A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esportes de Aventura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esportes de Aventura."— Transcrição da apresentação:

1 Esportes de Aventura

2 Luciano Andrade Bernardes
Currículo Luciano Andrade Bernardes Graduado em Odontologia – UCCB –1991 Graduado em Educação Física – FIG-UNIMESP – 1995 Graduando em Direito – FIG-UNIMESP (4º Semestre) Especialista em Atividades e Esportes de Aventura – UniFMU – 2010 Mestre em Ciências da Saúde (Ênfase em Motricidade Humana ) – UnG – 2002 1º Tenente-Dentista R/2 – Exército Brasileiro Cirurgião Dentista de Prefeitura Municipal de Guarulhos vinculado à Secretaria de Esportes (desde 1999) Docente nas Disciplinas de Anatomia Humana e Esportes de Aventura – FIG-UNIMESP (desde 1997) Coordenador e Docente – Pós Graduação em Atividades e Esportes de Aventura – UniFMU (Desde 2009) Docente – Pós Graduação - Univ. Gama Filho (Disciplina – Anatomia Humana) Praticante de Enduro a Pé (Trekking de Regularidade) desde 2000 – Tetracampeão Paulista ( ) e Vice campeão Brasileiro (08) Vice-Presidente da Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking –FEPEP ( ) Sócio-Proprietário e Diretor Técnico – Total Aventura ( )

3 MOMENTOS INTERDEPENDENTES:
Sábado – 9h30h às 12h30 / 13h30 às 16h30 Esportes de Aventura: Conceitos (Prof. Luciano) Aventura na Escola – Teoria (Prof. Friedrich) Aventura na Escola – Prática (Prof. Friedrich) Corrida de Orientação e Enduro a Pé adaptados - Prática (Prof. Luciano)

4 Particularidades do curso
Como surgiu... Vivência Estímulo Oportunidade Determinação Dificuldades Preconceito Barreiras Teóricas Corpo Docente Cronograma Particularidades do curso Englobar áreas distintas Viagens Segurança Repercussão

5

6

7

8

9

10

11

12 E-mail: lucianoaventura@uol.com.br
“Pós Esportes de Aventura” Artigos, Dissertações, Teses, e outros trabalhos sobre as atividades de aventura estão no nosso site:

13 Educação Física:

14 Educação Física:

15 MÍDIA: Sucesso Coragem Risco superado Heroismo Exclusividade Dinheiro

16 Você conhece??? Bob Burnquist – Campeão Mundial 2008 – Skate Vertical

17 Você conhece??? Guilherme Tâmega – Hexacampeão Mundial – Bodyboard

18 Você conhece??? Equipe Alaya Bozo d´Água - Bicampeã Mundial – Rafting

19 Você conhece??? Pepê - Campeão Mundial 1981 – Asa Delta

20 Fabíola da Silva – Heptacampeã Mundial – Patins In-Line
Você conhece??? Fabíola da Silva – Heptacampeã Mundial – Patins In-Line

21 Você conhece??? Sandro “Mineirinho” Dias – Pentacampeão Mundial – Skate Vertical

22 Você conhece??? Glenda Koslowski – Tetracampeã Mundial – Body Board

23 Toda atividade esportiva deve originar emoção, prazer e satisfação tanto no praticante quanto no espectador (Cantorani e Pilatti, 2005)

24

25

26 Faça uma lista com todos os “Esportes de Aventura” que conhece!
2 minutos

27 Esportes Radicais? Esportes de Aventura? Esportes de Ação? Esportes Ecológicos? Esportes Californianos? Atividades de Aventura? Treinamentos Experienciais? Práticas Corporais de Aventura? Atividades Outdoor? Atividades Experienciais? Novos Esportes? Esportes Extremos? Esportes Selvagens?

28 O que é Jogo e o que é Esporte?
Qual a diferença?

29 Segundo o Ministério do Esporte (Comissão de Esporte de Aventura – CEAV - 2007) :
Esportes Radicais: Compreendem o conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas a partir de sensações e de emoções, sob condições de risco calculado. Realizadas em manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio extremo. Desenvolvidas em ambientes controlados, podendo ser artificiais, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.

30 Segundo o Ministério do Esporte (Comissão de Esporte de Aventura – CEAV - 2007) :
Esportes de Aventura: Compreendem o conjunto de práticas esportivas formais e não formais, vivenciadas em interação com a natureza, a partir de sensações e emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio e de risco calculado. Realizadas em ambientes naturais (ar, neve, água, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana, em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos, da formação de recursos humanos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.

31 Atividade Física de Aventura na Natureza (AFAN)
Segundo Javier Betrán Atividade Física de Aventura na Natureza (AFAN) Ar Água Terra

32 DE ONDE VEM A ATRAÇÃO PELAS ATIVIDADES DE AVENTURA?

33 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS (Callois, 1958)
Agôn (Competição) Alea (Chance) Mimicry (Simulação) Ilinx (Vertigem)

34 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS (Callois, 1958)
Paidia: Algazarra, Riso solto, agitação (Crianças) Ludus: Regras, técnicas, equipamentos (Adultos)

35 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS AGÔN (Competição)
Ludus Paidia

36 CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS Ilinx (Vertigem)
Ludus Paidia

37

38 RISCO / EMOÇÃO A X B X C

39 VERTIGEM – RISCO - AVENTURA
Serotonina: Neurotransmissor secretado pelos neurônios, é responsável pela sensação de prazer, tem funções antidepressivas. Dopamina: Neurotransmissor responsável pela sensação de energia, satisfação e prazer. Produzida na base do cérebro é responsável pelo mecanismo do vício. Endorfina: Neurotransmissor que age como analgésico natural do nosso corpo, além das sensações de relaxamento, bem estar e euforia. Adrenalina: Hormônio secretado pelas Glândulas Supra Renais, liberado em casos de situações de risco. Prepara o organismo para a luta.

40

41 Também liberam as mesmas substâncias...

42 Surfe Zagui, R., 2010

43 Mergulho Zagui, R., 2010

44 Escalada / Rapel Zagui, R., 2010


Carregar ppt "Esportes de Aventura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google