A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES COLIGATIVAS: Aspectos Qualitativos FÍSICO-QUÍMICA 2º ANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES COLIGATIVAS: Aspectos Qualitativos FÍSICO-QUÍMICA 2º ANO"— Transcrição da apresentação:

1 Profª MARCIA C. S. SILVA www.marciasilvaquimica.wikispaces.com
PROPRIEDADES COLIGATIVAS: Aspectos Qualitativos FÍSICO-QUÍMICA 2º ANO Profª MARCIA C. S. SILVA

2 Propriedades Coligativas: Aspectos Qualitativos
São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. A presença de soluto em um líquido provoca mudanças.

3 Propriedades Coligativas
As propriedades coligativas dependem unicamente do número de entidades dispersas de soluto e não da natureza do mesmo.

4 Propriedades Coligativas
TONOSCOPIA EBULIOSCOPIA CRIOSCOPIA OSMOSCOPIA

5 Situações Cotidianas O uso de aditivos, como o etilenoglicol, à água do radiador de carros evita que ela entre em ebulição, no caso de um superaquecimento do motor. Ele provoca aumento da temperatura de ebulição.

6 Situações Cotidianas Nos países em que o inverno é rigoroso, esse mesmo aditivo tem o efeito de evitar o congelamento da água do radiador. Nesses países, joga-se SAL nas estradas e ruas com acúmulo de neve para derretê-la. Ele provoca diminuição da temperatura de congelamento.

7 Têm a ver com Osmoscopia
Situações Cotidianas Em verduras cruas com sal, as células perdem água mais rapidamente, murchando em pouco tempo. Têm a ver com Osmoscopia

8 TONOSCOPIA Diminuição da pressão de vapor de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil.

9 TONOSCOPIA Um líquido puro possui uma pressão de vapor maior que esse mesmo líquido em solução. A adição de um soluto em um líquido faz a pressão de vapor diminuir.

10 Diminuição da Pressão de Vapor
FONTE:

11

12 Num sistema fechado: o líquido tende a evaporar e o vapor tende a se condensar até que atinjam um equilíbrio.

13 PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR
Ocorre quando a velocidade de evaporação é igual a velocidade condensação. Vevaporação = Vcondensação A pressão exercida pelos vapores do líquido atingem a Pressão Máxima de Vapor.

14 Fatores que influenciam a Pressão Máxima de Vapor
Temperatura: A pressão de vapor aumenta como aumento da temperatura. Natureza do Soluto: Cada líquido apresenta uma pressão de vapor característica numa mesma temperatura.

15 Pressão de Vapor

16 Pressão de Vapor

17 Pressão de Vapor↑ com o↑ da T

18 Pressão de Vapor X Ebulição
Quanto maior a pressão de vapor de um líquido, ou melhor, quanto mais volátil ele for, mais rapidamente entrará em ebulição.

19 EBULIOSCOPIA Elevação do ponto de ebulição de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil. Um líquido entra em ebulição (ferve) quando a pressão de vapor é maior ou igual pressão atmosférica.

20 No nível do mar Água ferve à 100 ºC
Pressão Atmosférica = 760 mmHg = 1 atm = 101,3 kPa Água ferve à 100 ºC Onde a pressão for menor, a temperatura de ebulição será menor. Ex: [La Paz (Bolívia) 90ºC]

21 Onde a pressão for maior que 1 atm, a temperatura de ebulição será maior. Ex: [panela de pressão: 120ºC]

22 CRIOSCOPIA Abaixamento do ponto de congelamento de um líquido, provocado pela presença de um soluto não-volátil. Com a adição de soluto, a pressão de vapor diminui, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento diminui.

23 PONTO TRIPLO É uma temperatura e uma pressão nas quais as fases sólida, líquida e gasosa coexistem.

24 Ponto Triplo A Figura ilustra o ponto triplo. Gelo (iceberg) coexistindo com o líquido no qual flutua, e com a fase gasosa (ar e vapor de água).

25 Café Solúvel - Liofilização
O pó de café é adicionado à água sob agitação. O conjunto é submetido a uma filtração para eliminar a porção insolúvel do pó. A solução restante (água + porção insolúvel do pó) é congelada e colocada numa câmara de vácuo.

26 Café Solúvel – Liofilização
Os cristais de gelo formados sublimam com um leve aumento de temperatura restando um produto isento de água e com suas propriedades inalteradas, o que não ocorreria caso a água fosse eliminada por fervura. “Têm a ver com o diagrama de fases da água”.

27 Patinação no Gelo O deslizamento dos patins sobre o gelo está relacionada a uma fina camada de água líquida que se forma devido à pressão exercida pelas lâminas dos patins, pressão essa que provoca a fusão do gelo. É possível derreter o gelo ou neve por uma aumento de pressão.

28 Patinação no gelo Na verdade a lâmina dos patins está deslizando sobre uma fina película de água. No gelo seco (CO2(s)) é impossível a patinação, pois um aumento de pressão exercida pela lâmina do patim faria com que seu ponto de fusão aumentasse em vez de diminuir.

29 OSMOSCOPIA: OSMOSE Fenômeno no qual um solvente de um meio menos concentrado em relação ao soluto passa, através de uma membrana semipermeável, para um meio mais concentrado em relação ao soluto.

30 OSMOSE A ÁGUA SE DESLOCA DE UMA REGIÃO MENOS CONCETRADA PARA UMA REGIÃO MAIS CONCENTRADA.

31 Osmose

32 Hemácias e Bacalhau

33 Osmose Reversa Ocorre quando se aplica uma pressão no lado da solução mais salina ou concentrada, revertendo-se a tendência natural. Neste caso, a água da solução salina passa para o lado da água pura, ficando retidos os íons dos sais nela dissolvidos.

34

35 Aproveitamento da água do mar
Uma das maneiras de torná-la potável é submetê-la ao processo de osmose inversa. É um método que requer muita energia e membranas resistentes.

36 Dessalinizador

37 Dessalinizador Equipamento utilizado para dessalinização (consumo humano), desmineralização (utilização em caldeiras de indústrias), hospitais e laboratórios (água de ultra pureza para hemodiálise e fabricação de remédios).

38 BIBLIOGRAFIA http://www.mspc.eng.br/tecdiv/im01/agua_diagr_est1.gif.
SARDELLA, Antônio. QUÍMICA. Série Novo Ensino Médio. Edição compacta. Volume único. Ática. São Paulo – SP, 2003. PERUZZO, Francisco Miragaia. CANTO, Eduardo Leite do. Química na Abordagem do Cotidiano. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2003. Acesso em 13/06/09 Acesso dia 13/06/09 Acesso dia 13/06/09 Imagens e Figuras do GOOGLE.

39 Por Hoje é Só Pessoal


Carregar ppt "PROPRIEDADES COLIGATIVAS: Aspectos Qualitativos FÍSICO-QUÍMICA 2º ANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google