A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agentes modificadores do relevo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agentes modificadores do relevo"— Transcrição da apresentação:

1 Agentes modificadores do relevo

2 Como sabemos a origem e suas modificações são resultantes de força ou agentes internos e externos da Terra.

3 Força ou Agentes Internas: Ler e observar as paginas 60 a 65

4 Origina-se no interior da litosfera/ crosta terrestre:
Erupções vulcânicas, Terremotos e maremotos Tectônicas de placas

5 Erupções vulcânicas Vulcanismo origina-se no magma que devido sua alta temperatura e por ser semi-liquido ao encontrar uma fenda na crosta causada pelo encontro ou afastamento das placas tectônicas ele se expande, em forma de chaminé lançando cinzas, gases e pedaços de rochas.

6 Quando o magma entra em contato com a superfície, esse material recebe o nome de lava ao se consolidar a lava da origem as rochas vulcânicas. Os vulcões podem ocorrer também nos oceanos. Nas áreas onde ocorre erupção vulcânica, formam - se planalto, com solos férteis e águas quentes – gêiseres.

7

8 Terremotos/maremotos
Terremotos ou abalos sísmicos são movimentos da crosta que fazem a terra tremer. Quando são intensos causam grandes estragos. O aparelho para perceber a chegada de terremotos é chamado de sismógrafo. Onde se origina os terremotos é chamada de epicentros ou focos, isso ocorre principalmente nas áreas de dobramento, que deram origem a montanhas.

9 Onde se origina os terremotos é chamada de epicentros ou focos, isso ocorre principalmente nas áreas de dobramento, que deram origem a montanhas.

10 A intensidade e a força de um terremoto podem ser medidas por dois tipos de escalas:
A) A escala Richter que vai de 0 a 9 pontos. Mede a força e a intensidade de destruição se um terremoto. b) A escala de Mercalli que vai de 1 a 12 pontos. Mede as conseqüências dos abalos sísmicos em construções e objetos.

11

12 Tectônicas de placas Sabemos que a crosta terrestre é fragmentada em vários blocos chamados de Placas tectônicas. Essas placas se movimentam sobre o magma, podendo ocorrer o choque entre placas ou afastamento das placas tectônicas originam – se o dobramento e soerguimento.

13 Essas placas se movimentam sobre o magma, podendo ocorrer o choque entre placas ou afastamento das placas tectônicas originam – se o dobramento e soerguimento.

14 Ou o falhamento, ou seja, o deslocamento das placas.

15 Força ou Agentes Externos:
Água – chuva, rios, mar, oceanos, geleira, gelo, neve. Vento – dunas Seres humanos Ler e observar as painas 110 a 115

16 Esses agentes estão diretamente relacionados ao clima e seus elementos, ou seja, a variação da temperatura, vento, chuva, determinam o nível de erosão que uma forma de relevo pode sofrer. Esses agentes são responsáveis pelo intemperismo – desgaste e a desagregação das rochas e pela erosão – transporte e sedimentação do material intemperizado.

17 Água Grande parte da água é resultante das precipitações que deslizam pela superfície em direção aos rios, lagos, etc.

18 Rios – estes se formam em áreas de rochas impermeáveis (retêm água)
Rios – estes se formam em áreas de rochas impermeáveis (retêm água). As nascentes dos rios originam se na parte mais alta do relevo e correm para uma área mais baixa. As nascentes dos rios localizam-se nas áreas mais alta do relevo em direção as áreas mais baixas.

19 Os rios percorrem um caminha da sua nascente até sua foz e com isso causam erosão seja pelo transporte de sedimentos e acumula materiais nas áreas mais baixas originando assim as planícies. Os rios em seu percurso podem fazer curvas o qual recebe o nome de meandros.

20 Chuva As águas da chuva podem causar também erosão quando o solo não estiver protegido pela vegetação (obs. a pág. 173) causando voçoroca – enorme buracos formados pelas enxurradas.

21 Erosão marinha A força da água dos mares modifica o relevo do litoral, transformando rochas em areia e devido à acumulação da areia origina-se a praias. A água oceânica ao encontrar com a terra causa erosão marinha ou abrasão, que origina as falésias.

22 Falésia são formas de relevo litorânea
Falésia são formas de relevo litorânea. São elevados paredões que surgiram à medida que as águas começaram a escavar sua base.

23 Os sedimentos transportados e depositados pelos mares dão origem:
Restinga que é a faixa, barra ou cordão de areia que avança mar a dentro;

24 Lago Costeiro são os lagos que se formam a partir de uma curvatura no litoral, por exemplo, a lagoa dos patos no RS, a areia entrou na área terrestre acumulou área e com o tempo fechou e formou a lagoa.

25 O gelo As geleiras são grandes massas de gelo sobre a superfície sólida, elas podem se formar na partes continentais ou montanhas.

26 Geleiras continentais
Groenlândia e Antártida. Essa geleira é constituída de água doce própria para o consumo e irrigação. Quando um bloco de gelo desprende e cai no mar chamamos de ICEBERGS são verdadeiros montanhas de água doce em estado sólido.

27 E bom saber que quando desprende esses icebergs apenas parte é diluída e com isso aquela montante de gelo no meio do mar pode causar perigos para a navegação alguns cientistas vêm estudando a possibilidade de se mover esses icebergs para regiões desérticas para fornecer água.

28 Essas geleiras fertilizam os solos da região. Constitui lagos
Essas geleiras fertilizam os solos da região. Constitui lagos. Muitos das erosões e provocadas pelas geleiras formam vales.

29 Geleira de montanha Originam nas cadeias, onde a neve se acumula formando geleira essa geleira vem caindo montanha abaixo ao atingir a temperatura mais elevada essa água forma rio devido o trabalho de erosão que essa neve vem trazendo em seus percursos.

30 Vento E o ar em movimento em áreas desértico o vento provoca erosão eólica devido a o vento trazer materiais que agridem as rochas. E atraves do vento que se originam as dunas e loess. (Pág. 116)

31 Os seres humanos O homem modifica o relevo quando ele necessita dos materiais que contem na superfície terrestre para atender suas necessidades como construções, plantações, etc., assim o relevo e transformado para atender suas necessidades. Lê as pág. 130 a 133


Carregar ppt "Agentes modificadores do relevo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google