Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Angélica Lopes – Levantamento de dados e análise dos dados Nayra Leite – Análise dos dados Rafael Morais – Análise dos dados
2
Nome da Empresa: Livraria Cultura
Ramo de Negócio: Livraria O grupo obteve contato apenas por com a empresa na filial de São Paulo , fizemos um roteiro de perguntas e a empresa respondeu algumas delas. Tema logístico 8 estudados ou otros: 9.Outros. A Logística básica utilizada na empresa.
3
Elementos básicos da logística:
Especificar tema logístico foco do estudo: A logística básica inserida na livraria cultura Explicar conceitos e teorias chave que justificam o tema logístico foco do estudo: Entre as atividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, processamento de pedidos e gerenciamento de informações. Características: Visão integrada e sistêmica de todos os processos da empresa Rápida movimentação Enxerga toda a cadeia de suprimentos como parte importante do seu processo Uso da tecnologia ( usar sistemas de informação que forneçam suporte as decisões) Elementos básicos da logística:
4
Ao ponto de destino Processo de planejar, operar, controlar
Fluxo e armazenagem: Matérias primas Produto em processo Produtos acabados Informações Dinheiro Do ponto de origem Ao ponto de destino Satisfazendo as necessidades e preferências dos clientes De forma econômica, eficiente e efetiva.
5
Observações sobre a utilização desses conceitos nas práticas da organização em estudo:
A livraria mantém suas vendas tanto pelo site como nas lojas físicas, agregando valor ao cliente. Canal de comunicação: aproveita a infra-estrutura e os funcionários das lojas físicas com a loja virtual. As informações de estoque são estratégicas, não podendo errar na quantificação do estoque, pois é usado pelos vendedores e pelos clientes na internet Todas as operações são feitas dentro da empresa seja sistema de loja, internet, caixa e ERP. Os pedidos feitos via internet são vistos pelos vendedores na lojas, que fazem inventários com 100 mil produtos de 6 em 6 meses, para que as informações de estoque fiquem corretas. A empresa investe em um sistema de fidelização, onde todo o funcionário passa por todos os processos da empresa. O comercio eletrônico é uma operação que segue o fluxo comum de vendas de um produto.
6
Grande rotatividade de estoques
Administração horizontal O tempo de entrega depende do tipo de frete escolhido
7
Apresentação do produto das observações chave feitas pelo grupo sobre a organização:
Onde vender? Como vender? A empresa tem um posicionamento de destaque da marca junto ao publico. As decisões de distribuição também são atividades do marketing. Um novo consumidor, com maior nível de informação e maior número de opções de compra, torna a atividade de pesquisa, desenvolvimento e oferta de produtos e serviços das organizações uma tarefa cada vez mais complexa A logística virtual deve ser mais atrativa para o consumidor pois ela é um canal que reduz custos, seu maior desafio da venda online, hoje, é o processo logístico e o atendimento correto ao cliente. Quanto tempo demora uma entrega? O tempo de entrega depende do tipo de frete escolhido. São oferecidas duas opções de frete: entrega expressa e entrega simples. Na hora da compra, você poderá consultar o preço e o prazo de cada tipo de frete e escolher aquele que melhor corresponde às suas necessidades.
8
Como sei se meu pedido foi realizado?
Após o fechamento do pedido, a Livraria Cultura enviará automaticamente um para sua caixa postal, fornecendo todos os detalhes da compra e um número correspondente ao pedido. Guarde-o caso precise de algum esclarecimento posterior. É possível mandar um livro de presente pelo site? Sim. Basta informar no formulário do pedido o nome da pessoa que vai receber o presente e o endereço de entrega. É possível ainda enviar uma mensagem pessoal com o presente. A Livraria Cultura entrega o produto aonde você desejar. A empresa também investe em pesquisas de satisfação e avaliação da marca, onde ela cria um canal de comunicação com o cliente que permita a ele avaliar o serviço prestado e o site.
9
Demonstração da aplicação de algum conhecimento de logística utilizando dados da organização
A Livraria Cultura trata o assunto comércio eletrônico como uma operação que segue o fluxo (comum) de vendas de um produto, seja ele qual for. O “e-commerce” não deve ser uma divisão, algo “à parte”; o consumidor não é MONO, e sim MULTI canal.
10
Resumo do aprendizado face o contraste teoria e prática encontrado na organização estudada.
A empresa se destaca no mercado pelo desafio constante da inovação. Entretanto a teoria estudada em logística, algumas vezes, se diferencia na prática, como por exemplo: A Livraria não tem gerentes. Tem uma administração horizontal. Todas as operações são feitas dentro da empresa Todo funcionário passa por diversas áreas da empresa, pois deve entender o processo do qual faz parte; Conclusão: A empresa não possui um profissional competente para atender aos alunos e forneceu poucas informações sobre os processos da empresa. Porém, com os poucos dados fornecidos pode-se concluir que a questão logística está inclusa em todos os setores.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.