A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA TERRA By Vítor Maia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA TERRA By Vítor Maia."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA TERRA By Vítor Maia

2 HISTÓRIA DA TERRA A Terra tem já uma longa história! .
A Terra é um planeta em transformação! Estas modificações incessantes são devidas a fontes de energia que podem ser externas (Sol) e/ou internas (radioactividade natural das rochas), e condicionam tudo o que existe à superfície do planeta azul - as rochas da litosfera, as águas da hidrosfera, os gases da atmosfera e os seres vivos da biosfera. A maior parte destas transformações desapareceu sem deixar rasto. Contudo, algumas vezes ficaram preservadas e são testemunhos do passado, funcionando como documentos históricos que nos ajudam a reconstituir o passado do nosso planeta. Mas então… …Onde está escrita a História da Terra? Podemos encontrar respostas a esta questão nos Fósseis, nas Rochas e nas Paisagens Geológicas.

3 O QUE É UM FÓSSIL? FÓSSEIS são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e que aparecem impressos ou gravados nas rochas sedimentares.

4 A PALEONTOLOGIA A Ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia [nome que deriva do grego palaios (antigo)+ontos (ser)+logos (tratado)]. Esta ciência estuda os organismos que viveram no passado da Terra sob todos os aspectos. Procura especialmente conhecer as relações entre os seres vivos, entre estes e o meio ambiente, e a sua ordem no tempo. FOSSILIZAÇÃO – Processo que conduz à formação de um fóssil

5 COMO SE FORMA UM FÓSSIL

6 TIPOS DE FOSSILIZAÇÃO De acordo com as condições do ser vivo e do meio, podem ocorrer diversos tipos de fossilização. Podemos classificar, simplificadamente, estes processos em três grupos: Moldagem - as partes duras dos organismos acabam por desaparecer deixando nas rochas as suas marcas (impressões). Mineralização - os materiais originais que compõem o ser vivo são substituídos por outros mais estáveis. Conservação - o material original do ser vivo conserva-se parcial ou totalmente nas rochas ou em outros materiais. Trilobite fóssil denotando-se uma elevada perfeição Impressão de folhas em sedimentos Molde interno de Gastrópode

7 TIPOS DE FOSSILIZAÇÃO Em alguns casos excepcionais conservam-se organismos completos. Estas situações ocorrem quando os seres ficam incluídos em materiais que os preservam do contacto com o ambiente (em especial dos microorganismos). São exemplos destes materiais o petróleo, a resina (âmbar) e o gelo (neve). Mosquito preservado em âmbar. O âmbar isola o organismo do contacto com o exterior. Borboleta preservada em sedimentos finos.

8 TIPOS DE FOSSILIZAÇÃO Mamute preservado em gelo descoberto na Sibéria. O gelo interrompe a actividade dos microorganismos decompositores e retarda a decomposição físico-química. Flor do Miocénico excepcionalmente preservada em sedimentos finos (Florissant, Colorado, EUA)

9 TIPOS DE FOSSILIZAÇÃO Mamute preservado em gelo descoberto na Sibéria. O gelo interrompe a actividade dos microorganismos decompositores e retarda a decomposição físico-química. Flor do Miocénico excepcionalmente preservada em sedimentos finos (Florissant, Colorado, EUA)

10 TIPOS DE FOSSILIZAÇÃO

11 TIPOS DE FOSSILIZAÇÃO

12 TIPOS DE FÓSSEIS Fósseis de idade: Fósseis de seres vivos que viveram na Terra durante um curto período de tempo e que tiveram ampla distribuição geográfica. O seu aparecimento nas rochas permite fazer a datação relativa dessas rochas. Ex. Trilobites. Fósseis de fácies ou de ambiente: Permitem determinar o ambiente onde as rochas onde aparecem se formaram. Ex.Amonites indicam que as rochas se formaram em ambiente marinho.

13 FIM


Carregar ppt "HISTÓRIA DA TERRA By Vítor Maia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google