A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biometria Sumário Definição Tipos de biometria Processos chave

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biometria Sumário Definição Tipos de biometria Processos chave"— Transcrição da apresentação:

1 Biometria Sumário Definição Tipos de biometria Processos chave
Explicação dos tipos de Biometria

2 Biometria Definição O que é?
Biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Objetivo: Identificar UNICAMENTE pessoas através dessa características. Usos frequentes: Identificação criminal e controle de acesso. Premissa: Cada indivíduo é único e possui características físicas de comportamento distintas.

3 Biometria Tipos de biometria e principais características
A- Veias: confiabilidade média , difícil de fraudar, alto custo. B- Impressão digital: método mais rápido, fiabilidade alta e baixo custo. C- Reconhecimento da face: menor fiabilidade, rápido e de baixo custo. D- Identificação pela íris: muito fiável, imutável com o passar dos anos, alto custo. E- Reconhecimento pela retina: fiável, imutável, leitura difícil e incómoda na medida em que exige que a pessoa olhe fixamente para um ponto de luz, alto custo F- Reconhecimento de voz: menos fiável, problemas com ruídos no ambiente, problemas por mudança na voz do utilizador devido a gripes ou stress, demora no processo de cadastramento e leitura, baixo custo

4 Biometria Tipos de biometria (continuação)
G- Geometria da mão: menos fiável, problemas com anéis, o utilizador precisa de encaixar a mão na posição correcta, médio custo. H- Reconhecimento da assinatura: menos fiável, algumas assinaturas mudam com o passar do tempo, também há problemas na velocidade e pressão na hora da escrita, médio custo. I- Reconhecimento da digitação: pouco fiável, demora no cadastramento e leitura, baixo custo J- Tecnologias futuras: odores e salinidade do corpo humano, padrões das veias por imagens térmicas do rosto ou punho, análise de DNA

5 Biometria Tipos de biometria (continuação)
O tipo de biometria mais usado atualmente é a de impressão digital.

6 Biometria Tipos de biometria (continuação)
DNA não é considerado, ainda, uma tecnologia biométrica de reconhecimento, principalmente por não ser ainda um processo automatizado.

7 Biometria Processos chave
Os principais componentes de um sistema biométrico são: Captura: aquisição de uma amostra biométrica; Extração: remoção da amostra de informações únicas do indivíduo, o resultado é chamado de template; Comparação: comparação com a informação armazenada no template.

8 Biometria Explicação dos tipos de Biometria Voz
A voz é uma característica de um indivíduo. No entanto, não se espera que seja suficientemente único para permitir a identificação de um indivíduo a partir de uma grande base de identidades. Além do mais, um sinal de voz é tipicamente degradada em qualidade pelo microfone, comunicação canal e digitalizador. O reconhecimento da voz é uma biometria aceita em quase toda sociedade. Uma aplicação é a identificação de uma pessoa em uma conversa telefônica. Em tal situação, a voz pode ser a única biometria viável. Voz é uma biometria comportamental e é afetada pela saúde de uma pessoa (ex: resfriado), o stress, emoções, etc. E para extrair elementos que permanecem invariantes em tais casos é muito difícil. Além disso, algumas pessoas são extremamente hábeis em imitar as outras. Ou até mesmo reproduzir a voz através de um gravador.

9 Biometria Explicação dos tipos de Biometria (continuação)
Impressões digitais Impressões digitais são praticamente rugas presentes nos dedos do ser humano. As suas formações dependem das condições iniciais do desenvolvimento embrionário e elas são exclusivas para cada pessoa (e cada dedo). Impressões digitais são um das mais maduras tecnologias biométricas utilizadas nas divisões forenses mundiais para as investigações criminais e, portanto, têm um estigma de criminalidade que lhes estão associados.

10 Biometria Explicação dos tipos de Biometria (continuação) Face
Face é uma das biometrias mais aceitáveis, porque é um dos métodos mais comuns de identificação que os seres humanos utilizam em suas interações visuais. É muito desafiador desenvolver uma técnica de reconhecimento de rosto que pode tolerar os efeitos do envelhecimento, expressões faciais, ligeiras variações na imagiologia ambiente e a posição do rosto em relação à câmera.

11 Biometria Explicação dos tipos de Biometria (continuação) Íris
A imagem da íris é normalmente capturada através de um processo sem contato físico. A imagem é obtida através de uma simples câmera CCD com uma resolução de 512 dpi.  A percentagem de erro utilizando tecnologia de identificação de íris é extremamente pequena.

12 Biometria Explicação dos tipos de Biometria (continuação) Orelha
Sabe - se que a forma da orelha e da estrutura da cartilagem são distintas. As características de uma orelha não são únicas para cada indivíduo. Ainda não existem sistemas comerciais disponíveis e a autenticação da identidade baseada na orelha  ainda é um tema de pesquisa.

13 Biometria Explicação dos tipos de Biometria (continuação) Datilografia
Trata - se de hipótese de que cada pessoa digita sobre um teclado de uma forma característica. Esta biometria comportamental não é exclusivo para cada indivíduo mas oferece  informações suficientes para permitir a identificação e autenticação .

14 Biometria Explicação dos tipos de Biometria (continuação)
Assinatura e Emissões acústicas A maneira como uma pessoa assina seu nome é conhecido por ser uma característica desse indivíduo. Embora assinaturas requerem contato com um instrumento de escrita, eles parecem ser aceitáveis em muitos governos, jurisdições e em transações comerciais como um método de autenticação pessoal. Assinaturas é uma biometria comportamental, evoluem ao longo do tempo e são influenciadas por condições físicas e emocionais dos assinantes.


Carregar ppt "Biometria Sumário Definição Tipos de biometria Processos chave"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google