A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise Transacional É um conjunto de técnicas de mudança comportamental, através da qual cada indivíduo é o artífice de sua própria mudança e da expansão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise Transacional É um conjunto de técnicas de mudança comportamental, através da qual cada indivíduo é o artífice de sua própria mudança e da expansão."— Transcrição da apresentação:

1 Análise Transacional É um conjunto de técnicas de mudança comportamental, através da qual cada indivíduo é o artífice de sua própria mudança e da expansão de sua consciência É uma teoria da psicologia social e individual É um conjunto de técnicas destinadas a ajudar as pessoas a compreender e modificar seus sentimentos e comportamentos É chamada de Análise Transacional por tratar do relacionamento humano como sendo composto, basicamente, de transações, uma palavra de amplo uso no campo comercial e organizacional.

2 ANÁLISE TRANSACIONAL Estados do Eu Pai Adulto Criança

3 Análise Transacional No estado do eu pai encontra-se os registros de eventos externos (concepção de vida aprendida), no estado do eu adulto são encontrados os registros de informações que são adquiridas e processadas através de pesquisa e experimentação (concepção de vida pensada) no estado do eu criança são encontrados os registros de eventos internos (concepção de vida sentida)

4 Análise Transacional Pc : eu pai crítico Pb : eu pai bondoso eu adulto
Ca: eu criança adaptada/ajustada Cr: eu criança rebelde Cl: eu criança livre ou independente Pc : eu pai crítico Pb : eu pai bondoso eu adulto

5 Análise Transacional Análise Funcional
A análise funcional permite reconhecer em que estado do eu se comportam as pessoas no ambiente de trabalho. É um instrumento que pode auxiliar na solução ou dar um impulso decisivo para a melhoria da comunicação e do relacionamento humano nas organizações.

6 Análise Transacional Análise Funcional

7 Análise Transacional Análise Funcional
No estado EU PAI encontra-se quem pensa, age e sente, da forma em que ele observou isto nos pais ou experiências da vida. O EU PAI é responsável por todas as avaliações subjetivas, ordens, proibições, regras, críticas, conselho amigo, disposição para a ajuda e a solidariedade. São expressas as expectativas, são dadas instruções e são atribuídas tarefas e culpas, em caso de não atendimento. Aqui também são armazenados todos os preconceitos. Formulações: P c: Você deve..., Você tem de..., Você não pode..., Quantas vezes eu tenho que te falar... P b: Não faz mal, não fique chateado; coitado, eu te entendo muito bem; você fez bem...

8 No Estado do Eu - Pai estão:
as ordens as recriminações as tradições os conselhos os preconceitos

9 Análise Transacional Análise Funcional
Estado do eu adulto Encontra-se quem discute sobre a realidade atual; coleta dados, informações, fatos e os processa objetivamente. A discussão é objetiva, as vantagens e desvantagens são cuidadosamente ponderadas e os problemas são solucionados. As experiências pessoais estão armazenadas, os tratamentos são objetivos e as formulações referem-se a um fato; não são apresentadas de forma dogmática, mas de forma que possam ser discutidas.

10 Análise Transacional Análise Funcional
Estado do eu adulto Formulações: Como? O que? Quando? Por que? Quem? Onde? Na minha opinião..., eu penso..., comparado com..., etc.

11 No estado do Eu ADULTO estão:
a realidade corrente a coleta objetiva de informações a organização a adaptação à realidade a avaliação dos fatos a análise dos dados da realidade

12 Análise Transacional Análise Funcional
Estado do eu criança Encontram-se as pessoas que sentem e agem da mesma forma de quando eram crianças. Estão armazenadas as sensações e sentimentos como alegria, amor, felicidade, entusiasmo, medo, tristeza, decepção, ódio, etc. EU CRIANÇA AJUSTADA/ADAPTADA Encontra-se quem faz o que se espera dela, como comportar-se, obedecer, sentir-se culpado, ser desamparado, justificar-se, desculpar-se, pedir ajuda.

13 Análise Transacional EU CRIANÇA AJUSTADA/ADAPTADA
São observadas formas de ação e regras, são evidentes ou naturais a cordialidade e o reconhecimento de autoridade. Formulações do tipo: isso não é minha culpa. Eu fiz isso de forma correta? Eu só queria..., etc. Estado do eu criança rebelde Encontra-se quem faz justamente o contrário daquilo que se espera dela. Formulações: agora é que não vou fazer, deixe-me em paz, vá procurar você, etc.

14 Análise Transacional Análise Funcional
Estado do eu criança livre ou independente Encontra-se quem faz espontaneamente aquilo que ela quer, independentemente de regras e normas. As pessoas são motivadas, é gerado um entusiasmo espontâneo, criatividade, clima agradável, etc. Formulações: eu quero..., desejo..., gostaria..., jóia, ótimo, perfeito, não me faz diferença. É importante observar que os estados do eu são neutros, ou seja, não existem estados do eu positivos ou negativos.

15 Análise Transacional Análise Funcional
SINAIS VERBAIS E NÃO-VERBAIS PAI BONDOSO - indícios gerais indicam bondade e preocupação com as pessoas -  voz e sons preocupado, consolador, amoroso - indícios verbais o que aconteceu? Sucedeu algo a você? Posso ajudar? Não se preocupe. Tudo vai se resolver -  indícios corporais braços estendidos, que protegem de uma situação ou de um acidente, bate no ombro, coloca a mão no ombro - expressão facial pessoa preocupada, bondosa, animadora, cordial, feliz - gestos esticar e apertar os braços, proteger e guardar contra danos

16 Análise Transacional Análise Funcional: Sinais verbais e não-verbais
Estado do eu pai crítico - indícios gerais reservado em relação a novos dados, faz sentença automática com base em pontos de vista convencionais - voz e sons desdenhoso , crítico, repreensivo ou acusador, rigoroso - indícios verbais: Chocante! Bobagem! Coitado! Todo mundo sabe! Você nunca deveria...! Só assim...! Na melhor das boas vontades não consigo entender como você pôde...? Isto é de fundamental importância! Espero que nunca...!

