A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA

2 A palavra “Geografia” é de origem grega - (geo = TERRA + grafia = DESCRIÇÃO, seja por meio de escrita fonética – estudo a parte lingüística dos sons das fala, seja por meio de desenhos)

3 Geo - Terra Grafia - descrição

4 Geografia Era a “descrição da Terra”, aos poucos se tornou uma ciência Humana, seu objeto de estudo ampliou-se consideravelmente.

5 Definição de Ciências Definir Ciência é uma tarefa bastante difícil, entretanto, podemos dizer que é uma das formas de conhecimento produzida pelo Homem, no decorrer da história, como tentativa de entender e explicar racionalmente a natureza e os fenômenos que nela acontecem. Terremoto Chuvas

6 Conceito Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa.

7 O que é geografia? A Geografia é uma ciência que tem por objeto de estudo o espaço e o tempo. Para Vidal de La Blache Geografia é a Ciência dos Lugares, já Hartshorne diz ser a ciência da diferenciação de áreas.

8 Uma definição simples poderia ser:
A geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente (Geografia Humana).

9

10 O espaço Geográfico Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta.

11 O espaço geográfico pode ser dividido essencialmente em três subespaços:
Geosfera (ao qual pertence a litosfera); Hidrosfera; Atmosfera.

12 A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera. Este subespaço recebe tal denominação por corresponder à porção do planeta que é capaz de comportar vida

13 A natureza transformada pelo trabalho dos seres humanos, um conjunto constituído por diferentes paisagens. O espaço geográfico pode ser pequeno ou grande, movimentado ou não, e apresentar elementos naturais, como rios, morros e vegetação, e elementos constituídos pelos seres humanos como pontes, praças e estradas.

14 Mas no espaço geográfico não há somente os elementos naturais e culturais visíveis na paisagem. É formado também por elementos invisíveis como, barulho, adores da poluição, vento, laços de amizade.

15 Assim podemos dizer que todos os objetos ocupam espaço, como nosso quarto, casa, cidade, etc, sendo assim cada espaço tem sua função e formas.

16 Elementos naturais

17 Elementos Culturais

18 Elementos que destroem o ambiente


Carregar ppt "GEOGRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google