A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Vera Vargas, 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Vera Vargas, 2012."— Transcrição da apresentação:

1 REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Vera Vargas, 2012

2 CAPÍTULO I DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA
Art. 1º A disciplina de Metodologia da Pesquisa consiste da elaboração individual, pelo acadêmico, do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso, o qual será desenvolvido no semestre seguinte a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. §1º O Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido sob a orientação de professor do Curso de Farmácia, indicado pelo acadêmico nos termos do Anexo A deste regulamento, até a quarta semana letiva do semestre. §2º O Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso deverá versar sobre tema específico, de natureza teórica ou prática, das Ciências Farmacêuticas.

3 CAPÍTULO I DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA
Art. 2º O aluno deverá matricular-se na disciplina de Metodologia da Pesquisa (código ) oferecida no 8o semestre do Curso de Farmácia. Art.3° A versão final do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser entregue em uma via ao responsável pela disciplina, conforme cronograma previamente definido por este, no início do semestre. Art. 4º O Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser apresentado ao professor responsável pela disciplina, como um dos critérios de avaliação.

4 CAPÍTULO II DA EXECUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Art. 5º O Trabalho de Conclusão de Curso consistirá em um trabalho monográfico, a ser elaborado individualmente pelo aluno, objetivando oportunizar um treinamento para a futura atividade profissional e deverá refletir a capacidade de organização de textos de caráter analítico, com desenvolvimento lógico, domínio conceitual e grau de profundidade compatível com a graduação. Art. 6º A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvida sob a orientação do professor indicado pelo acadêmico na disciplina de Metodologia da Pesquisa.

5 CAPÍTULO II DA EXECUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Parágrafo único. No impedimento do orientador indicado na disciplina de Metodologia da Pesquisa, o acadêmico deverá indicar novo orientador ao Professor responsável pela disciplina, bem como ao Coordenador de Curso, de acordo com o Anexo A. Art. 7º A versão final do Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser entregue a Coordenação do Curso de Farmácia, em uma via, encadernada, de acordo com o cronograma definido.

6 CAPÍTULO III DO PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA
Art. 8º. São atribuições do professor responsável pela disciplina de Metodologia da Pesquisa: I- coordenar a disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso de Farmácia; II- supervisionar a elaboração dos Projetos do Trabalho de Conclusão de Curso; III- colaborar na condução dos Projetos do Trabalho de Conclusão de Curso, juntamente com os professores orientadores; IV- estipular as datas de entrega das diversas etapas dos trabalhos; V- zelar pelas normas técnicas referenciais da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

7 CAPÍTULO V DO PROFESSOR ORIENTADOR
Art. 9º. A orientação dos Trabalho de Conclusão de Curso será exercida por professores do Curso de Farmácia da URI. Parágrafo único. Em casos especiais, mediante justificativa elaborada pelo acadêmico e com a concordância do professor responsável pela disciplina e do Coordenador do Curso de Farmácia será aceita a orientação por professores de outros departamentos da URI. Reserva-se a possibilidade do TCC ter também um Co-orientador e/ou Colaborador. Art. 10º. Cada professor poderá orientar até 2 (dois) alunos. (estipulado em reunião em 03/08/2012)

8 CAPÍTULO V DO PROFESSOR ORIENTADOR
Art. 11°. São atribuições do Professor Orientador: I- responsabilizar-se formalmente pela orientação e acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelo acadêmico na disciplina de Metodologia da Pesquisa e no semestre seguinte na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso; II- marcar, juntamente com o aluno, a apresentação do TCC; III- presidir as bancas examinadoras; IV- emitir parecer de avaliação do comprometimento do aluno e seu desempenho durante as fases de desenvolvimento do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso em si, conforme Anexo C deste regulamento; V- no caso de não cumprimento das atividades necessárias a realização do TCC por parte do acadêmico, solicitar ao professor responsável pela disciplina, a abdicação do orientado, por escrito e com motivo justificado.

