A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TV Mímica Um Programa televisivo com fins Educacionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TV Mímica Um Programa televisivo com fins Educacionais."— Transcrição da apresentação:

1 TV Mímica Um Programa televisivo com fins Educacionais.
Aquiles Burlamaqui (UERN/UFRN) Diogo Bezerra (UERN) Igor Rosberger (UERN) Akynara Aglaé (UFRN)

2 TV Mímica Contextualização; Objetivos; Caracterização do Projeto;
Metodologia; Especificação das atividades; Avaliação; Considerações Finais.

3 Inclusão Digital

4 TV Mímica "Para fazer INCLUSÃO DIGITAL usando tecnologia de ponta, só com muita ginga mesmo. E isso nós temos de sobra! Faça parte desse movimento." Prof. Aquiles Burlamaqui.

5 O que é incluir digitalmente?
A inclusão digital não pode ser reduzida a mera incorporação ou acúmulo de maior número de máquinas e sistemas de informação e comunicação. É mais que isso! É preciso saber manejá-las e explorá-las com eficiência. O cidadão precisa saber tirar delas o melhor proveito, garantindo a qualidade de vida, cumprindo assim, com seu papel social. Jorge Wertheim Inclusão digital (ou exclusão) no Brasil

6 TV Mímica Objetivos claros, Professores (des) preparados,
Comunidade escolar envolvida com o projeto.

7 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira:
TV Mímica Documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira: Art. 32.: O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: I- ... II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; (Redação dada pela Lei nº , de 2006).

8 TV Mímica Documentos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Indicam como objetivos do Ensino Fundamental que os alunos sejam capazes de: […] Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

9 TV Mímica Como e Por que? Procurando explorar o potencial que a TV Digital nos oferece, estamos desenvolvendo uma aplicação para TV - Digital, a qual recebeu o nome de TV Mímica. O projeto objetiva a criação de ambiente de aprendizagem voltado para auxilio no processo de alfabetização de alunos do Ensino Fundamental I. Duas implementações: Ginga-NCL / Ginga-J. Explorando o que há de melhor em cada abordagem. As atividades estão desenvolvidas em etapas, as quais evoluem mediante o sucesso do aluno/telespectador na resolução dos problemas propostos

10 TV Mímica Objetivos Realizar experimentos de inserção digital envolvendo a TVDI (TV Digital Interativa) em escolas, “a priori” pública, Por meio do jogo educativo, os alunos terão a possibilidade de reforçar conhecimentos gramaticais, fazer associações (imagem/palavra/frase) e trabalhar o raciocínio lógico, Promover interação sujeito x TV (Filosofia da TVDI), Explorar as potencialidades da tecnologia como forma de auxiliar no trabalho realizado pelas professoras da instituição (Alfabetização); Minimizar a questão da EXCLUSÃO DIGITAL.

11 Como se caracteriza o projeto:
A TV Mímica vêm dar suporte ao trabalho docente na alfabetização de alunos. (Realidade Escolar- Dificuldades em alfabetizar-se 4º e 5º ano) A TV Mímica será utilizada a princípio semanalmente para que haja familiarização/ De acordo com a necessidade do professor.

12 Como se caracteriza o projeto?
CAMPO EMPÍRICO: Escola Municipal Manoel Duarte Filho (Cana Brava – Macaíba). PÚBLICO ALVO: Alunos de 1º ao 5º ano, incluindo alunos portadores de necessidades especiais. CRITERIOS SELEÇÃO ESCOLA: Município de Macaíba- baixa colocação na Prova Brasil Escola localizada na Zona Rural do Município. (Falta de perspectivas do alunado).

13 Como se caracteriza o projeto?
Equipe: Coordenador Geral: Prof. Aquiles Medeiros F. Burlamaqui. Monitores de Programação: Diogo Bezerra e Igor Rosberger. Apoio Pedagógico: Akynara Aglaé. PROJETO X ESCOLA

14 Metodologia Utilizada
Sondagem dos conhecimentos prévios do aluno; (Introduzir a atividade). Expor o programa TV Mímica, Resolução das atividades propostas pelo programa via controle remoto, Intervenção do professor quando necessário.

15 TV Mímica- Especificação das Atividades.
Mímicas e Figuras: O aluno-telespectador deverá adivinhar que figura estará relacionada à mímica apresentada. (Vídeo de demonstração). 2. Objetivos da Atividade: Associação Imaginação Criatividade Percepção Conhecimentos Prévios (...)

16 TV Mímica- Especificação das Atividades.
Por meio da linguagem labial, o aluno-telespectador tentará adivinhar a letra que corresponde a mímica labial. (Auxilio na alfabetização de alunos com necessidades especiais/surdo-mudo. Objetivos: Conhecimento Inicial do Alfabeto Memória Auditiva e Visual; Fonética (sons da palavra/letra); Associação (...) Mímica e Letras:

17 TV Mímica Mímicas e Palavras:
Neste passo o aluno-telespectador terá que, por meio da mímica, adivinhar a palavra correspondente. Objetivos: Aumento do repertório de letras; Significados Palavras Associação Conhecimentos Prévios Fonética Ortografia (...) Mímicas e Palavras:

18 TV Mímica Mímica e Frases:
Um nível mais avançado de atividade. O aluno terá então que adivinhar, por meio da mímica, frases correspondentes. (Ditados Populares). Objetivos: Aumento do repertório de significados. Ortografia Assimilação Conhecimentos Prévios(...) OBS: Nesta etapa o aluno já deverá ter se apropriado do código linguístico. Mímica e Frases:

19 TV Mímica AVALIAÇÃO 1. Avaliando os alunos:
Avaliação será feita com base em relatórios bimestrais sobre o desenvolvimento do alunos com dificuldade em alfabetizar-se, construídos pelas professoras da instituição, objetivando o acompanhamento continuo do alunado. (Antes e Depois). 2. Avaliando o Projeto: Auto-Avaliação (Equipe) Docentes da Instituição avaliam o Projeto TV Mímica, por meio de questionários.

20 Considerações Finais:
TV Mímica Considerações Finais: É importante ressaltar que tal tecnologia, a TV Mímica, não irá suprir todas as necessidades de mediação pedagógica, a mesma dará suporte ao processo de alfabetização dos alunos participantes. O recurso tecnológico (Programa TV Mímica) não é o ator principal desta operacionalização, ela é elemento COADJUVANTE no processo, portanto o PROFESSOR sempre será a chave mestre para o sucesso de qualquer projeto que despende o uso de aparatos tecnológicos. Desta forma iremos formar sujeitos realmente capazes de utilizar a tecnologia de forma inteligente. Equipe TV Mímica.

21 Colaboradores? Sugestões? Criticas?


Carregar ppt "TV Mímica Um Programa televisivo com fins Educacionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google