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PublicouDiogo Nogueira Alterado mais de 10 anos atrás
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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Edméa Santos Professora adjunto da área de Informática na Educação Faculdade de Educação da UERJ Web-site: Fones para contato: (21) ;
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Fala de uma professora do Estado do RJ.
2008 O que fazer com esta caixa? O Estado oferece esta caixa vazia. Onde estão os conteúdos? PROBLEMA!
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Não reconhece o computador como instrumento cultural do nosso tempo.
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MÍDIAS, NOSSA HISTÓRIA COM A LINGUAGEM
Oralidade Escrita Mídias de Massa Cultura das mídias Cibercultura
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Fala de uma professora do Estado do RJ.
2008 O que fazer com esta caixa? O Estado oferece esta caixa vazia. Onde estão os conteúdos? PROBLEMA!
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CAUSAS DO PROBLEMA… a) Estrutura baseada na lógica da instrução programada b) Ênfase na disciplinaridade c) Ênfase no cognitivismo e no trabalho individual d) As tecnologias como repositórios de informações descontextualizadas e) Distância comunicacional entre os “nativos e imigrantes digitais”.
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DE QUE FORMAÇÃO ESTAMOS FALANDO?
Treinamento Reciclagem Capacitação Formação Educação Continuada...
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?
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COMO SÃO CONSTRUÍDOS OS SABERES DOCENTES?
História de vida Memórias de nossos docentes Formação inicial Da experiência profissional Formação continuada
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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, CINCO FASES . MUITOS DESAFIOS.
Informática instrumental Software educativo Internet Web 2.0 Mobilidade
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Duas soluções. Muitas possibilidades, novas arranjos curriculares.
convergência autoria interatividade colaboração mobilidade hipertextualidade
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OS SUJEITOS E SEU CONTEXTO FORMATIVO
PESQUISA-FORMAÇÃO OS SUJEITOS E SEU CONTEXTO FORMATIVO reflexão autoria colaboração multirreferencialidade contextualização
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Docência na cibercultura: laboratórios de informática, computadores móveis e educação online
O projeto pretende investigar como a docência vem se configurando na segunda fase da cibercultura. A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais nas esferas do ciberespaço e das cidades. Sua primeira fase foi marcada pela possibilidade de publicação e compartilhamento de conteúdos na rede mundial de computadores, internet. Segundo Santaella (2002), a segunda fase da cibercultura vem se caracterizando pela emergência da web 2 com seus softwares sociais – em que destacamos a emergência da educação online, mediada pelos ambientes online de aprendizagem – , pela mobilidade e convergência de mídias dos computadores portáteis e da telefonia móvel. Neste contexto, nos interessa compreender se houve mudanças e como estas mudanças vêm estruturando a prática docente na cibercultura, seja na modalidade presencial ou a distância. O projeto de pesquisa foi estruturado em dois eixos complementares. O eixo 1, “A docência nos laboratórios de informática e com computadores móveis”, pretende investigar no contexto da educação formal e não formal, como os docentes vêm exercendo seu trabalho com o uso do computador e da internet em laboratórios de informática e com computadores móveis. O eixo 2, “Educação online e a pesquisa-formação na formação continuada dos professores-tutores dos cursos a distância da UERJ”, pretende investigar como atuam e formam-se os docentes online dos cursos de Pedagogia e Licenciatura a distância da UERJ. Optamos pela metodologia da pesquisa-formação (Nóvoa, Macedo, Josso, Freire, Santos), por esta contemplar como campo de pesquisa os espaços de atuação do professor-pesquisador. A pesquisa-ação não separa a prática pedagógica da pesquisa científica e acadêmica. Portanto, lançaremos mão dos dispositivos de pesquisa: observação participante (Macedo), das interfaces online (Santos), do diário de itinerância (Barbier), entrevistas dialogadas e de grupos focais reflexivos (Freitas). A pesquisa prevê como resultados contribuir para a formação continuada dos sujeitos envolvidos na pesquisa e para produção teórica no campo da formação docente na cibercultura. Palavras-chave: docência, cibercultura, informática na educação, educação online, pesquisa-formação.
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Encontros presenciais
ciberespaço graduandos Formação On-line cidade Mediação Pedagógica Encontros presenciais escola Grupo de Pesquisa Escola/Universidade pesquisadores professores universidade
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formação in loco
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relatos de experiências
sessões reflexivas relatos de experiências cineclub conferências grupo de estudos imersão
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imersão na cibercultura
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O MÉTODO APRENDE! “O método não precede a experiência e se apresenta ao final, talvez para uma nova viagem”. Edgar Morin
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OBRIGADA! ATÉ A PRÓXIMA Edméa Santos
Professora adjunto da área de Informática na Educação Faculdade de Educação da UERJ Web-site: Fones para contato: (21) ;
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