A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercício Estrutura de Seleção 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercício Estrutura de Seleção 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercício Estrutura de Seleção 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula

2 Exercício 1 2 Cada um dos fragmentos de código a seguir apresenta uma estrutura de seleção; Identifique: Quais são as condições sendo testadas; Qual é o bloco principal; Qual é o bloco alternativo (se houver); Qual dos dois (principal, alternativo ou nenhum) blocos é executado.

3 Exercício 1, letra a 3 int nota = 5; if(nota<7) println("Você está com nota baixa!"); Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

4 Exercício 1, letra a Resposta 4 int nota = 5; if(nota<7) println("Você está com nota baixa!"); Condição: nota menor que 7 Bloco principal: println("Você está com nota baixa!"); Bloco alternativo: não há; Bloco executado: principal.

5 Exercício 1, letra b 5 int idade = 5; if(idade>=18) println("Você pode dirigir!"); Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

6 Exercício 1, letra c 6 boolean sol = true; boolean chuva = false; if(sol && chuva) println("Casamento de viúva"); Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

7 Exercício 1, letra d 7 float salario = 1000; float desconto = 0.3; salario = salario - salario * desconto; if(salario<=1000) println("Estagiário"); else println("Chefe"); Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

8 Exercício 1, letra e 8 float salario = 1600; float desconto = 0.3; salario = salario - salario * desconto; if(salario<=1000) println("Estagiário"); else println("Chefe"); Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

9 Exercício 1, letra f 9 float nota = 7; if(nota>=7) { println("Aprovado"); } else { println("Reprovado"); } Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

10 Exercício 1, letra g 10 float nota = 6.9; if(nota>=7) { println("Aprovado"); } else { println("Reprovado"); } Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

11 Exercício 1, letra h 11 float nota = 7.1; if(nota>=7) { println("Aprovado"); } else { println("Reprovado"); } Condição: Bloco principal: Bloco alternativo: Bloco executado:

12 Exercício 2 12 O código a seguir exibe um objeto diferente conforme o valor inicial das variáveis a, b e c e d; Indique qual é o objeto gerado a partir dos valores iniciais das variáveis;

13 Exercício 2, letra a 13 int a=0, b=0, c=0, d=0; background(255); if(a==1) { fill(255,0,0); // Vermelho d = d + 1; } else { fill(0,255,0); // Verde } if(b==1) { ellipse(50,50,30,30); } else { rect(10,10,80,80); d = d + 1; } if(c==0) { line(0,0,100,100); d = d + 1; } else { line(100,0,0,100); } if(d>2) { fill(0,0,255); ellipse(50,50,10,10); }

14 Exercício 2, letra a, Resposta 14 int a=0, b=0, c=0, d=0; background(255); if(a==1) { fill(255,0,0); // Vermelho d = d + 1; } else { fill(0,255,0); // Verde } if(b==1) { ellipse(50,50,30,30); } else { rect(10,10,80,80); d = d + 1; } if(c==0) { line(0,0,100,100); d = d + 1; } else { line(100,0,0,100); } if(d>2) { fill(0,0,255); ellipse(50,50,10,10); }

15 Exercício 2, letra b 15 int a=1, b=0, c=0, d=0; background(255); if(a==1) { fill(255,0,0); // Vermelho d = d + 1; } else { fill(0,255,0); // Verde } if(b==1) { ellipse(50,50,30,30); } else { rect(10,10,80,80); d = d + 1; } if(c==0) { line(0,0,100,100); d = d + 1; } else { line(100,0,0,100); } if(d>2) { fill(0,0,255); ellipse(50,50,10,10); }

16 Exercício 2, letra c 16 int a=1, b=1, c=1, d=0; background(255); if(a==1) { fill(255,0,0); // Vermelho d = d + 1; } else { fill(0,255,0); // Verde } if(b==1) { ellipse(50,50,30,30); } else { rect(10,10,80,80); d = d + 1; } if(c==0) { line(0,0,100,100); d = d + 1; } else { line(100,0,0,100); } if(d>2) { fill(0,0,255); ellipse(50,50,10,10); }

17 Exercício 2, letra d 17 int a=0, b=2, c=3, d=4; background(255); if(a==1) { fill(255,0,0); // Vermelho d = d + 1; } else { fill(0,255,0); // Verde } if(b==1) { ellipse(50,50,30,30); } else { rect(10,10,80,80); d = d + 1; } if(c==0) { line(0,0,100,100); d = d + 1; } else { line(100,0,0,100); } if(d>2) { fill(0,0,255); ellipse(50,50,10,10); }

18 Exercício 3 18 Neste exercício você vai desenvolver diversas animações e controlar o fluxo destas animações usando estrutura de seleção; Para isso, você vai usar o comando if e vai criar variáveis para controlar a animação.

19 Exercício 3, letra a 19 A elipse vai da posição inicial da tela até o centro.

20 Exercício 3, letra a, Resposta 20 float px; void setup() { size(300,300); px = 0; } void draw() { background(0); ellipse(px, height/2, 10, 10); if(px<=150) { px = px + 5; }

21 Exercício 3 21 B) A elipse faz um movimento na forma de um quadrado (frente, baixo, trás, cima) e pára no início; C) A elipse faz um movimento na forma de um quadrado (frente, baixo, trás, cima) e repete o movimento.

22 Exercício 4 22 Crie uma função que desenhe um sinaleiro; Esta função pode receber como parâmetro: 0 – Exibe o sinal de PARE (vermelho, superior); 1 – Exibe o sinal de Atenção (laranja, meio); 2 – Exibe o sinal de Passe (verde, abaixo);

23 Exercício 5 23 Faça um programa que utilize a função criada no exercício 4; Neste programa, um sinaleiro deve alternar suas cores conforme a passagem do tempo.

24 Exercício 6 24 Crie uma função que desenhe uma ponte suspensa; Esta função pode receber como parâmetro qual é a angulação da ponte; Dependendo da angulação, a ponte é desenhada levantada ou abaixada.

25 Exercício 7 25 Crie uma animação de um automóvel; Este automóvel deve percorrer um conjunto de ruas, voltar ao local inicial e refazer seu trajeto;

26 Exercício 8 26 Faça um programa que integre os exercícios de 4 até 7; Neste programa, um automóvel deve realizar um percurso, passando por uma ponte suspensa, e parando em um sinaleiro.


Carregar ppt "Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercício Estrutura de Seleção 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google