A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resolução de inequações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resolução de inequações"— Transcrição da apresentação:

1 Resolução de inequações

2 Um rectângulo tem um lado que mede 7cm
Um rectângulo tem um lado que mede 7cm. Qual deverá ser a medida do outro lado, de modo que o perímetro seja igual a 32cm? 7 cm x O problema sugere a equação:

3 Este tipo de desigualdade chama-se inequação.
Qual será a medida do outro lado de modo que o perímetro seja superior a 32cm? Como o perímetro tem que ser maior que 32, escreve-se Este tipo de desigualdade chama-se inequação.

4 Inequações do 1º grau A balança em desequilíbrio sugere a inequação:
verdadeiro X pode ser 2 ? falso X pode ser 1 ?

5 Resolver a inequação 1.º Utilizar o princípio da adição para juntar os termos com incógnita num dos membros e os termos independentes no outro. 2.º Simplificar cada um dos membros. 3.º Dividir ambos os membros pelo coeficiente de x.

6 Escreve a inequação que a balança sugere:
Resolve a inequação

7 Resolve-se uma inequação do mesmo modo que uma equação.
Ao multiplicar os dois membros por -1 inverte-se o sinal da desigualdade Inequação: Equação: Quando numa inequação é necessário multiplicar ou dividir os dois membros por um número negativo inverte-se o sinal da desigualdade.

8 Inequações com parênteses e denominadores
1.º Tirar os parênteses. 2.º Tirar os denominadores. (x5) (x5) (x2) (x2) (x10) 3.º Juntar os termos com incógnita num dos membros e os termos independentes no outro. 4.º Simplificar cada um dos membros. 5.º Dividir ambos os membros pelo coeficiente de x e simplificar a expressão obtida.

9 Conjunção de inequações
Para determinarmos o conjunto-solução da conjunção de duas inequações, resolvemos cada uma delas e depois fazemos a intersecção dos respectivos conjuntos-solução.

10 Exemplo: (x3) (x2) (x1)

11 Disjunção de inequações
Para determinarmos o conjunto-solução da disjunção de duas inequações, resolvemos cada uma delas e depois fazemos a reunião dos respectivos conjuntos-solução.

12 Obrigada pela atenção…
Fim


Carregar ppt "Resolução de inequações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google