A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Norilda Siqueira de Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Norilda Siqueira de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Norilda Siqueira de Oliveira www.norildasiqueira.wikispaces.com
MODELO ATÔMICO ATUAL Profª. Norilda Siqueira de Oliveira

2 O modelo proposto por Bohr trouxe um avanço ao considerar níveis quantizados de energia, mas ainda apresentava inúmeros problemas. Muita coisa permanecia sem explicação ou era simplesmente colocado goela abaixo.

3 O modelo atômico atual é um modelo matemático-probabilístico que se baseia em dois princípios:
1- Princípio da Incerteza de Heisenberg: é impossível determinar com precisão a posição e a velocidade de um elétron num mesmo instante.

4 Louis de Broglie 2-Principio da Dualidade da matéria de Louis de Broglie: o elétron apresenta característica DUAL, ou seja, comporta-se como matéria e energia sendo uma partícula-onda.

5 O princípio de Incerteza deixa clara a impossibilidade de determinar a exata trajetória do elétron a partir da energia e da velocidade. Por este motivo, buscou-se, então, trabalhar com a provável região onde é possível encontrá-lo.

6 Erwin Schröndinger Erwin Schröndinger - baseado nestes dois princípios criou o conceito de orbital. Orbital Atômico é a região onde é mais provável encontrar um elétron. Dirac calculou estas regiões de probabilidade e determinou os quatros números quânticos, que são: principal, secundário, magnético e de spin.

7 Formato dos Orbitais

8 Importante lembrar que os átomos terão certo conjunto de orbitais atômicos independente de possuir elétrons ou não, em outras palavras, um orbital atômico não deixa de existir só porque ele está vazio.

9 Exclusão de Pauling Princípio da exclusão de Pauling: Em um mesmo átomo, não existem dois elétrons com quatro números quânticos iguais. Como consequência desse princípio, dois elétrons de um mesmo orbital tem spin opostos. Um orbital semicheio contém um elétron desemparelhado, um orbital cheio contém dois elétrons emparelhados (de spin opostos).

10 Regra de Hund Regra de Hund: Ao ser preenchido um subnível, cada orbital desse subnível recebe inicialmente apenas um elétron; somente depois de o último orbital desse subnível ter recebido seu primeiro elétron começa o preenchimento de cada orbital semicheio com o segundo elétron. Elétron de maior energia ou elétron de diferenciação é o último elétron distribuído no preenchimento d da eletrosfera, de acordo com as regras estudadas.

11 È importante salientar que os números quânticos são, na verdade, uma aproximação para as complexas equações propostas por Schröndinger.

12 Bibliografia Sardela Antonio. Série novo ensino médio. Edição Compacta. Editora Ática. São Paulo, 2003 Macedo M. Antonio & Carvalho Antonio. Coleção Horizontes. Editora Afiliada. São Paulo. Fonte: atomicos.html Fonte:


Carregar ppt "Profª. Norilda Siqueira de Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google