A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5"— Transcrição da apresentação:

1 EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC 17025 – 5.5
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR/ISO IEC 17025 EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5

2 EQUIPAMENTOS O Laboratório deve ser aparelhado com todos os equipamentos para correta prestação do serviço, incluindo, entre outras, as seguintes atividades: amostragem, medição, ensaio ou exame, preparação de amostras processamento e análise de dados Para equipamentos externos fora do seu controle permanente, garantir que os requisitos das Normas da qualidade são atendidos.

3 EQUIPAMENTOS NIT DICLA 083 instrumentos, materiais de referência,
Para o propósito deste item, considera-se equipamentos do laboratório: instrumentos, materiais de referência, consumíveis, reagentes, sistemas analíticos.

4 EQUIPAMENTOS  Os equipamentos (incluindo os softwares) devem ter configuração apropriada para alcançar a exatidão requerida e atender as especificações pertinentes aos ensaios e exames executados.  Estabelecer e implementar programa de calibração para grandezas e valores-chave, quando estes tiverem efeito significativo sobre os resultados.  Calibrar/Verificar equipamentos antes do uso(inclusive de amostragem)

5 EQUIPAMENTOS  Ter programa documentado e registrado da manutenção
preventiva (NIT DICLA 083).  As instruções atualizadas sobre a utilização e manutenção do equipamento devem estar disponíveis para uso do pessoal do laboratório. Operados somente por pessoal autorizado Equipamentos e software significativos univocamente identificados

6 EQUIPAMENTOS Devem ser mantidos registros de cada item do equipamento e do seu software. incluindo, no mínimo: nome do item do equipamento e do software; nome do fabricante, identificação do modelo, número de série ou outra identificação; data de recebimento/ da colocação em serviço (NIT DICLA 083); verificações de que o equipamento atende às especificações(ISO/IEC17025); localização atual, quando apropriado;

7 EQUIPAMENTOS condição do equipamento, quando recebido (NIT DICLA 083);
instruções do fabricante, se disponíveis; datas, resultados e cópias dos certificados de calibrações, ajustes, critério de aceitação e a data da próxima calibração; plano de manutenção e manutenções realizadas; dano, mau funcionamento, modificação ou reparo do equipamento; dados de utilização do equipamento, incluindo data, responsável, identificação da amostra e observações (NIT DICLA 083);

8 EQUIPAMENTOS  O laboratório deve ter procedimentos para: manuseio,
transporte, armazenamento, uso, manutenção planejada, verificações intermediárias dos equipamentos, de forma a assegurar seu funcionamento e prevenir contaminação e deterioração.

9 EQUIPAMENTOS  O laboratório deve ter procedimentos adicionais para uso fora do laboratório

10 EQUIPAMENTOS O equipamento não conforme deve ser retirado de serviço,isolado para prevenir sua utilização ou rotulado ou marcado claramente até que tenha: sido reparado e comprovado desempenho correto por calibração, verificação ou ensaio. Examinar o efeito deste defeito sobre ensaios e calibrações anteriores. Utilizar o procedimento para “Controle de Trabalho Não-Conforme”.

11 EQUIPAMENTOS Equipamento não conforme submetido a sobrecarga
manuseado incorretamente resultados suspeitos com defeito fora dos limites especificados

12 EQUIPAMENTOS NIT DICLA 083 O laboratório deve fornecer:
Uma lista de medidas para reduzir contaminação deve ser fornecida ao pessoal que trabalha no equipamento. O laboratório deve fornecer: espaço adequado para reparos; equipamentos de proteção individual adequados.

13 EQUIPAMENTOS  Sempre que praticável, os equipamentos devem ser identificados para indicar a situação de calibração, incluindo data da última calibração e a data ou critério de vencimento da calibração.  Se não for possível etiquetar, identificar no estojo, caixa ou ainda no local onde o equipamento ficar armazenado (NIT DICLA 083).

14 EQUIPAMENTOS  Se o equipamento sair do controle direto do laboratório por um período, o laboratório deve antes da colocação do equipamento em serviço: checar o funcionamento, a calibração demonstrar conformidade.

15 EQUIPAMENTOS  Quando forem necessárias verificações intermediárias para a manutenção da confiança no status da calibração, estas verificações devem ser feitas de acordo com um procedimento definido.

16 EQUIPAMENTOS  Onde as calibrações derem origem a um conjunto de fatores de correção, o laboratório deve ter procedimentos que assegurem que as cópias sejam atualizadas.  O equipamento de ensaio e calibração (incluindo hardware, software, materiais de referência, reagentes e sistemas analíticos) deve ser protegido contra ajustes, que invalidariam os resultados dos ensaios/calibrações/exames.


Carregar ppt "EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google