A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Tecnologias e Novas Educações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Tecnologias e Novas Educações"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Tecnologias e Novas Educações
Sônia Chagas Vieira Bibliotecária Faced/UFBA Salvador 2010

2 Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
NBR 6023/ Referências NBR 6024/ Numeração progressiva das seções de um documento escrito NBR 6027/ Sumário NBR 6028/ Resumo NBR 10520// Citações em documentos

3 Breve Resumo das Normas da ABNT Citações
Os modelos apresentados ilustram o estilo ABNT de referências e de citações, sendo que para maiores informações sobre as Normas deverá ser consultado o Manual de estilo acadêmico.

4 Breve Resumo das Normas da ABNT
Uma citação em um texto necessita da inclusão do nome do autor da fonte consultada, da data de publicação e um número de página entre parênteses (se for o caso). No final do texto, uma lista das Referências fornece a informação completa sobre a publicação da fonte; essa lista é apresentada pela ordem alfabética do último nome dos autores (ou dos títulos dos trabalhos sem autores). Há uma conexão direta entre a citação e a lista alfabética. No exemplo a seguir, essa conexão é observada no sobrenome do autor e na data da publicação, os quais são os mesmos na citação direta e na lista de Referências.

5 Breve Resumo das Normas da ABNT
Exemplos Citação no texto: Por isso, de acordo com Santaella (1996, p. 23), tradicionais preocupações sobre como definir o que é e o que circula nas mídias, entre “[...] o erudito e o alternativo, o acadêmico e o popular, os pequenos círculos e os meios de massa, o formal e o informal, o central e o periférico, o antigo e o novo [...]” são questões que parecem ultrapassadas. Lista de Referências SANTAELLA, Lúcia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1996.

6 Breve Resumo das Normas da ABNT
Citações diretas As citações no estilo ABNT fornecem o sobrenome do autor e a data de publicação. De acordo com a NBR da ABNT, citações com menos de 4 linhas (citações diretas) devem ser incorporadas ao texto e colocadas entre aspas duplas ("); As citações longas, com mais de 4 linhas, devem vir em parágrafo próprio com recuo na margem de 4cm (da margem esquerda, pela régua do word), corpo menor que o texto, em espaço simples e sem aspas. Para as citações diretas é necessário o número da página. Os modelos a seguir ilustram o estilo ABNT de citação em texto.

7 Breve Resumo das Normas da ABNT
Formato básico para citação direta Se a frase apresenta o nome do autor coloque a data de publicação e o número de página (precedido pela letra "p.") entre parênteses. Por isso, de acordo com Santaella (1996, p. 23), tradicionais preocupações sobre como definir o que é e o que circula nas mídias, entre “[...] o erudito e o alternativo, o acadêmico e o popular, os pequenos círculos e os meios de massa, o formal e o informal, o central e o periférico, o antigo e o novo [...]” são questões que parecem ultrapassadas. Se a frase não apresenta o nome do autor, coloque seu sobrenome, o ano e o número de página entre parênteses após a citação. Use vírgulas entre os itens nos parênteses: (SANTAELLA, 1996, p. 23) Tradicionais preocupações sobre como definir o que é e o que circula nas mídias, entre “[...] o erudito e o alternativo, o acadêmico e o popular, os pequenos círculos e os meios de massa, o formal e o informal, o central e o periférico, o antigo e o novo [...]” (SANTAELLLA, 2006, p. 23) são questões que parecem ultrapassadas.

8 Breve Resumo das Normas da ABNT
Formato básico para uma citação indireta Inclua o sobrenome do autor e a data na frase que apresenta o material a ser citado ou nos parênteses que seguem a citação. O número da página não é exigido para uma citação indireta, mas deve-se incluí-lo se isso ajudar os leitores a encontrar a passagem ao longo do trabalho fonte. Manoel Castells (1999) enfatiza que a partir desta época foi criada a mente alfabética, que considera uma forma qualitativa da comunicação humana. Dessa maneira, ocorre a separação entre a comunicação escrita e a comunicação audiovisual. A partir desta época foi criada a mente alfabética, que considera uma forma qualitativa da comunicação humana. Dessa maneira, ocorre a separação entre a comunicação escrita e a comunicação audiovisual. (CASTELLS, 1999)

9 Breve Resumo das Normas da ABNT
Um trabalho com dois autores Nomeie autores na frase que apresenta o material a ser citado ou entre parênteses cada vez que você citar o trabalho. Nos parênteses, use “ ; " entre os nomes dos autores; no texto, use "e.“ Pretto e Pinto (2006, p. 30) ampliam os [...] seus tentáculos para diversos outros ramos não tradicionalmente associados à mídia, abrigando, agora, emissoras de rádio e televisão, produção de revistas, jornais, livros [...] [..] diversos outros ramos não tradicionalmente associados à mídia, abrigando, agora, emissoras de rádio e televisão, produção de revistas, jornais, livros [...] (PRETTO; PINTO, 2006, p. 30) PRETTO, Nelson; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p , 2006.

10 Breve Resumo das Normas da ABNT
Um trabalho com quatro ou mais autores A citação do texto indica-se o primeiro autor pelo sobrenome, seguido da expressão “e outros” ou “ e colaboradores” Para indicar a autoria no texto, use somente o primeiro autor pelo sobrenome seguido da expressão "et al." entre parênteses.


Carregar ppt "Curso Tecnologias e Novas Educações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google