A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens."— Transcrição da apresentação:

1 internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens

2 O que seria do mundo sem internet?
"A Internet é o maior espaço público na história da humanidade." André Lemos Professor de comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) O que seria do mundo sem internet? "A Internet é um mundo." Rogério da Costa Diretor do Laboratório de Inteligência Coletiva (Linc) "A Internet é a resposta. Qual era mesmo a pergunta?" Luli Radfahrer - PhD em Comunicação Digital

3 a internet está em todo lugar...

4 Não vivemos mais sem a internet...

5 190 3 81,3 internet no brasil de habitantes de usuários por dia horas
milhões 3 de habitantes 81,3 horas milhões por dia Outras estatísticas em 2010: de usuários fontes: Censo 2010 e Ibope Net Rakings

6 41% 60% internet no brasil computador em casa
afirmam já ter trocado alguma mídia tradicional pela internet fontes: Censo 2010 e Ibope Net Rakings

7 48h 26m internet no brasil o país mais sociável da internet
maior tempo médio de navegação 48h 26m 2º estados unidos 42h 19m 3º reino unido 36h 30m o país mais sociável da internet 80% dos brasileiros tem perfil em redes sociais fontes: Alexa e Revista Época

8 como tudo começou... quem inventou a internet?
a internet tem dono? quem inventou a internet? a Internet nasceu praticamente sem querer!!!

9 ARPANET e durante a guerra fria . . . . . . em 1958 os EUA criam a
todas as informações eram centralizadas no pentágono! em 1966, por medo de um ataque ao pentágono, a DARPA planejou uma grande rede . . . ARPA (1958) - Advanced Research Projects Agency; DARPA (1972) - Defense Advanced Research Projects Agency; - O Departamento de Defesa dos EUA precisava de uma rede nacional de comunicação resistente à ataques. para manter a comunicação entre as bases militares dos EUA

10 nasce a internet... + + + e assim surgiu a internet!
já na década de 70, a tensão entre URSS e EUA diminui . . . os militares permitem que os cientista acessem a ARPANET + mais tarde, cederam a rede para as universidades norte-americanas... que sucessivamente (1974), passaram-na para as universidades de outros países... + acesso doméstico de pesquisadores e alunos Cronologia da Internet: BITNET, acrônimo para "Because It's Time Network", foi uma rede remota, fundada em 1981 e administrada pelo CREN (Corporation for Research and Educational Networking) em Washington, e usada para fornecer serviços de correio eletrônico e de transferência de arquivos entre computadores de grande porte em instituições educacionais e de pesquisa na América do Norte, na América do Sul, Europa e Japão. Chegou a alcançar mais de universidades e institutos de pesquisa em todo o mundo. + surge o conceito de uma rede comercial e assim surgiu a internet!

11 browsers o que é um browser?
é o navegador, programa que permite o acesso e interpretação de arquivos HTML.

12 Velocidades de Conexão.
250 a 500 KB- Com essas velocidades é possiovel fazer uma navegação básica na internet, acessar redes sociais. 1 a 3 MB- A velocidade permite um pouco mais. Com 3 MB é possível ver filmes, jogar. 10 a 15 MB- Considera alta velocidade.

13 Tipos de Conexão Acesso Discado: Acesso através da linha de telefônica convencional, velocidade de acesso muito baixo. (250 a 500 KB). Acesso banda Larga (ADSL): Utiliza o cabo do telefone e não a linha em si. Velocidade Muita Boa e um custo baixo (1 MB a 10 MB). Acesso a Rádio: Vias ondas de Rádio. Velocidade Baixa. (250 a 500 KB).

14 Tipos de Conexão Acesso por Rede Privada ou Corporativa: Acesso Realizado através de uma rede já existente (intranet), . INTRANET O que caracteriza a Intranet é o uso das tecnologias da World Wide Web no ambiente privativo da empresa. 10 a 15MB .

15 Tipos de Conexão • Acesso via Wi-FI: Acesso à internet através de rede sem fio utilizando-se de conexões ADSL ou Rede Privada/corporativa. • Acesso via tecnologia 3G: Acesso através das operadoras de telefone celular.

16 Classificação de Redes Quanto ao Tamanho da Rede.
PAN Chamam-se assim pequenas redes domésticas de computadores. O alcance destas redes normalmente é o de alguns poucos metros. LAN Qualquer rede cujo raio de alcance seja menor do que 10 Km se encaixa nesta categoria. MAN Este nome é usado para redes maiores do que LANs e que normalmente ocupam a área de uma cidade inteira. WAN Qualquer rede cuja área é maior do que uma cidade se encaixa nesta categoria. Existem WANs que possuem uma área de alcance que cruzam até mesmo diferentes estados e países.


Carregar ppt "Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google