9 CAPÍTULO VI DAS RESPONSABILIDADES DOS ALUNOS
Art. 12°. São atribuições do acadêmico: I - indicar um Professor Orientador, conforme o Anexo A deste Regulamento, até a quarta semana letiva da disciplina de Metodologia da Pesquisa e atuar em consonância com o mesmo; II - cumprir com as normas deste Regulamento; III - solicitar ao professor responsável pela disciplina, a troca de orientador, se necessário, por escrito e com motivo justificado; IV - apresentar ao professor responsável pela disciplina de Metodologia da Pesquisa, relatório das atividades desenvolvidas. V - encaminhar a versão final do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso, de acordo com o calendário estabelecido pelo professor responsável pela disciplina; VI - encaminhar o Trabalho de Conclusão de Curso ao Professor Orientador para avaliação e emissão de parecer à defesa.

10 CAPÍTULO VI DAS RESPONSABILIDADES DOS ALUNOS
Art. 13º. O aluno deverá entregar ao Professor Orientador, três cópias da versão final do Trabalho de Conclusão de Curso, conforme cronograma definido por este, que serão encaminhadas aos membros da banca e uma cópia corrigida, após a avaliação da banca, obrigatoriamente, encadernada em capa dura, que será entregue à Coordenação do Curso de Farmácia da URI.

11 CAPÍTULO VII DA ESTRUTURA DO PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 14°. O Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso e Trabalho de Conclusão de Curso serão apresentados de acordo com as normas estabelecidas no Manual para Elaboração do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Conclusão de Curso da disciplina de Metodologia da Pesquisa.

12 CAPÍTULO VII DA ESTRUTURA DO PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 15º A estrutura do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso compreende obrigatoriamente os seguintes elementos: I - capa, folha de rosto, resumo e sumário; II - introdução, em que são delimitados o problema de pesquisa, as justificativas, os objetivos, as hipóteses do estudo; II - revisão bibliográfica; III - materiais e métodos; IV - orçamento; V - cronograma; VI - referências bibliográficas.

13 CAPÍTULO VII DA ESTRUTURA DO PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 16º. A estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso compreende os seguintes elementos: I - capa, folha de rosto e folha de aprovação; II - resumo, abstract e sumário; III - introdução; IV - referencial teórico; V - objetivos; VI - materiais e métodos; VII - resultados e discussão; VIII - conclusão; IX - referências bibliográficas.

14 CAPÍTULO VII DA ESTRUTURA DO PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art 17º. O Trabalho de Conclusão de Curso poderá ser apresentado na forma de artigo, a ser submetido a revista de divulgação nacional ou internacional, seguindo, neste caso, as normas estabelecidas pelo periódico.

15 CAPÍTULO VIII DA AVALIAÇÃO
Art. 18º. A avaliação da disciplina de Metodologia da Pesquisa será realizada pelo professor responsável pela disciplina. Art. 19º. Não havendo obtido nota suficiente para aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa, o acadêmico terá dez dias, a contar do dia posterior da sua notificação, para apresentar novamente o Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso ao professor responsável pela disciplina. § 1º O professor responsável pela disciplina convoca o professor orientador para nova avaliação do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.

16 CAPÍTULO VIII DA AVALIAÇÃO
§ 2º Os examinadores, após análise da nova versão do trabalho entregue pelo acadêmico, deverão se reunir em data e hora determinada, definindo a nota que substituirá a anterior. § 3º Não será necessário uma nova apresentação oral do trabalho e o resultado da reavaliação será imediatamente comunicado ao acadêmico. Parágrafo único. Na disciplina de Metodologia da Pesquisa não existe exame final.

