filas de exame segundo a natureza dos pedidos, em cada campo tecnológico.

13 Solução estrutural do problema
do backlog de patentes Procedimentos diferenciados para cada fila de exame. Diretrizes gerais de exame claras e detalhadas e diretrizes específicas para os campo de maior complexidade. Trabalho colaborativo com outras instituições (PROSUR, CNPq, instituições oficiais de PI de outros países).

14 Pareceres técnicos de patentes e suas respectivas cartas patentes já são disponibilizados pela internet, em tempo real. Implantação do sistema e-Patentes/Depósito de depósito eletrônico de patentes (Mar/2013). Complementação dos demais formulários de patentes. Em andamento a digitalização dos processos de patentes. Fluxo INPI-ANVISA estabelecido. Exames prioritários virtuais. Dossiê de pedidos de patentes disponíveis no e-vista

15 Automação dos Procedimentos

16 Criação das filas e reorganização do exame em cada campo tecnológico
Modelos de Utilidade Patentes de invenção originadas no Brasil ou aqui depositadas diretamente Patentes depositadas no Brasil via PCT Pedidos internacionais originados no Brasil que apontam o INPI como autoridade de busca e exame internacional Filas de exame colaborativo

17 Implementação total do
Cláusulas Tipo Máquina de tradução ESP/ING/PORT Otimização de Desempenho Home Office

18 Racionalização do trabalho e melhoria no treinamento
Comitê de Recursos, Nulidades e Ações Judiciais Comitê de exame ISA/IPEA Unidade de exame em Modelos de Utilidade

19 Produção x Produtividade

20 Posicionamento Estratégico Orientado
Análise e captação estratégica de parceiros Autonomia administrativa e financeira 100% integrado ao sistema Internacional de PI Satélites nos estados Documentação integral disponível na rede e-PEC como ferramenta unificada de exame Projeto de promoção do patenteamento no Brasil das empresas inovadoras

21 21

22 22

23

24 * decisão significa deferimentos, indeferimentos e arquivamentos de pedidos de patentes

25


Carregar ppt "Júlio César Moreira Liane Elizabeth Lage março de 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google