17 Análise Transacional Análise Funcional: Sinais verbais e não-verbais
- indícios corporais colocar a mão no queixo, inflar-se, sempre correto, comportamento impecável, sinais de sobrecarga, falar atrás da mão, cruzar as mãos atrás da cabeça - expressão facial ruga na testa, olhares preocupados ou de desaprovação, lábios prensados, queixo avançado, olhar fixo - gestos dedo indicador ou lápis levantado, bater o pé, cruzar os braços sobre o peito, mãos nos quadris, bater com o punho na mesa, balança o punho

18 Análise Transacional Análise Funcional: Sinais verbais e não-verbais
Estado do eu adulto - indícios gerais coleta de dados, sentimental, aberto, pensativo -  voz e sons objetiva, calma, contínua -  indícios verbais Como? O que? Quando? Onde? Por que? Quem? Qual é a probabilidade? É possível? De que forma? Eu falo só por mim, não pelos outros. - indícios corporais descontraído, atencioso, contato visual, ouve abertamente, postura ereta, ouve com eu adulto, move-se com constante mudança da expressão facial, mudança do sentido do olhar, da postura do corpo - expressão facial olhar atencioso e ouve com atenção - gestos apoiar-se para frente na cadeira, contato visual, ouvir atentamente e abertamente

19 Análise Transacional Análise Funcional: Sinais verbais e não-verbais
Estado do eu criança livre ou independente - indícios gerais os sentimentos são despertados e mostrados - voz e sons aceso, alto, normalmente barulhento - indícios verbais estou com raiva de você. Puxa, que legal! Eu queria.., eu não sei..., meu Deus, que loucura...! Porcaria! Ótimo! Bárbaro! Super! Caramba! - indícios corporais animado, tenso, corre, dança, saltitante, empina o nariz - expressão facial mostra excitação, surpresa, olhos brilhantes, corpo tenso, boca aberta - gestos rir, livre movimento dos membros, brincalhão.

20 Análise Transacional Análise Funcional: Sinais verbais e não-verbais
Estado do eu criança adaptada ou ajustada e rebelde -  indícios gerais queixa-se e atende às expectativas ou se retrai e exclui totalmente as expectativas dos outros -  voz e sons – queixoso, grita de raiva, arrependido, humilde, pedinte -  indícios verbais – isto também só acontece comigo. Acho que sou um azarão. Nunca ganho nada. Isto não é legal. Os outros também fazem. Venha, vamos... Eu não quero - indícios corporais reservado e, na expectativa, deprimido, sobrecarregado, presunçoso, caçoa de outros, se altera, é mal-humorado - expressão facial – olhos ‘farol baixo’, tremor nos lábios, tremor no queixo, movimentos nervosos, amuado, faz caretas, olhos úmidos, rosto vermelho - gestos – torcer as mãos, retira-se para um canto, levanta a mão quando quer falar alguma coisa, ombros caídos, cabeça curvada.

21 No estado do Eu - CRIANÇA estão:
os impulsos as emoções sentimentos naturais criatividade comportamento espontâneo comportamento infantil

22 As quatro situações básicas dos estados do eu
Eu não estou o.k. – você está o.k. Uma posição que denota uma necessidade de ajuda e da qual origina dependência da antiga infância (Ca). Eu não estou o.k. – você não está o.k. A posição básica do desespero e da resignação (Ca) Eu estou o.k. – você não está o.k. Uma posição, que de cima para baixo (eu P), mostra ao outro como ele é pequeno e incapaz (Pc + Pb). Eu estou o.k. – você está o.k. A posição básica do eu adulto (A), que aceita-se a si mesmo e os outros. Também é possível no eu criança livre.

23 Frases típicas do Estado do PAI:
Eu sempre lhe disse que isso não dava certo. Nunca acredite em estranhos. Ridículo, como se atreve a duvidar de minha palavra? Vamos acabar com isso de uma vez por todas. Enquanto eu for vivo, ninguém nesta casa usa cabelo comprido. Tá falado! Nunca acredite em pessoas cabelo de fogo. Meu Deus! Que coisa Horrível! Já disse um milhão de vezes: não e não! Está acabado, e não se conversa mais!

24 Expressões do eu CRIANÇA:
Diminutivos Superlativos Onde? Eu quero Eu nem ligo O máximo

25 Expressões do estado eu - ADULTO:
O que? Por quê? Os fatos... Analisando.... Tenho a impressão de que.... O objetivo.... Eu entendo que... Você tem provas disso?

26 Estados do Eu - diferenças:
- A criança sente (intui) - o que agrada e desagrada e pelo sentimento decide - O adulto pensa (reflete) - pelo que lhe convém e pelo pensamento decide - O pai julga moralmente o bem e o mal dessas decisões e o que teriam feito nossos pais em tais circunstâncias


Carregar ppt "Análise Transacional É um conjunto de técnicas de mudança comportamental, através da qual cada indivíduo é o artífice de sua própria mudança e da expansão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google