Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
This is a modal window.
Beginning of dialog window. Escape will cancel and close the window.
End of dialog window.
1
Derivados da coca Coca Cocaína Crack Merla
2
Cocaína Pó branco obtido do arbusto de coca – Erythroxylon coca – ou epadu, uma planta cultivada em certas regiões da Bolívia e do Peru. Entre os viciados, a cocaína é inalada, injetada na veia, fumada com tabaco ou ingerida na bebida alcoólica. Provoca forte dependência psíquica.
3
Após a inalação: Mais energia Agitação Euforia Grande força muscular
Vivacidade mental Desaparece o cansaço
4
Consumo habitual Perturbações de memória; Perda da capacidade mental;
Apatia; Delírios de perseguição e alucinações; Agressividade; Atos anti-sociais graves.
5
Crack É a cocaína transformada com o uso de soda cáustica ou bicarbonato de sódio para se tornar própria para o fumo: cocaína solidificada e fumada na forma de cristais ou pedras. É cinco vezes mais potente do que a cocaína. Vicia rapidamente e o mata de forma fulminante.
6
Consequências do uso de crack
Euforia; Desinibição; Agitação psicomotora; Taquicardia; Dilatação da pupila; Aumento da PA e da transpiração; Alucinações visuais ou táteis; Diminui a fome; Altera os centros límbicos relacionados ao prazer.
7
A euforia dura pouco Logo induz à escalada quantitativa; Ao perceber que há demasiados receptores na sinapse, estes são reduzidos; Assim, as sinapses tornam-se lentas; Depressão após a euforia; Sensação de medo e de paranóia (nóia), o que torna os usuários agressivos.
8
Oxi De que é feito o oxi? O oxi é uma mistura da pasta base de cocaína, fabricada a partir das folhas de coca, com substâncias químicas de fácil acesso, como querosene, gasolina, cal virgem ou solvente usado em construções. De acordo com o perito do Instituto de Criminalística de São Paulo, José Luiz da Costa, a fabricação da pasta base de cocaína - da qual também são feitos a cocaína em pó, ... O crack e a merla também é feita utilizando uma substância alcalina e um solvente para extrair uma maior quantidade do princípio ativo da planta, responsável pelo efeito principal da droga no sistema nervoso.
13
Antes e Depois
14
Anfetaminas ou bolinhas
Drogas sintéticas que agem de maneira ampla. A primeira foi a D-anfetamina (dextroanfetamina) – 1928. Entrou no mercado em 1932. Outras fabricadas em laboratório: dietilpropina, metanfetamina (já tirada do mercado brasileiro) entre outros. Muito usadas durante a II Guerra Mundial a fim de fazer os soldados resistirem à fadiga e à fome.
15
Mais conseqüências Com o aumento das doses, surgem sintomas como a esquizofrenia (a pessoa fica irritadiça, agressiva, começa a suspeitar que outros estão tramando contra ela, tem alucinações); Pode levar à insônia, perda de peso danos ao fígado e aos rins, suicídio ou morte por intoxicação.
16
Anabolizantes Esteróides anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona. Não há estudos que comprovem aumento da força física e potência musculares. Não há estudos que confirmem que há dependência, embora usuários desta droga experimentem crises de depressão.
17
Mulheres...
18
O Filme
19
Diga NÃO as drogas
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.