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Administração da Produção: Conceitos

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Apresentação em tema: "Administração da Produção: Conceitos"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção: Conceitos
Trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços, os quais devem atender às necessidades de seus consumidores. A função produção representa a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços. Gerentes de produção são funcionários da organização que exercem responsabilidade de administrar algum ou todos os recursos da função produção. Administração da produção e operações é o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção.

2 Produção na Organização
Função engenharia/suporte técnico Função desenvolvimento de produto/serviço Função contábil-financeira Outras Função marketing Função produção Função recursos humanos Função informação/ tecnologia

3 Três Funções Centrais Função marketing (inclui vendas): responsável por comunicar os produtos ou serviços de uma empresa para seu mercado gerando pedidos de serviços e produtos por consumidores; Função desenvolvimento de produto/serviço: responsável por criar novos produtos e serviços ou modificá-los; Função produção: responsável por satisfazer às solicitações de consumidores por meio da produção e entrega de produtos e serviços.

4 Modelo de Transformação
Ambiente Recursos de entrada (input) Saídas de produtos e serviços (output) Processo de transformação Ambiente

5 Inputs para o processo de transformação
Recursos transformados: os que são tratados ou convertidos de alguma forma. (materiais, informações e consumidores) Recursos de transformação: os que agem sobre os recursos transformados. (instalações e funcionários)

6 Processo de Transformação
Processamento de materiais: transformam propriedades físicas, mudam localização e/ou posse, estocam ou acomodam; Processamento de informações: transformam suas propriedades informativas, alteram a posse, estocam ou mudam a localização; Processamento de consumidores: mudam suas propriedades físicas, acomodam, transformam a localização, alteram estado fisiológico e/ou psicológico.

7 Outputs do processo de transformação
Tangibilidade; Estocabilidade; Transportabilidade; Simultaneidade; Contato com o consumidor; Qualidade. Produtos e serviços estão fundindo-se, a maioria das operações produz tanto produtos como serviços. Macrooperação X Microoperação

8 Tipos de Operações de Produção (4 Vs)
Volume de output; Variedade de output; Variação da demanda do output; Grau de “visibilidade” (contato com o consumidor) envolvido na produção do output. Operações mistas (de alto e de baixo contato)

9 Implicações dos 4 Vs da Produção
Baixa repetição Cada funcionário participa mais do trabalho Menor sistematização Alto custo unitário Alta repetitividade Especialização Sistematização Capital intensivo Baixo custo unitário Volume Baixo Alto

10 Implicações dos 4 Vs da Produção
Flexível Completo Atende às necessidades dos consumidores Alto custo unitário Bem definida Rotineira padronizada Regular Baixo custo unitário Variedade Alta Baixa

11 Implicações dos 4 Vs da Produção
Capacidade mutante Antecipação Flexibilidade Ajustado com demanda Alto custo unitário Estável Rotineira Previsível Alta utilização Baixo custo unitário Variação da demanda Alta Baixa

12 Implicações dos 4 Vs da Produção
Tolerância de espera limitada Satisfação definida pela percepção do consumidor Necessidade de habilidade de contato Alto custo unitário Tempo entre a produção e consumo Padronização Pouca habilidade de contato Centralização Baixo custo unitário Visibilidade Alta Baixa

13 Responsabilidades da Produção
Diretas Entendimento dos objetivos estratégicos da produção; Desenvolvimento de uma estratégia de produção para a organização; Projeto dos produtos, serviços e processos de produção; Planejamento e controle da produção; Melhoria do desempenho da produção.

14 Responsabilidades da Produção
2) Indiretas Aquelas que estão mais ligadas às outras partes da organização, mas que podem afetar indiretamente a produção. Ex: Explorar as possíveis conseqüências dos planos de propaganda preparados pela função marketing.

15 Responsabilidades da Produção
3) Amplas Globalização; Proteção ambiental; Responsabilidade social; Consciência tecnológica; Gestão do conhecimento.

16 ATIVIDADES Faça uma lista com o nome de 5 serviços que você utilizou ultimamente e identifique a dimensão dos seus 4 V’s: volume e variedade de output, variação da demanda e visibilidade.

17 Papel Estratégico e Objetivos da Produção
Qual papel a função produção deveria desempenhar para atingir o sucesso estratégico? Quais são os objetivos de desempenho da produção e quais são os benefícios internos e externos que derivam do fato de exceder-se em cada um?

18 Papel da Função Produção
Implementadora de estratégias Apoio às estratégias Impulsionadora de estratégias

19 Modelo de 4 Estágios Hayes e Wheelwright
Usado para avaliar o papel competitivo e a contribuição da função produção de qualquer tipo de empresa. Estágio 1: Neutralidade Interna Parar de atrapalhar a organização; Corrigir erros graves.

