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J64 Planeamento e Controle da Produção Discreta Visão Geral

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Apresentação em tema: "J64 Planeamento e Controle da Produção Discreta Visão Geral"— Transcrição da apresentação:

1 J64 Planeamento e Controle da Produção Discreta Visão Geral
SAP AG

2 J64 – PP e Produção Discreta
O cenário de Planeamento e Controle da Produção Discreta descreve um processo de negócio típico para empresas com produção orientada por tamanho do lote, por exemplo, em indústria de alimentos. Durante o processamento da ordem de produção, lotes são automaticamente determinados com base nas datas de vencimento. Os cenários de produção consistem em movimentos de mercadorias (entrada e saída de mercadorias) bem como confirmações para a ordem de produção. Além disso, este cenário é suportado pelas principais funções da contabilidade de objetos de custo, como cálculo de custo preliminar, cálculo de custos reais e encerramento de período. J64 - Discrete Manufacturing

3 Planeamento da Produção
J64 – Produção Discreta Benefícios do Negócio Cálculo de Custos Planeamento da Produção Benefícios do Negócio Execução de Cálculo de Custos: O objetivo é calcular preços para os materiais selecionados que são então atualizados no registro mestre de material como o preço padrão. O preço padrão é utilizado para avaliar movimentos de mercadorias dentro da empresa. A atualização de preços envolve dois passos: marcação do preço calculado (isto é, configurá-lo como o preço futuro do material) e então liberá-lo (marcá-lo como o preço padrão atual). Antes de marcar os preços, você precisa permiti-lo para a empresa. Editar Cálculo de Custos Planeamento da Produção: Este cenário descreve um típico processo de planeamento iniciando com o planeamento de plano global. A previsão de vendas dos anos anteriores pode ser utilizada como base. Planeamento de plano global envolve um planeamento de longo prazo, por um período de aproximadamente um ano. Os dados de planeamento são transferidos do SOP para Gestão de Demanda. A Gestão de Demanda gera necessidades de planeamento primária, que são pré-requisitos para a execução do planeamento de necessidades de material (MRP) subsequente. A execução do MRP é um planeamento a curto prazo, por um período máximo de quatro semanas. No MRP, a Lista Técnica de Material (BOM) para os materiais é explodida até o nível do componente. Como resultado, ordens planeadas são geradas para o material a ser produzido. Se o stock em depósito é insuficiente, requisições de compra para matérias-primas requeridas são criadas. Atualizar Preços Criar Plano Global Criar Necessidades Independentes Previstas Criar Ordem Planejada em MRP J64 - Discrete Manufacturing Converter uma Ordem Planejada em Ordem de Produção

4 Planeamento da Produção
J64 – Produção Discreta Benefícios do Negócio Cálculo de Custos Planeamento da Produção Benefícios do Negócio Liberar Ordem de Produção (Determinação de Lote) Controle de Produção: Quando uma ordem planeada é convertida em uma ordem de produção, o produto, a quantidade da ordem e a data-base da ordem são copiados da ordem planeada. A ordem de produção é liberada e os componentes da Lista Técnica de Material são reservados para a produção. Determinação de lote automática baseado na data de vencimento é executada durante a liberação da ordem de produção. A saída de mercadorias pode ser lançada manualmente antes do processamento da ordem e a entrada de mercadorias também será criada manualmente. Para coletar custos de atividade, são criadas confirmações da ordem. Custos planeados para o tamanho do lote da ordem são calculados quando a ordem é criada (cálculo de custos preliminar). Durante o processo de produção, custos inerentes à produção são atualizados na ordem, que permite a comparação de custos preliminares e custos reais em qualquer momento (cálculo de custos simultâneo). Registrar Saída de Mercadorias para componentes da BOM Registrar Entrada de Mercadorias para Mercadorias Fabricadas Criar Confirmação da Ordem Comparar Custos Planeados e Reais

5 Planeamento da Produção
J64 – Produção Discreta Benefícios do Negócio Cálculo de Custos Planeamento da Produção Benefícios do Negócio Contabilidade de Objetos de Custo: A contabilidade de objetos de custo em produção discreta é uma área da contabilidade de custo que atribui os custos incorridos na produção das atividades da empresa (como materiais fabricados internamente) à essas atividades. Custo do produto pela ordem permite analisar custos no nível de ordens de montagem, ordem de processo e ordens de produção. Em custo do produto pela ordem, as ordens de produção são os objetos de custo. Custos carregados nas ordens de produção são geralmente analisados e estabelecidos por lote. Isto quer dizer que as diferenças podem ser apenas analisadas depois da quantidade da produção planeada ter sido colocada no inventário. As configurações em Planeamento de Produção & Controle (PP, PP-PI) são requeridas para custear ordens de produção como parte da execução da produção. Reavaliação dos Preços Reais Cálculo de Sobretaxa Cálculo do Material em Processo Cálculo de Desvios

