A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Espanhola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Espanhola."— Transcrição da apresentação:

1 América Espanhola

2 O que os Espanhóis encontraram aqui na América....
Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas pelos espanhóis. O termo índio foi utilizado desde o primeiro momento por Colombo, que acreditava ter chegado ás Índias Ocidentais. Hoje, popularmente, o termo é associado ao pouco desenvolvimento, à ausência de civilização. Só que se atentarmos bem para a grandiosidade desses impérios, veremos que índio apenas é uma palavra mal utilizada nos dias atuais. Seu real significado remete a população que os europeus encontraram na América. Os historiadores referem-se a esses homens, hoje, como ameríndios.

3 Maias, Astecas e Incas Esses três grupos são considerados, pelos historiadores, como sociedades agrícolas. Eram materialmente desenvolvidos, tinham hierarquia social bem definida e possuíam um complexo sistema de exploração agrícola. Não possuíam propriedade privada. As terras eram, normalmente, da comunidade. O Estado controlava a produção das aldeias, coordenando as obras coletivas. Dominavam comunidades vizinhas, exigindo tributos e prestação de serviços, como a mita, que era um trabalho coletivo obrigatório para o grupo dominante. Politeístas, acreditavam em vários deuses, normalmente associados a natureza. Para eles, política e religião caminhavam juntas.

4 Exemplos da escrita asteca

5 As viagens de Cristovão Colombo
Colombo em suas quatro viagens afirmou ter chegado as Índias Ocidentais. Com isso, acabou esquecido por mais de cem anos. Recebeu as glórias por ter descoberto a América mais de cem anos depois do feito. Ele ficou impressionado com a riqueza ostentada pelos índios e pela organização daquelas sociedades. O primeiro viajante que afirmou ter chegado em novas terras foi Américo Vespúcio. Portanto, o nome do continente é uma homenagem a ele.

6 Processo de colonização
Principais colonizadores: Hernán Cortez Conquistou os império asteca. Quando chegou a sede do império Asteca, Montezuma, imperador dos astecas, acreditou que era o Deus Quetzalcoatl que voltava do exílio para vingar-se. A chegada de Cortés ao México em 1519 coincidiu com a data precisa do calendário maia que indicava a chegada de Quetzalcoatl para reclamar a cidade de Tenochtitlán.

7 Como ocorreu o processo de colonização???
Francisco Pizzaro Conquistou a rica região do Peru e destruiu o Império Inca. Seus relatos sobre as riquezas encontradas na região animaram as forças colonizadoras. Como ocorreu o processo de colonização??? Utilização da violência extrema, duras guerras foram travadas com a população local. Cavalos Pólvora Doenças As capitulações eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos Os adelantados eram colonizadores que recebiam o direito da Coroa, em troca de tributos, de construir fortalezas, fundar cidades, catequizar os índios.

8 Sociedade colonial Os casamentos entre espanhóis e indígenas era desmotivados, como uma forma de manutenção do controle dos espanhóis sobre os índios. Ou seja, a miscigenação não ocorreu de forma tão intensa quanto em outras experiências coloniais, como no Brasil. Espanhóis Chapetones: Colonos nascidos na Espanha que gozavam de amplos poderes políticos. Formavam a elite política. Criollos: Colonos descendentes de espanhóis, nascidos na América. Formavam a elite econômica e participavam da vida política local.

9 Sistema de trabalho compulsório indígena
Índios Eram livres,em sua maioria, mas encontravam-se completamente subjugados. Não possuíam liberdade religiosa, sendo obrigados a se converterem ao cristianismo. Não tinham nenhum acesso a vida política e muitas vezes prestavam trabalho obrigatório aos colonos. Sistema de trabalho compulsório indígena Mita – Sistema que impunha o trabalho obrigatório, principalmente nas regiões mineradoras, o durante determinado tempo, a índios escolhidos por sorteio em suas comunidades. Recebiam baixos salários como remuneração pelo tempo de trabalho prestado. Encomienda- Sistema de trabalho obrigatório não remunerado, em que os índios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a catequizá-los.

10 Existiam escravos africanos na América Espanhola?
Sim, a mão-de-obra escrava africana foi utilizada, em menor escala, na América Espanhola. No entanto, pela existência de abundante mão-de-obra indígena, concentrada, não foi tão utilizada quanto no Brasil. Outra peculiaridade marca a presença desses homens nos domínios espanhóis. A Espanha não realizava o tráfico negreiro. Para legitimar a vinda dos traficantes de outros lugares, a Coroa expedia o Asiento, que era um documento que permitia o exercício dessa atividade a alguns homens específicos por tempo delimitado.

11 Divisão do território colonial

12 Administração Colonial
Espanha Casa de Contratação Sediada em Sevilha, para organizar o comércio e fiscalizar o pagamento do quinto. Audiências Administravam os Vice-Reinos e seus membros eram os chapetones Cabildos/AyuntamientosAdministravam as Capitanias Gerais e seus membros eram os criollos. Conselho das Índias Funcionava como Supremo Tribunal de Justiça, nomeava funcionários e regulamentava a administração das colônias.

13 Economia Colonial A exploração mineradora foi a atividade econômica mais importante na América Espanhola A mineração tornou-se responsável pelo desenvolvimento de atividades secundárias, complementares, diversificando a produção nas regiões vizinhas, responsáveis pelo abastecimento das minas, com produtos agrícolas - batata, milho, tabaco e cana de açúcar - sendo que os dois últimos destinavam-se à exportação; desenvolveram também a atividade criatória, fornecendo mulas e cavalos para as minas. Mais tarde a pecuária se desenvolveu na região sul, fornecendo couro e charque à metrópole A produção artesanal indígena foi permitida, porém passou a ser controlada pela burocracia espanhola na colônia.


Carregar ppt "América Espanhola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google