20 Modelo de 4 Estágios (cont.)
Estágio 2: Neutralidade Externa Ser tão bom quanto os concorrentes; Adotar melhores práticas. Estágio 3: Apoio Interno Ser claramente o melhor no setor; Ligar estratégia e produção.

21 Modelo de 4 Estágios (cont.)
Estágio 4: Apoio Externo Redefinir as expectativas do setor industrial; Fornecer vantagem baseada em produção; Função Produção é base para o sucesso.

22 Objetivos de Desempenho da Produção (Compatíveis com os stakeholders)
Objetivo Qualidade Reduz custos Aumenta a confiabilidade Objetivo Rapidez Reduz estoques Reduz o risco

23 Objetivos de Desempenho da Produção (cont.)
Objetivo Confiabilidade Economiza tempo Economiza dinheiro Dá estabilidade

24 Objetivos de Desempenho da Produção (cont.)
Objetivo Flexibilidade (de produto/serviço, de composto/mix, de volume, de entrega) Agiliza a resposta Economiza tempo Mantém confiabilidade

25 Objetivos de Desempenho da Produção (cont.)
Objetivo Custo Afetado por todos os outros objetivos de desempenho.

26 Baixando os custos de produção
PRODUTIVIDADE = OUTPUT / INPUT PRODUTIVIDADE DE FATOR PARCIAL = OUTPUT / UM INPUT NA OPERAÇÃO PRODUTIVIDADE MULTIFATORIAL = OUTPUT / TODOS INPUTS

27 ATIVIDADES CLÍNICA DE EXAMES CLÍNICOS VAREJISTA SLAP.COM
REPRESENTAÇÃO POLAR DOS OBJETIVOS DE DESEMPENHO

28 Estratégia da Produção
O que é estratégia? Qual a diferença entre as visões “de cima para baixo” (top-down) e “de baixo para cima” (bottom-up) da estratégia da produção? Qual a diferença entre as visões “requisitos do mercado” e “recursos da produção” da estratégia da produção? Como pode ser montada a estratégia da produção?

29 Função Produção 1º) Entender seu papel dentro do negócio;
2º) Determinar os objetivos de desempenho que definem sua contribuição para a estratégia; Formular um conjunto de princípios gerais que guiarão seu processo de tomada de decisões: Estratégia da Produção.

30 O que é Estratégia? Existe uma falta de consenso na definição;
Escolha por uma direção, em vez de outra; É mais do que uma só decisão; É o padrão global de decisões e ações; Posiciona a organização em seu ambiente; Tem a intenção de fazer a organização atingir seus objetivos de longo prazo; Conteúdo e processo.

31 Estratégia da Produção
Padrão de decisões e ações estratégicas que define o papel, os objetivos e as atividades da produção. Conteúdo da estratégia da produção: estabelecem o papel, os objetivos e as atividades da produção. Processo da estratégia da produção: método usado para produzir decisões da produção.

32 Conteúdo da Estratégia da Produção Perspectivas:
1) Perspectiva “de cima para baixo” (top-down): o que a empresa deseja que as operações façam. 2) Perspectiva “de baixo para cima” (bottom-up): o que a experiência diária sugere que as operações deveriam fazer. 3) Perspectiva dos requisitos do mercado: o que o posicionamento de mercado requer que as operações façam. 4) Perspectiva dos recursos da produção: o que os recursos de operações podem fazer.

33 Perspectiva dos recursos da produção
Visão baseada em recursos (RBV – resource-based view); Restrições e capacidades dos recursos; Recursos e processos da produção (o que temos e o que podemos fazer); Decisões estruturais (hardware: influenciam as atividades de projeto) e infra-estruturais (software: influenciam a força de trabalho, as atividades de planejamento, controle e melhoria).

34 Perspectiva dos requisitos do mercado
Prioridade de objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo); Influência do consumidor nos objetivos de desempenho; Objetivos qualificadores X objetivos ganhadores de pedidos; Clientes diferentes em geral significam objetivos diferentes; Influência dos concorrentes nos objetivos de desempenho.

35 Processo da Estratégia da Produção Perspectivas:
1) Metodologia Hill: Passo 1: entender os objetivos da corporação; Passo 2: compreender a estratégia de marketing; Passo 3: traduzir a estratégia de marketing em fatores competitivos (ponto crítico); Passo 4: escolha do processo, definição de características estruturais; Passo 5: definição de características infra-estruturais.

36 Processo da Estratégia da Produção Perspectivas:
2) Procedimento Platts-Gregory: Estágio 1: compreensão da posição de mercado da organização; Estágio 2: avaliação das capacitações da operação; Estágio 3: desenvolvimento de novas estratégias de produção

37 Atividade em duplas Escolher duas organizações de diferentes setores e descrever comparativamente os seus objetivos de desempenho: Qualidade; Rapidez; Confiabilidade; Flexibilidade; Custo.


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