A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva PERFIL DO ESTUDANTE DIGITAL Josete Zimmer, Marco Vezzanni,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva PERFIL DO ESTUDANTE DIGITAL Josete Zimmer, Marco Vezzanni,"— Transcrição da apresentação:

1 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva PERFIL DO ESTUDANTE DIGITAL Josete Zimmer, Marco Vezzanni, Pedro Amaral, Rui Fernandes e Sandra Sousa

2 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva 21st century readwrite learnunlearn relearn The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn. (Alvin Toffler)

3 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva comunidades virtuaisidentidade Quando atravessamos o ecrã para penetramos em comunidades virtuais, reconstruímos a nossa identidade do outro lado do espelho. Sherry Turkle. A vida no Ecrã (1995) ‏ nova forma...com uma nova forma de... identidades A Sociedade do Conhecimento e Informação produz novas identidades... estudantes... uma nova geração de estudantes...

4 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Comunicar Partilhar Socializar Aprender Pesquisar Criar Trocar Coordenar Avaliar Jogar... o novo Estudante Digital...

5 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Estudante Digital... múltiplas fontes  Acede a múltiplas fontes de Informação várias tarefas  Realiza várias tarefas em simultâneo vídeos, imagens e sons  Aprende através de vídeos, imagens e sons em detrimento de informação textual forma aleatória  Acede à informação de forma aleatória, livre rede  Prefere trabalhar em rede gratificação  Pretende obter gratificação rápida aprender  Orientado para aprender a Jogar

6 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva email  Comunicação assíncrona via email ; chats  Comunicação em tempo real através de chats - comunicar com várias pessoas em simultâneo mas as conversas a dois prevalecem;  O telemóvel  O telemóvel é uma necessidade; abreviaturas, códigos  Linguagem escrita própria, rápida como a oral e com o recurso a abreviaturas, códigos ecomotions  Substituição da comunicação facial e corporal por ecomotions Comunicar...novas formas de Comunicar...

7 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva  Ferramentas Web 2.0  Ferramentas Web 2.0 - partilhar detalhes íntimos e manterem-se informados dos acontecimentos dos seus grupos sociais;  Câmaras dos telemóveis  Câmaras dos telemóveis - partilhar imagens instantaneamente com os amigos;  Web câmaras  Web câmaras; Partilhar…... novas formas de Partilhar…

8 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Socializar …... novas formas de Socializar … reais  Os contactos online são tão reais como os pessoais; não marginalizarem  os contactos online têm a vantagem de não marginalizarem pelo estatuto social;

9 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Aprender…... novas formas de Aprender… critérios interesses  Aprendem segundo os seus critérios e apenas sobre os seus interesses ;  Ferramentas  Ferramentas – acessíveis e apelativas;

10 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Pesquisar…... novas formas de Pesquisar… ferramentas  Pesquisam informações, produtos, pessoas, ligações e têm muitas ferramentas acessíveis para esse propósito; encontrarem  sabem que é possível encontrarem qualquer coisa; filtram-na  preferem uma maior quantidade de informação e eles próprios filtram-na ;

11 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Criar…... novas formas de Criar…  Desejam  Desejam criar, editar, publicar online;  Participam  Participam na construção dos jogos enquanto utilizadores;

12 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva trocar…... novas formas de trocar… músicasfilmes, imagens, jogoslinks  Adoram trocar, dar e receber músicas, filmes, imagens, jogos e links

13 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Nativos Digitais Versus Imigrantes Digitais Nativo DigitalImigrante Digital Comunicação Nos emails não tem qualquer preocupação em utilizar a escrita tradicional e apenas o faz quando forçado; Fazem conhecimentos com variadíssimas pessoas que partilhem dos mesmos interesses sem se importarem com as classes sociais, que não existem na WWW; Nas comunicações instantâneas o telemóvel transformou-se numa necessidade e os chats são as melhores formas desta comunicação, que dá para falar com várias pessoas em simultâneo apesar de as conversas a dois continuarem a prevalecer; Inventaram e utilizam uma linguagem escrita tão rápida como a oral, um código próprio; Substituem a comunicação facial e a linguagem corporal por ícones “emoticons”; Mantém uma linguagem escrita cuidada nos emails; Não domina os novos códigos escritos dos chats e mensagens de telemóveis; Não consegue ser tão rápido a digitar mensagens escritas nem a escreve-las dentro do bolso;

