A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Baixa Idade Média As Cruzadas, a Crise do Sistema Feudal, Renascimento Comercial, Renascimento Urbano, Pré-Capitalismo Prof. Alan Carlos Ghedini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Baixa Idade Média As Cruzadas, a Crise do Sistema Feudal, Renascimento Comercial, Renascimento Urbano, Pré-Capitalismo Prof. Alan Carlos Ghedini."— Transcrição da apresentação:

1 A Baixa Idade Média As Cruzadas, a Crise do Sistema Feudal, Renascimento Comercial, Renascimento Urbano, Pré-Capitalismo Prof. Alan Carlos Ghedini

2 A Crise do Sistema Feudal
Como era a produção? Utilizava trabalho servil Baixo nível técnico O que houve? Com a estabilidade na Europa, no século XI: Crescimento populacional A crise do século XIV Guerras Peste Fome

3 Como resolver o problema?
A Igreja, tentando resolver o estado de insegurança à época criou: Paz de Deus: que protegia camponeses, viajantes e mulheres Trégua de Deus: limitava a 90, o número de dias por ano para fazer guerra

4 Uma outra possibilidade: As Cruzadas
Em 1095, o papa Urbano II – exilado pela Querela das Investiduras -, em Clermont, convoca a cristandade à guerra contra os muçulmanos: 8 cruzadas entre 1095 e 1270 Algumas são famosas: Dos Mendigos (Extra-oficial) Dos Reis (3ª) Das Crianças Das Cidades Italianas (4ª)

5 A Ordem Templária Originada da atuação de Hugo de Payens, pai de São Bernardo Reconhecida pelo papa Inocêncio II

6 Ordem dos Hospitalários
Seu surgimento é anterior às Cruzadas Passou a ter caráter belicista em 1126 Antes disso, era uma ordem de caridade

7 Ordem Teutônica De origem alemã
Atuou também na Europa, em áreas da Polônia e Lituânia Uma das famílias mais atuantes, na ordem, foram os Hohenzollern

8 Após as Cruzadas Fracasso militar Europeu nos conflitos
Reabertura comercial do Mar Mediterrâneo Cidades Italianas Contato Ocidente – Oriente Surgimento de uma camada comerciante BURGUESIA

9

10 As cidades renascem O Renascimento Urbano “O ar das cidades, liberta” (Stadtluft macht frei)

11 Renascimento Urbano Com a crise dos Feudos:
Fluxo populacional para as Cidades Intensifica-se o comércio Formação da Burguesia a partir dos Burgos As Corporações de Ofício: Formadas por Mestres, Oficiais e Aprendizes Guildas: Associações de comerciantes

12 Corporações de Ofícios
Na Baixa Idade Média, emerge uma nova classe social, a Burguesia que se dividia em: Alta Burguesia: mercadores opulentos também chamados de patriarcado urbano. Organizavam-se em Guildas. Pequena Burguesia: donos de lojas, pequenos comerciantes, mestres de oficinas.

13 Corporações de Ofícios II
Essas corporações reuniam todos os artesãos de uma mesma cidade e que realizavam uma mesma atividade. Ela regulava todo o sistema de comércio desses artesãos mantendo o equilíbrio entre produção e consumo. O preço dos produtos, por exemplo, era regulado.

14 Corporações de Ofícios III
Além da função comercial, elas também trabalhavam no auxílio a seus membros, que eventualmente estivessem em dificuldades. Aquelas corporações ligadas também a Igreja, eram chamadas de Confrarias.

15 O trabalho nas Corporações
O trabalho, nas Corporações de Ofícios, estava dividido entre os seguintes: Mestre-Artesão: dono dos meios de produção Jornaleiros Aprendizes

16 Artesanato e Manufatura
Duas formas de produção coexistiram nesse momento, o Artesanato e a Manufatura. No primeiro caso, o artesão domina todo o processo produtivo, sendo capaz de fabricar o produto completamente. No segundo, cada integrante da manufatura opera apenas uma função, fazendo parte do produto.

17 O Movimento Comunal No ambiente urbano, a primazia dos Senhores Feudais perdia espaço. Os antigos impostos feudais eram abandonados aos poucos. Vários senhores, para ganharem algum dinheiro, vendiam as Cartas de Franquias, dando autonomia às cidades de sua jurisdição.

18 Os Burgos Estas cidades francas, libertadas das obrigações feudais, eram chamadas de burgos novos, ou bastides. Aquelas cidades sob autoridade real ou imperial (Alemanha), eram chamadas, respectivamente de cidades reais e cidades imperiais

19 As comunas se levantam! Aquelas cidades em que houve sublevação, foram chamadas de comunas, nome bastante comum especialmente na Península Itálica. O chefe das cidades eram chamados de: prefeitos, burgomestres, doge, podestá.

20 E na Alemanha, a Hansa A liga hanseática reuniu cidades da Alemanha

21 Pré-Capitalismo Produção voltada ao mercado Trocas monetárias
Realização de atividades de câmbio Princípio de atividade bancária Possibilidade de mobilidade social

22 Cultura na Alta Idade Média
Não foi uma “Idade das Trevas” Nela estão as raízes para o Renascimento Cultural Filosofia: Escolástica (São Tomás de Aquino) Ideal Tomista: racionalismo aristotélico + espiritualismo cristão Funda-se a 1ª Universidade (Bolonha) Na educação, a Igreja manteve grande presença na organização do curriculum base com Trivium (Gramática, Dialética e Retórica) Quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música)

23 Arquitetura Medieval Gótica Românica


Carregar ppt "A Baixa Idade Média As Cruzadas, a Crise do Sistema Feudal, Renascimento Comercial, Renascimento Urbano, Pré-Capitalismo Prof. Alan Carlos Ghedini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google