A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC
Para inserir o logotipo da empresa neste slide No menu 'Inserir' Selecione 'Figura' Localize o arquivo com o logotipo Clique em OK Para redimensionar o logotipo Clique sobre o logotipo. As caixas exibidas fora do logotipo são as 'alças de redimensionamento'. Use-as para redimensionar o objeto. Mantendo a tecla shift pressionada antes de usar as alças de redimensionamento, as proporções do objeto serão mantidas. CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE DISCIPLINA: CONTABILIDADE AVANÇADA INSTRUTOR: JADER GUERRA

2 VISÃO GERAL: O QUE É CONTABILIDADE?
SURGIMENTO IDADE DA CONTABILIDADE = IDADE DA CIVILIZAÇÃO HUMANA; INVENTÁRIO DE OBJETOS DE CAÇA E PESCA; CONTAGEM DOS REBANHOS; CONTAGEM DAS ÂNFORAS DE BEBIDAS; FORMA RUDIMENTAR DE CONTROLES PATRIMONIAIS.

3 VISÃO GERAL: O QUE É CONTABILIDADE?
CONCEITOS Muitos são os conceitos sobre Contabilidade. Escolhemos dois: “A Contabilidade é uma ciência que permite através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa” – Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Básica, Ed. Saraiva; “A Contabilidade é, objetivamente, um Sistema de Informações e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a entidade objeto de contabilização” IBRACON – 1986.

4 VISÃO GERAL: O QUE É CONTABILIDADE?
CAMPO DE APLICAÇÃO O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, estudando de modo geral, ou de uma forma particular, quando aplicado em certo ramo de atividade ou Setor da Economia. EXEMPLO: De forma geral: Contabilidade Financeira De forma particular: Comerciais – denomina-se Contabilidade Comercial Industriais - denomina-se Contabilidade Industrial Públicas - denomina-se Contabilidade Pública

5 VISÃO GERAL: O QUE É CONTABILIDADE?
OBJETO DA CONTABILIDADE Sob o aspecto Material: É o patrimônio das Empresas Sob o aspecto Formal: São as variações do Patrimônio

6 VISÃO GERAL: O QUE É CONTABILIDADE?
USUÁRIOS DA CONTABILIDADE São todas as pessoas físicas ou Jurídicas que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade as suas respostas Podem ser usuários da Contabilidade: Os gerentes; Os investidores; Os credores; Os fornecedores; O governo; os empregados; ou qualquer outra pessoa que se interesse por suas informações.

7 VISÃO GERAL: O QUE É CONTABILIDADE?
FINALIDADE DA CONTABILIDADE É permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade. Informações Econômicas: Fluxos de receitas e de despesa que geram lucros ou prejuízos; Variações do Patrimônio da Entidade. Informações Financeiras: Fluxo de Caixa Projetado Fluxo de Caixa Realizado

8 VISÃO GERAL: O QUE É CONTABILIDADE?
TÉCNICAS CONTÁBEIS ESCRITURAÇÃO; DEMONSTRAÇÕES; AUDITORIA; E ANÁLISES DE BALANÇOS.

9 PATRIMÔNIO CONCEITO Conjunto de Bens. Direitos e Obrigações de uma empresa. Bens -São coisas que satisfazem as necessidades humanas e são suscetíveis de avaliação econômica. Os Bens podem ser: Tangíveis – São bens corpóreos. Dividem-se em móveis e imóveis. Intangíveis – São bens incorpóreos, ou seja não palpáveis. Direitos – São todos os bens da empresa em poder de terceiros. Aparecem no Patrimônio como valores a receber. Obrigações – São bens de propriedade de terceiros em poder da empresa. Aparecem no Patrimônio como valores a pagar.

10 PATRIMÔNIO REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO
Didaticamente os Bens, Direitos e Obrigações podem ser representados em um gráfico em forma de T. Como se pode observar o gráfico tem dois lados: No lado esquerdo, colocamos os bens e os Direitos; No lado Direito, colocamos as Obrigações.

