A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET
GENÉTICA Tipos sanguíneos ABO

2 O SANGUE Constituído de plasma, glóbulos vermelhos ou hemácias, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas. O plasma sanguíneo é a porção líquida do sangue. Contém água, proteínas, sais minerais, glicose e vitaminas, entre outras substâncias.

3 Os glóbulos vermelhos São as mais numerosas células sanguíneas.
São produzidas na medula óssea vermelha dos ossos. Não possuem núcleo e apresentam formato de disco, o que garantem uma superfície grande para a captação e distribuição do gás oxigênio.

4 Os Glóbulos Brancos São células dotadas de núcleo.
Os glóbulos brancos defendem nosso organismo de duas maneiras: FAGOCITOSE PRODUÇÃO DE ANTICORPOS

5

6 As plaquetas As plaquetas estão relacionadas com a coagulação sanguínea. Quando um vaso é lesado, algumas plaquetas se desintegram, liberando uma enzima chamada tromboquinase, que inicia a coagulação do sangue. No final do processo formam-se filamentos de uma proteína chamada fibrina. Esses filamentos organizam uma espécie de rede que retém o sangue, constituindo o coágulo.

7

8 Hemorragia É a perda de sangue ocasionada por rompimento de vasos sanguíneos. A hemorragia pode acontecer na superfície do corpo, como na pele, na mãe. Mas pode também ocorrer em estruturas internas do corpo, como estômago e o cérebro.

9 O sangue e suas defesas ANTICORPOS – São proteínas especiais produzidas por um tipo de leucócitos (linfócitos) que são capazes de neutraliza a ação tóxica dos antígenos. ANTÍGENOS - SÃO ORGANISMOS INVASORES QUE CONTÉM PROTEÍNAS ESTRANHAS AO NOSSO CORPO.

10 O sangue e sua defesas 2. VACINAS – São produtos constituídos por microorganismos mortos ou atenuados (enfraquecidos) ou, ainda por toxinas produzidas por esses microorganismos inativadas em laboratório. Assim, as vacinas contêm antígenos incapazes de provocar a doença, mas capazes de induzir nosso organismo a produzir anticorpos.

11 Os Grupos Sanguíneos Sistemas ABO e Rh Sistema ABO
Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação ao sistema ABO. Grupo A Grupo B Grupo AB Grupo O Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos.

12 Proteínas no Sangue Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de proteínas: AGLUTINOGÊNIO A AGLUTINOGÊNIO B De acordo com a presença ou não dessas proteínas o sangue é assim classificado: Grupo A – possui somente o aglutinogênio A Grupo B – possui somente o aglutinogênio B Grupo AB – possui os aglutinogênios A e B Grupo O – não possui aglutinogênio

13 No plasma sanguíneo humano podem existir duas outras proteínas, chamadas aglutininas: aglutinina anti-A e aglutina anti-B. Se uma pessoa possui aglutinogênio A, não pode ter aglutinina anti-A; da mesma maneira, se possui aglutinogênio B, não pode ter aglutinina anti-B. Caso contrário, ocorrem reações que provocam aglutinação ou o agrupamento de hemácias.

14 Aglutinogênio/Aglutinina
Grupo Sanguíneo Aglutinogênio Aglutinina A anti-B B anti-A AB A e B Não possui O anti-A e anti-B

15 Aglutinogênio nas hemácias
Sistema ABO Grupo Sangüíneo Aglutinogênio nas hemácias Aglutinina no plasma A Anti-B B Anti-A AB A e B - O Anti-A e Anti-B Doações O A B AB

16 Sistema ABO IA = IB > i Fenótipos Genótipos Grupo A IAIA ou IAi
Os grupos do sistema ABO são determinados por uma série de 3 alelos, IA, IB e i onde: Gene IA determina a produção do aglutinogênio A. Gene IB determina a produção do aglutinogênio B. Gene i determina a não produção de aglutinogênios. IA = IB > i Fenótipos Genótipos Grupo A IAIA ou IAi Grupo B IBIB ou IBi Grupo AB IAIB Grupo O ii

17 Fator Rh A existência de uma substância denominada fator Rh no sangue é outro critério de classificação sanguínea. Quem possui essa substância no sangue é Rh positivo Quem não possui é Rh negativo

18 Sistema Rh Doações Rh- Rh+ Rh+  indivíduos que possuem a proteína.
Fator Rh  Proteína encontrada nas hemácias que pode agir como antígeno se for inserida em indivíduos que não a possuam. Rh+  indivíduos que possuem a proteína. Rh-  indivíduos que não possuem a proteína. Doações Rh Rh+ Fenótipos Genótipos Rh+ RR ou Rr Rh- rr

19 Eritroblastose Fetal Doença Hemolítica do Recém Nascido
Condições: Mãe: Rh-; Pai: Rh+; Criança: Rh+

20 OBRIGADO!!! www.angelinatebet.wikispaces.com/ Orkut da escola:


Carregar ppt "ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google