17 CAPÍTULO VIII DA AVALIAÇÃO
Art. 20º. A avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso será efetuada pela Banca Examinadora. Art. 21°. A Banca Examinadora será responsável pela avaliação do conteúdo Trabalho de Conclusão de Curso. §1º A avaliação do conteúdo do trabalho monográfico é baseada nos seguintes aspectos (Anexo B): a. abrangência e grau de profundidade do conteúdo do texto; b. caráter analítico do texto; c. desenvolvimento lógico do texto; d. estrutura e consistência do estudo.

18 CAPÍTULO VIII DA AVALIAÇÃO
Art. 22°. A avaliação efetuada pelo orientador compreende os seguintes aspectos: I - cumprimento dos prazos e do cronograma estabelecidos; II - entrega dos Relatórios de Acompanhamento de Atividades, de acordo com o anexo D deste Regulamento; III - avaliação dos aspectos formais do Trabalho de Conclusão de Curso.

19 CAPÍTULO VIII DA AVALIAÇÃO
Art. 23°. A Banca Examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso será constituída pelo Professor Orientador e por dois avaliadores indicados por este e pelo aluno. §1º As Bancas Examinadoras serão presididas pelo Professor Orientador. §2º O Professor Orientador atribuirá nota na avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso. §3º O conceito final será atribuído pelo Professor Orientador, levando em consideração a nota emitida pela Banca Examinadora e a correção final realizada pelo aluno.

20 CAPÍTULO VIII DA AVALIAÇÃO
Art. 24°. A defesa oral do Trabalho de Conclusão de Curso será obrigatória e deverá ser realizada em solenidade pública, perante Banca Examinadora constituída especificamente para esse fim. Art. 25°. Será considerado aprovado o acadêmico que, após cumprir todos os quesitos exigidos, obtiver na avaliação final, nota cinco. (estabelecido em resolução da URI)

21 CAPÍTULO VIII DA AVALIAÇÃO
Art. 26°. Após a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, o acadêmico disporá do prazo de sete dias para a entrega da versão definitiva da mesma, efetuando as correções sugeridas pela Banca Examinadora. §1º O não cumprimento do disposto no caput implica na reprovação do acadêmico. §2º A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso será encaminhada à Coordenação de Curso de Farmácia da URI e deverá ser encadernada com capa dura e lombada.

22 CAPÍTULO IX DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 26°. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo professor responsável pela disciplina juntamente com o Coordenador do Curso de Farmácia.

23 Organização do Projeto de Pesquisa, do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Artigo e Monografia
Vera Vargas, 2012

24 Manual para Elaboração do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Conclusão de Curso da disciplina de Metodologia da Pesquisa PARTES COMPONENTES DO PROJETO as páginas preliminares ou pré-textuais que antecedem o texto; o texto propriamente dito; as páginas pós-textuais que compõem a documentação (anexos e apêndices).

25 Partes Pré-textuais

26 Capa Obrigatório, Informações indispensáveis – identificação
Proteção externa, folha de cobertura Reveste o trabalho Informações indispensáveis – identificação o nome do autor, o título do projeto de pesquisa, o local, o mês e o ano de elaboração do projeto conforme modelo abaixo em tamanho reduzido.

27

28 Folha de Rosto Obrigatório,
Deve conter informações indispensáveis – identificação Nome do acadêmico; Título do Projeto; Nota indicando a natureza acadêmica do trabalho; Identificação completa da Instituição (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo - Centro de Ciências da Saúde - Curso de Farmácia; Nome do professor orientador; Nome do co-orientador ou colaborador (quando for o caso); Local e data, conforme modelo abaixo em tamanho reduzido.

29 NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO Projeto de pesquisa realizado na disciplina de Metodologia da Pesquisa, como requisito à obtenção do grau de Farmacêutico). Nome do professor orientador e do co-orientador ou colaborador, quando for o caso Santo Ângelo, mês e ano.