11 PATRIMÔNIO ATIVO E PASSIVO
A contabilidade atribuiu, com muita lógica, um nome para cada um dos lados do gráfico. No lado esquerdo ficam os Bens e os Direitos que forma o conjunto de elementos positivos da empresa e que por isso recebe o nome de ATIVO. Já no lado direito ficam as obrigações que forma o conjunto de elemento negativos para a empresa e que por isso recebe o nome de PASSIVO.

12 PATRIMÔNIO ATIVO E PASSIVO
Na Representação Gráfica do patrimônio a soma do lado esquerdo deverá ser igual a somar do lado direito. Partindo do princípio que os elemento positivos (ATIVO) devem ser superiores aos negativos (PASSIVO) surgirá um quarto grupo de elementos que chamaremos de Patrimônio Líquido. Esse quarto grupo representa a diferença entre o Ativo e Passivo e será colocado do lado do Passivo para assegurar a igualdade entre os lados. Desta forma, o gráfico do patrimônio é apresentado da seguinte maneira:

13 PATRIMÔNIO SITUAÇÕES PATRIMONIAIS POSSÍVEIS
Normal ( Positiva/ favorável) Ativo maior que o Passivo A > P  A= P + PL : PL> O Passivo a Descoberto (negativa/desfavorável) A< P  PL < O Nula ou Compensada A=P  PL = 0

14 PATRIMÔNIO SITUAÇÕES PATRIMONIAIS POSSÍVEIS
Existem ainda duas situações, que na verdade, são derivadas das três apresentadas: Na constituição da Empresa P = 0  A = PL Quando é constituída a empresa não existem obrigações, logo o PL é positivo. Patrimônio Liquido igual ao Passivo A = 0  -PL = P Ocorre quando não há Ativo, apenas obrigações. Nesse caso o PL é negativo.

15 CONTAS CONCEITO Conta é o nome técnico que identifica um componente patrimonial (Bem, Direito, Obrigação ou Patrimônio Liquido) ou um componente de Resultado (Despesa ou Receita) Variações Patrimoniais como Compras, Vendas, Pagamentos Recebimentos e etc. – são registradas na Contabilidade em contas Próprias.

16 CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS
Segundo a Teoria Patrimonialista as contas podem ser Classificadas em dois grupos: Contas Patrimoniais e de Resultado. As Contas Patrimoniais são as que representam os elementos componentes do Patrimônio. Dividem-se em Ativas (Bens e Direitos) e Passivas (Obrigações e Patrimônio Líquido).

17 FUNÇÕES DAS CONTAS As Contas exercem papel de grande importância no Processo Contábil. É através delas que a Contabilidade consegue atingir o seu objetivo, que consiste no registro e no controle dos fatos responsáveis pela gestão do Patrimônio da Entidade. Na Escola Italiana de Pensamento Contábil (século XIX) alguns contabilistas conceituavam a Contabilidade com “A Ciência das contas”.

18 PLANO DE CONTAS O Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor de Contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis. O Plano de Contas é composto de três partes: Elenco de Contas; Manual de Contas; Lançamentos explicativos para o registro de operações especiais.

19 NATUREZA E FUNCIONAMENTO DAS CONTAS
As contas são representadas em forma de razonete : De acordo com a TEORIA PATRIMONIALISTA as contas podem ter natureza DEVEDORA ou CREDORA. NATUREZA DEVEDORA – As contas do Ativo e as Contas de Despesas têm a natureza devedora. Portanto, Lançamentos a débito aumentam o seu Saldo e os lançamentos a Crédito diminuem o seu saldo. NATUREZA CREDORA – As contas do Passivo, Patrimônio Líquido e Receitas tem a natureza credora. Portanto, lançamentos a crédito aumentam o seu saldo e os lançamentos a débito diminuem o seu saldo. RAZONETE D C

20 QUADRO AUXILIAR DA ESCRITURAÇÃO
Observe abaixo, o que chamamos de QUADRO AUXILIAR DA ESCRITURAÇÃO:


Carregar ppt "CENTRO DE GESTÃO TÉCNICA DE PERNAMBUCO – GETEC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google