A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos de Separação de Misturas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos de Separação de Misturas."— Transcrição da apresentação:

1 Métodos de Separação de Misturas

2 Filtração Decantação Catação Flotação Dissolução Fracionada Separação Magnética Heterogênea Sublimação MISTURAS Simples Homogênea Destilação Fracionada Cristalização

3 Filtração Filtração é um processo mecânico que serve para separar sólidos de líquidos.

4 Filtração á vácuo Esse processo é utilizado para acelerar filtrações mais demoradas. Consiste em usar a pressão para forçar a fase líquida da mistura a passar mais rapidamente pelo papel filtro.

5 Decantação A decantação é o processo no qual as fases se separam devido a uma diferença de densidades. Água e óleo Ex.: Água barrenta

6 Decantação Para acelerar a decantação usa-se a centrifugação. Consiste em girar a mistura a uma grande velocidade, a parte mais densa deposita-se no fundo do recipiente e a parte menos densa concentra-se na parte superior.

7 Catação Método baseado na diferença de tamanho e de aspectos visíveis das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Um dos sólidos é retirado com pinças ou com as mãos. Ex: mistura de feijão e impurezas.

8 Flotação Flotação (Sedimentação fracionada): O sólido mais leve (menos denso) flutua em um líquido, enquanto o mais denso sedimenta. Ex: serragem e areia, por adição de água. Na mineração, para separar a areia do minério. Neste caso, o minério é pulverizado e tratado com óleo para flutuar na água.

9 Dissolução Fracionada
Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em um determinado líquido. Ex: sal e areia. Inicialmente adiciona-se água à mistura, a água dissolve o sal, em seguida filtra-se a mistura, a areia fica retida no filtro enquanto a solução de água com sal passa por ele e a água pode ser eliminada por evaporação, restando o sal pronto para ser utilizado novamente.

10 Separação Magnética Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

11 Sublimação A sublimação é aplicável quando apenas um dos componentes da mistura é sublimável. É como se purifica o iodo.

12 Destilação Simples Funciona quando, no aquecimento de uma mistura homogênea de um líquido + um sólido, apenas o líquido vaporiza. Assim, os vapores atingem a região fria (condensador), ocorrendo a passagem para o estado líquido. O líquido purificado é recolhido recebendo o nome de destilado e restará o sólido no balão de vidro. Ex: água e sal de cozinha.

13 Destilação Fracionada
A destilação fracionada é o aprimoramento da destilação simples, normalmente empregada nas refinarias para separar os componentes do petróleo.

14 Cristalização É um processo físico que serve para separar e purificar sólidos. A água do mar, por exemplo, contém vários sais. Em uma salina, com a evaporação lenta da água, o sal comum cristaliza-se antes dos outros sais e, assim, é separado.

15 início FIM


Carregar ppt "Métodos de Separação de Misturas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google