A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genilson e Cássio- 3ª fase E.F Professor: Carlos Ciências- 3ª Fase

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genilson e Cássio- 3ª fase E.F Professor: Carlos Ciências- 3ª Fase"— Transcrição da apresentação:

1 Genilson e Cássio- 3ª fase E.F Professor: Carlos Ciências- 3ª Fase
Cordados Genilson e Cássio- 3ª fase E.F Professor: Carlos Ciências- 3ª Fase

2 Características presentes em todos os cordados:
- Notocorda; Fendas na faringe; Tubo nervoso dorsal; Cauda pós anal.

3 Filo dos cordados Craniados Acrânios Ágnatos Cefalocordados Tunicatos
Gnatostomados Peixes Tetrápodes

4 Cefalocordados O anfioxo é um cordado típico.
Pode nadar mas geralmente permanece fixo no fundo arenoso. O corpo é suportado pela notocorda, possui inúmeras fendas na faringe, a parte anterior do tubo neural não se diferencia em encéfalo. Nada através de rápidas ondulações laterais do corpo, tem a musculatura disposta em metâmeros, a cauda pós anal atua como órgão propulsor. Obtêm seu alimento por filtração da água. A faringe retêm partículas de alimento, além de efetuar as trocas gasosas, mas sua superfície permeável do corpo é mais importante nessas trocas.

5

6

7 Urocordados ou Tunicatos
A larva da ascídia tem forma aproximada de um girino, a notocorda e a maior extensão do cordão nervoso dorsal situam-se na cauda propulsora, a qual é reabsorvida. O adulto possui apenas um gânglio nervoso. As fendas na faringe persistem, quando adultas as ascídias são sésseis e têm o corpo envolvido por uma túnica de material semelhante à celulose

8 Vertebrados ou Craniados
A notocorda é envolvida ou substituída por peças cartilaginosas ou ósseas chamadas vértebras (forma a coluna vertebral) O tubo neural dorsal diferencia-se no encéfalo e na medula espinhal. Corpo construído segundo um plano metamérico. Fígado e pâncreas sempre presente. Trocas gasosas podem ocorrer através da pele, brânquias ou pulmões. Sistema circulatório fechado, onde o sangue (contém hemoglobina) circula por vasos impulsionado pelo batimento do coração muscular (2, 3 ou 4 cavidades).

9 Podem excretar amônia, uréia, ácido úrico, etc
Podem excretar amônia, uréia, ácido úrico, etc. Essa excreção sempre é feita através de rins. O sistema nervoso é formado pelo encéfalo, envolvido pelo crânio, pela medula, envolvida pela coluna vertebral e por muitos nervos periféricos. A reprodução é exclusivamente sexuada.

10 Ágnatos São as lampréias e as feiticeiras. Têm pele escorregadia, sem escamas. Não possuem mandíbula, por isso a boca tem um aspecto circular, sempre aberta. Possuem de 6 a 14 fendas branquiais e não apresentam nadadeiras pares. A maioria das lampréias vive em água doce. Têm como principal suporte do corpo a notocorda, mas já mostram um crânio cartilaginoso e arcos cartilaginosos dispostos sobre o tubo nervoso e apoiados na notocorda. Dentes córneos - sugar sangue e pedaços de tecidos de peixes. Secretam anticoagulante.

11 Os ovos ficam depositados no fundo das correntes de água doce
Os ovos ficam depositados no fundo das correntes de água doce. A fecundação é externa e os adultos morrem após a eliminação dos gametas. O estágio larval dura de 5 a 6 anos. As feiticeiras são exclusivamente marinhas alimentando-se de peixes mortos ou feridos e invertebrados de corpo mole.

12 Os peixes Adaptações: - A forma do corpo facilita a locomoção na água, a pele apresenta grande quantidade de glândulas mucosas, o muco os protege contra ectoparasitos e diminui o atrito. O empuxo da água garante um suporte considerável. Musculatura segmentada, permitindo a realização de ondulações para nadar. As nadadeiras conferem estabilidade e possibilidade de manobras. Os peixes cartilaginosos possuem grande quantidade de óleo no fígado, reduzindo sua densidade corporal. Os peixes ósseos possuem a bexiga natatória.

13 Ela faz com que a densidade desses peixes se aproxime com a da água, de modo que permaneçam estáveis sem grande esforço muscular. A parede da vesícula é vascularizada. - A visão dos peixes é limitada. O olfato é um dos sentidos mais importantes. O ouvido interno encontra-se bem desenvolvido e é muito útil para a percepção de equilíbrio. Possuem a linha lateral, uma seqüência de orifícios na superfície do corpo , em comunicação com um canal longitudinal subcutâneo na parede do qual há botões sensoriais ligados a um nervo lateral que se dirige ao encéfalo. Com a linha lateral os peixes são capazes de perceber vibrações na água. Alguns possuem ampolas eletroreceptoras, que permitem detectar fontes de corrente elétrica fraca.

14 Peixes cartilaginosos (condríctes)
Tubarões, cações e raias apresentam esqueleto cartilaginoso (leve - flutuação). Nadadeiras peitorais e pélvicas aos pares, dosais e caudal ímpares. A pele pode apresentar minúsculas escamas (placóides). Possuem boca ventral, narinas bem desenvolvidas, 5 pares de fendas branquiais. Para a respiração a água pode entrar pela boca ou por orifícios situados atrás dos olhos chamados espiráculos, em comunicação com a faringe. Cavidade cloacal situada entre as nadadeiras pélvicas. Nos tubarões e arraias as nadadeiras possuem clásperes para a transferência de esperma para a fêmea.

15


Carregar ppt "Genilson e Cássio- 3ª fase E.F Professor: Carlos Ciências- 3ª Fase"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google