A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. IVAnéa IMUNOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. IVAnéa IMUNOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. IVAnéa IMUNOLOGIA

2 A resposta imune reconhece e relembra diferentes antígenos
A resposta imune reconhece e relembra diferentes antígenos. A imunidade específica é caracterizada por três propriedades: 1. Reconhecimento 2. Especificidade 3. Memória Conceitos básicos O que é imunologia – É o estudo das respostas do organismo que fornecem imunidade, ou seja, proteção às doenças. O sistema imunológico baseia-se nas relações Antígeno-Anticorpo. Antígenos ( Ag ) -Substância estranha que induz uma resposta imune por causar uma produção de anticorpos e ou linfócitos sensibilizados que reagem especificamente com a substância; imunógeno. Anticorpo (Ac) - Proteína do soro que foi induzida por e reage específicamente a uma substância estranha (antígeno); imunoglobulina. Os principais tecidos e órgãos do sistema imune são: Linfócitos - são as principais células responsáveis pela resposta imune: linfócitos T (vírus, fungos e tumores) e linfócitos B (bactérias e toxinas). Órgãos linfóides primários - Timo e Medula óssea. Órgãos e tecidos linfóides secundários - Nódulos linfáticos, Baço, tecidos linfóides associados ao intestino, Apêndice, Amígdalas, Placas de Peyer e tecidos linfóides associados aos brônquios.

3

4 Estratégia de defesa durante um infecção
Os patogenos podem entrar em contato com AC somente quando circulam no sangue ou em espaços fora das celulas. No entento, virus, alguma s bacterias e parasitas que se reproduzem dentro das celulas os AC não conseguem atuar. A eliminacao desse patogenos intarcelulares exige uma resposta celular que dependem da celula T citotóxica.

5

6 Imunoglobulinas (Ig) As imunoglobulinas (Ig) são proteínas produzidas por células plasmáticas e secretadas no organismo em resposta à exposição ao antígeno. Elas se classificam em: IgA - é a imunoglobulina predominante nas lágrimas, saliva, leite materno, secreções respiratórias e trato gastrointestinal. Fornece proteção contra organismos que invadem estas áreas. IgG - è a classe em maior concentração no organismo. É também chamada de gama globulina. Fornece imunidade a longo prazo. É a única que atravessa a Placenta e fornece ao recém nascido a imunidade que vai durar vários meses. IgM - É a Segunda mais abundante. É a primeira produzida em resposta a um antígeno, mas não fornece imunidade a longo prazo. IgE - está envolvida nas reações alérgicas e nas infecções parasitárias. IgD - está presente no soro em concentrações muito baixas. É encontrada na superfície de muitos linfócitos assim como IgM, onde provavelmente serve como receptor de antígeno. A função dela não está muito bem definida.

7 Sistema complemento Composto de aproximadamente 30 proteínas
Início de síntese no primeiro trimestre da vida fetal Produzidas no fígado e por macrófagos Vias de ativação: Via Clássica - depende de Ac Via Alternativa Via Lectina Função Biológica Lise celular Opsonização (Revestimento das moléculas de antígeno-anticorpo com uma substância pegajosa para facilitar a fagocitose). Ativação da Inflamação Solubilização e fagocitose de complexos imunes Promoção da resposta imune humoral

8 Ligação Antigenos - Anticorpos

9 Como funciona o Sistema Complemento
As proteinas do SC são e identidicada pela letra C (maiúscula). São numerada do C1 ao C9 Estas proteínas se ativam em cascata, por ação de uma ligação Antígeno Anticorpo pela Via Clássica de Ativação ou por um componente da estrutura de certos agentes microbianos ou antigênicos pela Via Alternativa. A finalidade da ativação do Sistema é iniciar uma reação inflamatória e lisar a membrana da célula antigênica. Juntas, as proteínas destroem os microrganismos através da citólise, da inflamação e da fagocitose. Impede as lesões excessivas dos tecidos.

10 Sistema complemento

11 Representação Esquemática da Via Clássica
Esta via envolve 11 proteínas/componentes (C1q,C1r,Cl3,02,03,04,05,06,07,08,09) e é afívada quando ocorre a ligação de um antígeno com um anticorpo da classe lgM,ou dois anticorpos, ligados muito próximos das classes lgG1,lgG3 ou fracamente lgG2. IgG4 não é capaz de atívar o sistema. Ag + IgM ou IgG C1 (C1q, C1r e C1s) Ca++ C4 + C2 C4b C2b Via efetora C3 C3a e C3b MECANISMO Um par de molécula AC se fixa a um Ag = Complexo Ag-Ac. O Complexo Ag-Ac ativa C1 A seguir C1 ativa C4 e C2 O C4 é partido em dois fragmentos – C4a e C4b O C2 é partido em dois fragmentos – C2a e C2b O C4b e C2b combinado ativam C3 O C3 é partido em dois fragmentos – C3a e C3b Ocorre então a: citólise , a opnização e a inflamação.

12 Via Clássica

13 Via Alternativa Foi descoberta apos a via clássica.
A via altenativa NÃO envolve AC. É ativada pelo contado de certas proteínas do complemento ou dos patógenos. C3 se combina com proteínas do complemento chamadas de: Fator B Fator D Fator P O C3 é então fragmentado em C3a e C3b Da mesma forma que a via clássica ele participa : citólise , a opnização e a inflamação Superficie de um patógeno

14 Via da Lectina Foi a última descoberta
Os macrógagos ingerern os microrganismos e outros materias estranhos ao organismo através da fagocitose. Os macrófagos, então liberam substâncias químicas estimulando o fígado a produzir lectina Essas proteínas se ligam a carboidratos. Umas das lectinas se ligam a Manose = MBL (mannose-binding lectin). Ativam entao C2 e C4 que Ativam C3 e.....

15 Alterações do Sistema Complemento
Dediciência de C1, C2 ou C4 – causam distúrbios vascularesdo colágeno que resultam em hipersensibilidade (anafilaxia) Deficiência de C3 ,embora rara – aumenta a sucetibilidade de infecções recorrentes com microrganismos piogênicos (Microrganismo com capacidade de provocar infecção purulenta). Defeitos de C5 e C9 – aumenta a sucetibilidade de infecção por Neiseeria menigitidis e N. gonorrhoeae Alguma batérias, através de suas cápsulas, impedem a ativação do SC. Isso porque em algumas cápsulas existe uma grande quantidade de ácido siálico que impede a opsonização e CAM (complexo de ataque à membrana). As bactérias que não são mortas sao consideradas soro-resistente, como acontece com algumas G-. Alguns cocos G+ quebram a C5a e impede a fagocitose.

16 O interferom é uma forma de combate que o organismo hospedeiro tem para controlar as infeções virais. Uma caracteristica interessante dos interferons é: São específicos para células hospedeiras. Mas não para os vírus. No humano os interferons são produzidos por: Fibroblasto (tecido conjuntivo) Linfócitos Os interferons sao proteínas pequenas, estáveis em pH baixo e são relativamente resistentes ao calor. Ele reagem comos receptores de membranas citoplasmática e nuclear de células não infectadas induzindo a produção de RNAm para a síntese de proteínas antivirais (PAVs). Essas proteínas são enzimas que interrompem vários estágios da multiplicação viral. Interferons

17 Bibliografia Tortora, Gerald J.; Funkel, Berdel R.; Case, Christiane L. MICROBIOLOGIA , 8.ed – Porto Alegre: Artmed, 2005.


Carregar ppt "PROF. IVAnéa IMUNOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google