14 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Nativo DigitalImigrante Digital Partilha Utilizam blogues para partilhar detalhes íntimos da sua personalidade e da sua vida emocional, informações estas que ficam permanentemente acessíveis; mantêm-se assim informados dos acontecimentos dos seus grupos sociais; As câmaras dos telemóveis servem para partilharem imagens instantaneamente com os amigos; Utilizam as Web câmaras para partilhar; Comprar e Vender Compram e vendem quase tudo através do ebay; A internet transformou-se na forma preferida de descobrir um emprego; Trocar Adoram trocar, dar e receber, especialmente músicas, filmes e Web sites

15 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Nativo DigitalImigrante Digital Criar O desejo de criar é-lhes característico. Cada vez mais os jogos são muitas vezes construídos pelos seus utilizadores; Encontros Os encontros virtuais passaram a ser cada vez mais utilizados pela nova geração; Coleccionar Coleccionam músicas, vídeos e imagens Coordenação Com a maior das facilidades e naturalidade se juntam em grupos e se organizam, para atingir objectivos comuns, nos jogos ou em projectos online;

16 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Nativo DigitalImigrante Digital Avaliar (Reputação) Trabalhar/ comunicar com pessoas que não conhecem pessoalmente torna-se necessário avaliar e criar alguma confiança. A forma como se escreve e como se comunica é importantíssimo; bem como a posição que certa pessoa ocupa numa pesquisa do Google; Jogar Rejeição a todos os jogos propostos por professores e pais; Jogos são muito mais complexos, densos e difíceis de alcançar o seu final; Jogos com muitos jogadores em simultâneo; Jogos são mais rápidos de concluir e de ganhar; Jogos individuais; Aprender Aprendem de maneira diferente mas única e exclusivamente sobre assuntos do seu interesse; As ferramentas oferecidas são cada vez mais acessíveis e apelativas

17 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Nativo DigitalImigrante Digital Pesquisar depois do email é a ferramenta mais utilizada na Internet. Pesquisam informações, produtos, pessoas, ligações e têm muitas ferramentas acessíveis a esse propósito; sabem que é possível encontrarem qualquer coisa; preferem a maior quantidade de informação e eles próprios filtram-na gostam da informação já filtrada quando fazem uma pesquisa; Programação Muitos programam mesmo sem estudos formais em programação; Socialização Os contactos online são tão reais como os pessoais; os contactos online têm a vantagem de não marginalizarem pelo estatuto social; Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants. In On The Horizon. NCB University Press, Vol.9 nº 5.

18 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva Prensky, M. (2004) The Emerging Online Life of the Digital Native Prensky, M. (2001) Digital Natives, Digital ImigrantsRecursos

19 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva  NasceDevolve  Nasce Tecnológico e Devolve a informação não tecnológica; assimilarsua informaçãopouco flexíveloutras informações;  É rápido a assimilar a sua informação e pouco flexível perante outras informações; adicto  É um verdadeiro adicto tecnológico; identidade  Tem identidade muito própria; linguagem própria  Possui linguagem própria e sintética; Despreza  Despreza sensações físicas e emocionais ao interagir; sem tecnologia  Aprenderá sem tecnologia ?; Idade “Media”  Vê-se na Idade “Media” e aos outros na Idade Média… Conclusões … o Estudante Digital:

20 Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva mais preparado futuro Estará o novo estudante digital mais preparado para o futuro do que o imigrante digital? “The computer provides the only way to give students a real foundation in 21st-century skills” (Nicholas Negroponte)


Carregar ppt "Univ. Aberta MCEM 2009 Media Digitais e Socialização Professoras Lúcia Amante e Mª João Silva PERFIL DO ESTUDANTE DIGITAL Josete Zimmer, Marco Vezzanni,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google