30 TCC: em forma de Artigo ou Monografia Folha de Aprovação
NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Farmacêutico apresentado ao Curso Farmácia, Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo. _______________________________________ Prof(a) – Orientadora Prof(a) – Comissão Examinadora Prof(a) – Comissão Examinadora Santo Ângelo, julho de 2009. TCC: em forma de Artigo ou Monografia Folha de Aprovação

31 TCC – Artigo ou Monografia
Agradecimentos Dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante para a elaboração do trabalho. Dedicatória Prestar homenagem ou dedicar o trabalho a uma ou mais pessoas.

32 TCC – Artigo ou Monografia

33 TCC – Artigo ou Monografia
Epígrafe Um poema, um pensamento seguido da autoria. Autor desconhecido

34 Resumo Opcional (ABNT)  obrigatório (Farmácia-URI)
Apresentação breve e concisa dos aspectos mais relevantes do trabalho Para artigo, número de palavras, escrito em português e inglês e organização, seguir as normas de publicação da revista

35 ATENÇÃO Projeto – verbos no futuro TCC ou Artigo – verbos no passado

36 Resumo estruturado Projeto – verbos no futuro TCC ou Artigo – verbos no passado

37 Sumário Obrigatório, Relação das seções do projeto, na ordem como aparecem, incluindo a numeração.

38

39 Anexo NORMAS DE PUBLICAÇÃO RBAC

40 Introdução Obrigatório
Deve constar o problema, formulação de hipóteses, justificativa e exposição dos objetivos gerais e específicos e os objetivos do trabalho

41 Justificativa Consiste na apresentação, de forma clara e sucinta, das razões de ordem teórica e/ou prática que justificam a realização da pesquisa. Indique as dúvidas e/ou lacunas e/ou falta de dados locais e/ou outro fator ou argumento. Poderá ser apresentado em um parágrafo no final da introdução ou em uma seção separada.

42 Desenvolvimento - texto

43 Referencial Teórico ou Revisão Bibliográfica
Caminhando entre porquês Obrigatório, Identificar e delimitar o problema, elaborar uma estrutura conceitual partindo do geral para o particular. Apresentar os trabalhos realizados, ao longo dos tempos, de modo a fundamentar o problema, conceituar as variáveis. Artigo → Introdução

44 Objetivos Obrigatório, Os objetivos determinam o que o pesquisador quer atingir ao final da pesquisa Objetivos Gerais Definem, de modo geral, o que se pretendo alcançar no final da pesquisa Objetivos Específicos Definem as situações particulares para se chegar os objetivos gerais

45 Materiais e Métodos Obrigatório,
O método é o caminho que conduz a determinado fim, ele consiste na seqüência lógica e cronológica dos eventos necessários para atingir o objetivo proposto.

46 CRONOGRAMA Obrigatório, Cronograma de execução da pesquisa

47 ORÇAMENTO Recursos materiais Quem vai arcar com as despesas?
Obrigatório, Definição dos recursos Recursos materiais Quem vai arcar com as despesas? Prever os gastos, com quanto fazer e como pagar? Tem patrocínio? Recursos humanos Quem vai fazer? Responsável pela pesquisa; Entidades, colaboradores; Participantes do nível técnico;

48 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Normas de referências bibliográficas ABNT Vancouver

49 Monografia e Artigo Todas as partes do projeto, sem cronograma e orçamento, com Resultados, Discussão e Conclusão

50 Monografia e Artigo Resultados
Os dados são apresentados na forma de texto com o auxílio de tabelas e figuras. Deve ser clara e objetiva, resumindo os achados principais que serão detalhados em tabelas e figuras.

51 Monografia e Artigo Discussão
Seção onde os resultados da pesquisa são analisados, comparados e discutidos com os dados da literatura

52 Monografia e Artigo Conclusão
Apresentar as conclusões correspondentes aos objetivos, hipóteses

53 Entrega e Apresentação
27/11/2012

54 Tema de casa Escolher o tema (assunto) da pesquisa,
Procurar um professor orientador, Ler o regulamento da disciplina de monografia.

55 Por enquanto, boa sorte escolha do tema!


Carregar ppt "REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Vera Vargas, 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google