6 SOP – Fluxo do Processo Criar Plano de Vendas Criar Plano de Produção
Process Flow Criar Plano de Vendas Criar Plano de Produção Transferir Valores do Planeamento para a Gestão da Demanda

7 Gestão da Demanda MRP SOP Plano de Vendas SOP Plano de Produção Gestão

8 Planeamento das Necessidades de Materiais - MRP
Gestão da Demanda Planeamento da Necessidades Ind. Planeadas Neces. de Material Necessidades dependentes Reservas Ordem Planeada Converter Ordem de Produção Depósito

9 Centro de Trabalho Centro de Trabalho 3220 Roteiros Cálculo de Custos
Valores Standard para Roteiros Dados de Custo Dados Progr. Dados Capac. Roteiros Cálculo de Custos Programação & Capacidade 1010,- 2150,- 3160,- You may allocate one or more capacity categories to a work center. Capacity categories are defined in customizing. Examples are labor, machine, energy and so on. You must maintain data to enable the system to calculate available capacity at that work center for that category. Examples include calendar assignment, start time, stop time, length of breaks, utilization, number of individual capacities. This is maintained in the capacity header screen of the capacity category for the work center. If you indicate that a capacity is pooled, then it may be used by several work centers. An example is a setup team. They can perform setups at several work centers but can only work at one work center at a time.

10 Roteiro / Centro de Trabalho / Operação
Cabeçalho do Roteiro Centro de trabalho Chave de controle Valores standard Tipos de atividade Descrição .... Operação 10: Etiquetagem e Embalagem Componentes de Material Routings within a routing group are used for producing similar materials. One routing group can also contain routings with similar production processes. The alternative sequence enables you to select alternative operations for a sequence of operations - for example, in the case of different work procedures for different batch sizes or capacity bottlenecks. The parallel sequence enables you to process operations independently of others.

11 Mercadoria Semi-acabada 34
Lista de Material C10150 Produto final 3 FERT PD C30380 (12 KG) Mercadoria Semi-acabada 34 HALB PD C40660 (12 PC) Matérias-primas 11 ROH PD C50210 (1 PC) Material de embalagem 1 VERP PD A lista de material representa o relacionamento entre uma montagem e seus componentes

12 Conversão da Ordem Planeada
Ordens Ordem de Produção Planeadas Conversão Individual Individual Conversion Ordens Ordens de Planeadas Produção Conversão Coletiva Collective Conversion

13 Criação da Ordem de Produção
Sexta Julho Terça Dezembro Manualmente Plan. de Necessidades Automaticamente Especificar tipo de ordem Definir item da ordem Copiar roteiro Programação da produção Copiar lista de material Verificação de disponibilidade Mudanças opcionais Gravar ordem de produção Opcional (Customizing) You may create a production order manually or by converting a planned order. The system can create a production order automatically from a sales order, for example. Various control parameters are associated with the order type, including the number range the order will use and how the order costs are to be calculated. Configuration settings determine how a routing is selected. The selected routing then is copied to the order. Therefore, subsequent changes to the routing master do not affect existing production orders. The system automatically carries out lead-time scheduling. Here, the production order start date or finish date is calculated, as well as the detailed dates and times of all operations. The bill of material data from the planned order is copied to the production order. As with the routing, subsequent changes to the BOM master do not affect existing production orders. A configuration setting determines whether the component and/or capacity availability check is automatically carried out. You may manually check availability at any time. You may add, change or delete order information as required. When you save the order, the system calculates the planned costs.

14 Processamento da Ordem de Produção
Proposta (ordem planeada) Liquidação da ordem Ordem de Produção Order header Operações Criação da ordem Confirmações Componentes Verificação de disponibilidade Entrada de Mercadorias Custos 20 50 100 Liberação da ordem e determinação de lote para componentes Consumo de Material An order proposal comes from MRP in the form of a planned order, or it may come from an external source, for example a request from engineering. Once created, the production order authorizes manufacture of the material in the specified quantity. You have the option to check whether all the material components allocated to the production order are available on the requirement dates. You may check that capacity is available at the work centers. Order release enables stock movements, printing of shop paperwork, confirmations. Order printing is carried out using lists, which are configurable. Material withdrawal is issuing the necessary components from stock via goods issues. Confirmations record the quantity produced at an operation, how much activity was used to carry out the operation, who performed the operation, and at which work center the operation was performed. Warehouse receipt is the delivery and recording of the manufactured material to the storage location or warehouse. Order settlement is when the actual costs incurred for the order are settled to one or more accounts. Offsetting entries automatically credit the production order. Orders can be archived and deleted from the database.

15 Movimento de Mercadorias
Depósito Ordem Prod. Operação Comp. Mat. Material Custos Movimento de Mercadorias Documento de material Documento contábil Todos os materiais são controlados por lote Atualização das quantidades em stock Atualização dos valores em stock To be able to start completing a material, the material components required for production must be removed from the warehouse using goods issues. The product is delivered to the warehouse when a goods receipt is created. Both types of goods movements trigger the following operations in the system: A material document is created. This serves as of for the movement. An accounting document is generated. This describes the goods movement from the accounting view. The inventory amounts of the material are updated. The inventory value in the material master record and the inventory/consumption accounts.

