A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA AMBIENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA AMBIENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA AMBIENTAL

2 Subdivisão da Engenharia Ambiental
É um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável. Subdivisão da Engenharia Ambiental Curso Interdisciplinar. Subdivide-se em duas áreas principais de atuação: Engenheiro Gestor Ambiental Engenheiro de Tecnologia Ambiental ENGENHEIRO GESTOR AMBIENTAL Planejamento e gerenciamento de recursos naturais. Ex: Gerenciamento de recursos hídricos. Ex: Planejamento de áreas degradadas por ocupação desordenada. Ex: Planejamento de ocupação de espaço urbano e rural. ENGENHEIRO DE TECNOLOGIA AMBIENTAL Problemas ambientais associados a atividade industrial. Gestão e Tratamento de: Águas e efluentes líquidos industriais (resíduos líquidos). Resíduos sólidos. Emissões atmosféricas (resíduos gasosos).

3 ENGENHARIA AMBIENTAL Mercado de Trabalho
A procura pelo engenheiro ambiental é grande, principalmente por causa das exigências legais de proteção ao meio ambiente. Empreendimentos que exigem avaliações de impacto ambiental, como: - Usinas termelétricas - Indústria a base de química e petroquímica, de mineração, siderúrgica e de papel e celulose - Obras de infra-estrutura (rodovias e ferrovias) - Prefeituras e órgãos do meio ambiente como o Ibama, Embrapa - Empresas de consultoria e auditoria ambiental - Construtoras Salário O salário médio inicial chega a R$ 2.300,00

4 ENGENHARIA AMBIENTAL Historico: O primeiro curso de Engenharia Ambiental criado no Brasil foi o da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus de Canoas (RS) , pela Resolução Consun/ULBRA n. 45, de 31 de outubro de 1991, subsidiada pelo Parecer n , de 6 de dezembro de 1989, que somente foi iniciado em 1 de março de 1994. Atualmente, o MEC recomenda que os cursos tenham menor duração e com maior carga de aulas práticas. Matérias Aprendidas na faculdade de Engenharia Ambiental Biologia, química geral e ambiental, geologia, climatologia, ecologia geral e aplicada, hidráulica, cartografia, recursos naturais, poluição ambiental, impactos ambientais, sistema de tratamento de água e resíduos, legislação e direito ambiental, saúde ambiental, sistemas hidráulicos e sanitários, planejamento ambiental, cálculo (I, II, e III), estatística, mecânica, fenômenos de transportes, ética e engenharia ambiental, língua e comunicação, metodologia, ciência e religião, antropologia da religião.

5 ENGENHARIA AMBIENTAL Esse profissional promove o desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, que respeita os limites dos recursos naturais.


Carregar ppt "ENGENHARIA AMBIENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google