A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES COLIGATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Profº. Moisés Rodrigo Galony dos Santos

2 Propriedades Coligativas
São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. Quando comparamos, em análise química, um líquido puro e uma solução desse líquido como solvente, a presença de soluto provoca mudanças.

3 Propriedades Coligativas
As propriedades coligativas dependem unicamente do número de partículas do soluto dissolvidas. Quanto maior for o número de partículas do soluto dissolvidas, maiores serão os efeitos coligativos.

4 Situações Cotidianas O uso de aditivos, como o etilenoglicol, à água do radiador de carros evita que ela entre em ebulição, no caso de um superaquecimento do motor.

5 Situações Cotidianas Nos países em que o inverno é rigoroso, esse mesmo aditivo tem o efeito de evitar o congelamento da água do radiador. Nesses países, joga-se SAL nas estradas e ruas com acúmulo de neve para derretê-la.

6 Situações Cotidianas Em verduras cruas com sal, as células perdem água mais rapidamente, murchando em pouco tempo.

7 Propriedades Coligativas 30/06
1TONOSCOPIA – Bruno, Jeferson, Marcio, 2EBULIOSCOPIA – Mayara, Renata, Bruna, Paulo Cesar 3CRIOSCOPIA – Marcelo F. Éverton, Leonardo, Diogo A. 4OSMOSCOPIA Cleverson, Carol, Diogo R. , Marcelo H.

8 TONOSCOPIA Diminuição da pressão de vapor de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil. Líquido Puro tem uma pressão de vapor (P0). Líquido na solução tem pressão de vapor P2 (menor). Pela adição de um soluto essa pressão de vapor tende a diminuir...

9 Diminuição da Pressão de Vapor
FONTE:

10 Num sistema fechado: o líquido tende a evaporar e o vapor tende a se condensar até que atinjam um equilíbrio. Quando a Vevaporação = Vcondensação dizemos que a pressão exercida pelos vapores saturantes do líquido atingiram a Pressão Máxima de Vapor.

11 Fatores que influenciam a Pressão Máxima de Vapor
Temperatura: A pressão de vapor aumenta como aumento da temperatura. Natureza do Soluto: Cada líquido apresenta uma pressão de vapor característica numa mesma temperatura.

12 Pressão de Vapor

13 Pressão de Vapor

14 Soluções puras e com solutos

15 Quem congela primeiro: água quente ou água fria?
Surpreendemente, a água quente congela primeiro. na verdade a água quente não congela mais rápido que a água fria, é claro. Mas se você ferve água e depois deixa que ela resfrie até a temperatura ambiente, ela congelará mais rápido que uma outra quantidade de água que não tenha sido aquecida antes.

16 Quando você aquece a água, ela perde parte do ar dissolvido nela, que sai em forma de bolhas, e o ar é um mau condutor térmico. Assim, o ar presente na água dificulta as trocas de calor com o meio e dificulta a perda de calor que a água precisa sofrer para que aconteça o congelamento. Por essa mesma razão, o gelo formado por água previamente fervida tem densidade maior do que aquele que se obtém com água que não passou por esse processo. Em países muito frios, o que não é o caso do Brasil, os canos de água quente tendem a arrebentar antes do que os de água fria, pois congelam primeiro.

17 Pressão de Vapor↑ com o↑ da T

18 LEI DE RAOULT A pressão de vapor de um líquido (p2) como solvente numa solução é igual ao produto da pressão de vapor desse líquido puro (p0) pela fração molar do solvente.

19 Depois de algumas Deduções de Fórmulas
Para soluções aquosas Kt = 0,018 EFEITO TONOSCÓPICO

20 EBULIOSCOPIA Elevação do ponto de ebulição de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil. Um líquido entra em ebulição (ferve) quando a pressão de vapor é maior ou igual pressão atmosférica.

21 No nível do mar Água ferve à 100 ºC
Pressão Atmosférica = 760 mmHg = 1 atm Água ferve à 100 ºC Onde a pressão for menor, a temperatura de ebulição será menor. Ex: [La Paz (Bolívia) 90ºc] Onde a pressão for maior que 1 atm, a temperatura de ebulição será maior. Ex: [panela de pressão 120 ºC]

22 LEI DE RAOULT A elevação do ponto de ebulição de um líquido, provocada pela presença de um soluto não-volátil, é diretamente proporcional à molalidade da solução. R = constante de gases T = temperatura em Kelvin Lv = calor latente de vaporização

23 CRIOSCOPIA Abaixamento do ponto de congelamento de um líquido, provocado pela presença de um soluto não-volátil. Com a adição de soluto, a pressão de vapor diminui, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento diminui.

24 LEI DE RAOULT O abaixamento da temperatura de congelação de um líquido, provocado pela presença de um soluto não-volátil, é diretamente proporcional à molalidade da solução. R = constante de gases T = temperatura absoluta de congelação do solvente puro Lv = calor latente de fusão do solvente puro

25 PONTO TRIPLO É uma temperatura e uma pressão nas quais as fases sólida, líquida e gasosa coexistem.

26 Ponto Triplo A Figura ilustra o ponto triplo. Gelo (iceberg) coexistindo com o líquido no qual flutua, e com a fase gasosa (ar e vapor de água).

27 Gelo-seco nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC. Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (processo conhecido por sublimação). Se o ar quente sopra sobre o gelo-seco, forma-se uma nuvem branca densa, que permanece ao nível do chão, utilizado no teatro.

28 OSMOSCOPIA Aumento da Pressão Osmótica.
Fenômeno da disseminação espontânea entre um líquido em outro e vice-versa. A difusão de um líquido para outro através de membranas semipermeáveis recebe o nome de OSMOSE

29 Osmose A PRESSÃO DE VAPOR DA ÁGUA PURA (P0) É MAIOR QUE A DA ÁGUA NA SOLUÇÃO (P). A ÁGUA SE DESLOCA DE UMA REGIÃO MENOS CONCETRADA PARA UMA REGIÃO MAIS CONCENTRADA.

30 Osmose

31 Hemácias e Bacalhau

32 PRESSÃO OSMÓTICA A mínima pressão externa que deve ser aplicada à solução quando separada do seu solvente puro para impedir a osmose. Pressão osmótica depende da concentração da solução.

33 Equação de Van´t Hoff A equação da pressão osmótica é igual à equação dos gases perfeitos.

34 Osmose Reversa Ocorre quando se aplica uma pressão no lado da solução mais salina ou concentrada, revertendo-se a tendência natural. Neste caso, a água da solução salina passa para o lado da água pura, ficando retidos os íons dos sais nela dissolvidos. A pressão a ser aplicada equivale a uma pressão maior do que a pressão osmótica característica da solução.

35 Osmose Reversa

36 Dessalinizadores

37 BIBLIOGRAFIA SARDELLA, Antônio. QUÍMICA. Série Novo Ensino Médio. Edição compacta. Volume único. Ática. São Paulo – SP, 2003. Acesso em 13/06/09 acesso em 13/06/09.


Carregar ppt "PROPRIEDADES COLIGATIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google