A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADES DE AVENTURA Conceitos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADES DE AVENTURA Conceitos"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADES DE AVENTURA Conceitos

2 Faça uma lista com todos os “Esportes de Aventura” que conhece!
10 minutos

3 Esportes Radicais? Esportes de Aventura? Esportes de Ação? Esportes Ecológicos? Esportes Californianos? Atividades de Aventura? Treinamentos Experienciais? Práticas Corporais de Aventura? Atividades Outdoor? Atividades Experienciais? Novos Esportes? Esportes Extremos? Esportes Selvagens?

4 O que é Jogo e o que é Esporte?
Qual a diferença?

5 Esporte: Tem regras formais, que são estipuladas por confederações internacionais de cada modalidade, dando a elas o caráter de universal. As regras são claras e até mesmo as sinalizações de arbitragem são padronizadas. Não há ludicidade, podendo existir até o profissionalismo.

6 Jogo: Tem regras, porém não formalizadas (“Quem está no jogo, faz o jogo”). Pode variar de região para região e tem características lúdicas. Segundo Huizinga (1938), o jogo é uma atividade livre, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira imensa e total. É praticada dentro de limites especiais e temporais próprios, segundo uma certa ordem e certas regras. HUIZINGA,J. Homo Ludens. 1938

7 Do latim “Adventura”: o que está por vir.
Aventura: Do latim “Adventura”: o que está por vir. Desconhecido, incerto, imprevisível. Radical: Do latim “Radix”: Raiz. Usa-se o termo por se entender que a raiz, a razão de toda existência humana esteja na busca por emoções e sensações. O que é uma atividade emocionante para um, pode não ser para outro. O que é decepcionante para um não é para outro.

8 Segundo o Senso Comum: Esportes de Aventura: Esportes onde existem riscos controlados e de contato com a natureza. Esportes Radicais: Esportes onde há a necessidade de desafios extremos (adrenalina), onde o perigo é real. Podem ser realizados em qualquer tipo de ambiente.

9 Tow-In Skate Vertical Caiaque Extremo MotocrossFreestyle

10 Segundo o Ministério do Esporte (Comissão de Esporte de Aventura – CEAV - 2007) :
Esportes Radicais: Compreendem o conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas a partir de sensações e de emoções, sob condições de risco calculado. Realizadas em manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio extremo. Desenvolvidas em ambientes controlados, podendo ser artificiais, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.

11 Segundo o Ministério do Esporte (Comissão de Esporte de Aventura – CEAV - 2007) :
Esportes de Aventura: Compreendem o conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas em interação com a natureza, a partir de sensações e emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio e de risco calculado. Realizadas em ambientes naturais (ar, neve, água, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana, em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.

12 Atividade Física de Aventura na Natureza (AFAN)
Segundo Javier Betrán Atividade Física de Aventura na Natureza (AFAN) Ar Água Terra

13 Classificação das AFAN (Javier Betrán)

14 Segundo Pereira e Armbrust
Esportes Radicais Ação Aventura

15 Segundo Pereira e Armbrust
Esportes Radicais Ação Aventura

16 Então, os termos preferenciais são:
Atividades Físicas de Aventura – AFA (FRANCO, L.) ou Atividades de Aventura (MARINHO,A.) Naturais Artificiais

17 “Atividades de Aventura em Ambientes Artificiais”
5º Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura “Atividades de Aventura em Ambientes Artificiais” São Bernardo do Campo – 2010 Luciano Andrade Bernardes

18 Atividades de Aventura....
...em Ambientes Artificiais ...na Natureza Adaptada (Semi-Artificial) ...Adaptadas ao Ambiente Urbano

19 Ambientes Artificiais

20 Ambientes Artificiais

21 Ambientes Artificiais

22 Ambientes Artificiais

23 Ambientes Artificiais

24 Ambientes Artificiais

25 Ambientes Artificiais

26 Ambientes Artificiais

27 Ambientes Artificiais

28 Ambientes Artificiais

29 Ambientes Artificiais

30 Natureza Adaptada (Semi-Artificial)

31 Natureza Adaptada (Semi-Artificial)

32 Natureza Adaptada (Semi-Artificial)

33 Natureza Adaptada (Semi-Artificial)

34 Natureza Adaptada (Semi-Artificial)

35 Adaptadas ao Ambiente Urbano

36 Adaptadas ao Ambiente Urbano

37 Adaptadas ao Ambiente Urbano

38 Adaptadas ao Ambiente Urbano

39 Ambiente Urbano

40 Atividades de Aventura em Ambientes Artificiais
Legado: Aproximar as Atividades de Aventura de grande contingente urbano. Diminuir o preconceito atrelado às Atividades de Aventura. Adaptar as Atividades de Aventura para Crianças. Ampliar as possibilidades de lazer para a população. Estimular a prática de atividade física regular. Sugestão de Leitura: MARINHO A. Atividades de aventura em ambientes artificiais. In: UVINHA R.R. Turismo de Aventura: Reflexões e Tendências. São Paulo – Aleph, 2005


Carregar ppt "ATIVIDADES DE AVENTURA Conceitos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google