A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedades físicas e químicas das substâncias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedades físicas e químicas das substâncias"— Transcrição da apresentação:

1 Propriedades físicas e químicas das substâncias

2 Distinguir substâncias usando propriedades físicas
Estado físico Textura Cor Distinção através dos órgãos dos sentidos Brilho Cheiro Sabor Prata Ouro Cobre Alumínio

3 Solubilidade Por vezes é necessário recorrer a outras propriedades, como por exemplo a solubilidade em água ou noutro solvente. A B C D O sulfato de cobre é solúvel em água (A), mas não é solúvel em álcool (B). O iodo é solúvel em álcool (C), mas não é solúvel em água (D).

4 O volume é, porém, muito diferente.
Densidade ou Massa volúmica Qual pesa mais, um quilograma de chumbo ou um quilograma de algodão? Chumbo Algodão Muitos respondem chumbo, pois o chumbo é mais denso do que o algodão. Contudo, pesam o mesmo, isto é, a massa é a mesma: 1kg. O volume é, porém, muito diferente.

5 Densidade ou Massa volúmica
Anel de latão (1 cm3) Anel de ouro (1 cm3) O ouro é mais denso do que o latão. Isto é, se compararmos um anel de ouro com um anel de latão, tendo os dois o mesmo volume (por exemplo, 1 cm3), o de ouro pesa mais, quer dizer, tem maior massa.

6 = Densidade ou Massa volúmica massa volume Massa volúmica
Exprime-se, por exemplo, em gramas (g) Massa volúmica = volume Exprime-se, por exemplo, em centímetro cúbico (cm3) Exprime-se, por exemplo, em gramas por centímetros cúbicos (g/cm3)

7 Densidade ou Massa volúmica
A densidade de uma substância sólida não depende do tamanho nem da forma da amostra: é uma característica da substância. Pepitas de ouro com diferentes tamanhos A densidade de uma substância depende do estado físico em que esta se encontre.

8 Ponto de fusão e ponto de ebulição
A temperatura a que uma substancia sólida funde (passa do estado sólido ao liquido), a que se chama ponto de fusão (p.f.) permite também distinguir e identificar substâncias. A distinção entre substâncias líquidas pode fazer-se pela temperatura a que fervem, chamada ponto de ebulição (p.e.).

9 Ponto de fusão e ponto de ebulição
Durante a fusão e a ebulição de uma substância pura a temperatura mantém-se constante (patamar do gráfico).

10 A temperatura de soluções aquosas varia durante a fusão e a ebulição.
Ponto de fusão e ponto de ebulição A temperatura de soluções aquosas varia durante a fusão e a ebulição. Quando existem substâncias dissolvidas na água, o ponto de solidificação da água é menor e o ponto de ebulição maior.

11 Distinguir substâncias usando propriedades químicas
Também é possível usar testes químicos para caracterizar substâncias químicas. Esses testes implicam transformações dessas substâncias noutras. Teste químico Substância a identificar Exemplo Turvação da água de cal Dióxido de carbono Azular o sulfato de cobre (anidro) Água Teste do amido com tintura de iodo Amido

12 Distinguir substâncias usando propriedades químicas
Também é possível usar testes químicos para caracterizar substâncias químicas. Esses testes implicam transformações dessas substâncias noutras. Teste químico Substância a identificar Exemplo Pequena explosão quando se aproxima um fósforo aceso. Hidrogénio Avivar o lume de um pavio incandescente. Oxigénio


Carregar ppt "Propriedades físicas e químicas das substâncias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google