16 Consumo de Materiais Docto de material Docto Contábil
Registro do consumo de mercadorias Docto de material Docto Contábil Atualização das quantidades em stock Atualização dos valores em stock Redução de reserva Cálculo dos custos reais e atualização da ordem When you open a production order, the system automatically creates a reservation for the required material components. Each material component of the order contains a separate item number within the reservation. Material withdrawals reduce the reservation and the values of the material components removed in the order as actual costs as per cost type and origin. The material withdrawal postings can be carried out automatically by production messages from a PI sheet or a production control system.

17 Confirmações da Ordem de Produção
Entrada Manual Operação 0010 Confirmação da ordem . . . Ordem de produção Production order confirmations (sometimes called completion confirmations) are used to record internal activities carried out for the order. Based on this information, you can follow the progress of the production order. A confirmation is used to record: Quantity produced at the operation Amount of activity (for example labor hours) at the operation The work center where the operation was performed Who performed the operation You can enter confirmations for an order, an operation, a sub-operation, or a capacity of an operation or sub-operation. A confirmation can cause, for example: A reduction of capacity load on the work center An update of costs Withdrawal inventory postings for backflushed items Goods receipt of the completed product

18 Ordem de Produção – Cálculo de Custos Preliminar
Custos Planejados Componentes material Fases Fases Elementos de custo: l Liberado para custeio l Valores operação Preço Custos de material l l Valores standard l Chave de controle “Indicador de custo” Custos para suprimento externo Custos de Fabricação Tipo de Ordem/Centro Recursos Recursos l Variante de cálculo de custos l Chave de fórmula para Custos de sobretaxa do Material cálculo de custos l Centro de custo Exibir custos planeado/real l Tipo de atividade Custos de sobretaxa de Produção l Constantes da fórmula Log do cálculo de custos l Elemento de custo Custos para processamento externo l Especificação de custo l Estratificação de custos

19 Custo da Ordem de Produção
Componentes do material Operação Centro de trabalho Centro de custo - Centro de trabalho - Valor standard - Quantidades - Centro de custo - Tipos de atividade - Fórmulas - Tipos de atividade - Quantidades - Preços Custos de atividade - Período Custos do material Custos de atividades internas Cálculo de sobretaxa Custo da ordem de produção The costs of the internal activities are a function of the activity types, formulas, standard values, quantities, and so on. An example of an internal activity is the labor cost for setup. Material cost for the components is another element of the production order cost. Overhead is calculated periodically.

20 Status da Ordem - - = = = CONF ENTE LIB CNPA
WIP e cálculo de desvio em Contabilidade de Objetos de Custo Baseado em Lote Custos Reais Custos Reais - - Custos Reais Valor da Remessa Valor da Remessa = = = WIP para Custos Reais WIP para Custos Reais Variância Status da Ordem CONF ENTE LIB If you do lot-based product controlling Work in Process is valuated at actual costs. The work in process is calculated as the difference between the debit and credit of an order as long as the order does not have the status DLV (delivered). In lot-based product controlling the variances are not calculated until the order has the status DLV (finally delivered) or TECO (technically completed). This means that at the time the order has reached this status, the system no longer interprets the difference between the debit and the credit as work in process but as a variance. In lot-based product controlling, orders never have work in process and variances at the same time. CNPA Pré-liberação ou Liberado Parcialmente Fornecido Finalmente Fornecido ou Tecnicamente Completo

21 Liquidação da Ordem (Exemplo)
CO- PC Ordem de Produção Mat. C10150 Plan. Custos do produto Tamanho lote 1 PC 800 1.200 400 2.400 -2.000 CO- PC Custo Real Material 600 Material Produção Sobretaxa Entrada mercadoria Desvios Sobretaxa 300 Versão Final 0 Preço Qtd Estrutura Refugo Tamanho lote 0 Produção 1100 Mestre de Material Preço Standard = 2000 FI Liquidação CO- PA Contabilidade Financeira Depósito Diferença preço 2000 400 For materials that are controlled according to the standard price, the goods receipt into the warehouse occurs on completion of production at the standard price. This usually results from a standard cost estimate that has been released. The credit of a cost object is the result of the quantity delivered to the warehouse, multiplied by the standard price. On goods receipt, the system automatically posts “stock to stock change” in accounting. During settlement, the value of the total variance is posted to a price difference account in Financial Accounting. The value of the total variance is also updated in the material ledger. You can settle the variance categories to the cost-based profitability analysis (CO-PA). Only the variances determined with target version 0 are relevant for settlement to the profitability analysis. You settle to the cost-based profitability analysis according to variance category and cost element group. You control the variance categories in the profitability analysis in value fields.

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