A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação – DIMAp Disciplina de Tópicos Avançados em Engenharia de Software II – 2010.1 Geração de Casos de Teste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação – DIMAp Disciplina de Tópicos Avançados em Engenharia de Software II – 2010.1 Geração de Casos de Teste."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação – DIMAp Disciplina de Tópicos Avançados em Engenharia de Software II – 2010.1 Geração de Casos de Teste para Aplicações baseadas em Serviços Web Evando Carlos Pessini Fábio Penha

2 Roteiro 1. Introdução Contextualização Motivação Objetivos Delimitação 2. Fundamentação teórica 3. Desenvolvimento 4. Considerações

3 1. Introdução (Contextualização) PEWS Acrônimo de Path Expressions for Web Services É uma linguagem: Baseada em Predicate Path Expressions Para definir interfaces de serviços Web compostos (orquestração);orquestração Sintaxe muito simples; Desenvolvido em colaboração com Mirian Halfeld-Ferrari e Cheikh Ba. Suporte computacional Editor Plugin Eclipse Validação da sintaxe e geração de XPEWS. Motor de Execução (em desenvolvimento)

4 1. Introdução (Motivação) Prover suporte às atividades de engenharia de testes no ambiente de desenvolvimento PEWS Prover feedback no desenvolvimento com o editor PEWS (plugin Eclipse) Subsidiar o motor de execução (back end) com informações que possibilitem a reconfiguração dinâmica da composição.

5 1. Introdução (Objetivos) Desenvolver um mecanismo de geração de casos de teste componentizado para aplicações baseadas em serviços Web. Implementar o mecanismo usando a estratégia de combinação BASE CHOICE Aplicar tipos de restrições baseado nos tipos de parâmetros(classes de equivalência)

6 1. Introdução (Delimitação) Implementação da estratégia de combinação BASE CHOICE Integração com o editor PEWS (plugin)

7 PEWS Linguagem Processo de desenvolvimento atual 2. Fundamentação Teórica

8 Estratégia de Geração de casos de Teste Restrinções – Classe de Equivalência Valores Limites (numérico) Expressões Regulares (Alfanumérico) Estratégia – Base Choice Escolha de um caso de teste base 1-wise 2. Fundamentação Teórica

9 3. Desenvolvimento Definição do processo de geração de caso de teste Desenvolvedor envia a composição para o GERENCIADOR O gerenciador chama o EXTRATOR para extrair as informações necessárias do serviço(WSDL ou XPEWS) Com base nas informações extraídas, o gerenciador solicitará a intervenção do testador para a definição das restrições das entradas.

10 3. Desenvolvimento (cont.) O gerenciador solicitará ao GERADOR a instanciação dos casos de teste baseados nas restrições definidas pelo testador e na estratégia de combinação selecionada. O gerenciador solicitará ao EXECUTOR a execução dos casos de testes. O gerenciador solicitará ao VISUALIZADOR a exibição dos resultados para que o oráculo(testador) avalie os resultados

11 3. Diagrama de Atividades

12 3. Componentes ExtratorWSDL CustomSuiteView GeradorCT ExecutorCT VisualizadorCT

13 4. Considerações Implementação em nível de protótipo

14 4. Trabalhos Futuros Implementação de outras estratégias de combinação(p.ex. pair-wise) Integração do mecanismo de teste ao editor PEWS (plugin Eclipse) Integração do mecanismo de teste ao motor de execução de PEWS (back end)

15 Perguntas?

16 Exemplo PEWS


Carregar ppt "Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação – DIMAp Disciplina de Tópicos Avançados em Engenharia de Software II – 2010.1 Geração de Casos de Teste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google