A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capitalismo / Socialismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capitalismo / Socialismo"— Transcrição da apresentação:

1 Capitalismo / Socialismo

2 CAPITALISMO O capitalismo é um sistema de mercado baseado em vários princípios como: 
· Propriedade privada dos meios de produção. As pessoas, Individualmente ou reunidas em sociedade,são donas dos meios de produção.  · A transformação das força de trabalho em mercadoria. Quem não é dono dos meios de produção é obrigado a trabalhar em troca de um salário.  · A acumulação do capital . Em princípio, o dono do capital quer produzir pelo menor custo e vender pelo maior preço possível. O lucro é a diferença entre o custo de produção e o preço de venda do produto. 

3 · Para diminuir os custos, procura pagar o mínimo possível pelas matérias-primas, salários e outros meios de produção.  · A definição de preços é feita pelo mercado, com base na oferta e na procura , isto é, na disputa de interesses entre quem quer comprar e quem quer vender produtos e serviços.

4 No capitalismo, é o mercado que orienta a economia.
· A livre concorrência. A concorrência é a competição na venda dos bens e serviços. Na prática, a concorrência em que todos são igualmente livres para produzir, comprar, vender, fixar preços, etc. não existe. Isto porque o mercado vem sendo dominado por grandes organizações , que expandem cada vez mais sua área de atuação através de fusões, incorporações e outros modos de ampliar negócios, eliminando pequenos e médios concorrentes. 

5 Capitalismo É um sistema econômico e social que surgiu na Europa, onde a burguesia controla. O meio de produção, capital, circulação, distribuição de bens.

6 Sendo assim este sistema destacam-se duas classes sociais:
Burguesia – proprietários dos meios de produção. Proletariado – o qual vende a força de trabalho em troca de um salário.

7 Socialismo O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.

8 Nesse sentido, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

9 O primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, após a Segunda Guerra Mundial, esse regime foi introduzido em países do leste europeu, nesse mesmo momento outras nações aderiram ao socialismo em diferentes lugares do mundo, a China, Cuba, alguns países africanos e outros do sudeste asiático

10 Diante de todas as considerações, a seguir os principais aspectos do socialismo que deixam claro a disparidade com o sistema capitalista • Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria. • Não existem classes, ou seja, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades. • Economia planificada: corresponde a todo controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Estado, determinando os preços, os estoques, salários, regulando o mercado como


Carregar ppt "Capitalismo / Socialismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google