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1) Cadeia de valor da Paggo

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Apresentação em tema: "1) Cadeia de valor da Paggo"— Transcrição da apresentação:

1 1) Cadeia de valor da Paggo
UNICAMP- Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão da Produção Sistema de Informação e Tecnologia- FEQ 0411 Juliana Sannomya TRABALHO 8 (jun/2012) M-commerce- Caso Paggo 1) Cadeia de valor da Paggo Coleta de Dados Organização Seleção Consolidação Distribuição O vendedor informa o valor da compra, o número de parcelas e o número do celular Oi do cliente à central Paggo A central Paggo envia um SMS ao cliente para confirmar os dados O cliente checa as informações de valor, parcelas e loja e confirma a compra utilizando uma senha A Paggo confirma a compra ao vendedor enviando um demonstrativo com os detalhes da compra A compra é lançada na conta de crédito do cliente e este recebe da Paggo uma confirmação da transação.

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1) Comparativo: Cadeia de valor da Paggo x Cadeia tradicional de cartão de crédito Em ambos existe um intermediador entre vendedor e cliente a Paggo ou Visanet/ Redecard. Mas a grande diferença é que a Paggo dispensa leitores de cartão e o próprio cartão, além de que o comprovante da transação é uma mensagem digital e não um papel impresso. Para o consumidor o Oi Paggo se torna mais conveniente pois ele tem 2 serviços em um único equipamento: o celular. O que torna mais segura pois não há o risco de clonagem, como ocorre com os cartões. Financeiramente, o Oi Paggo é atualmente mais viável pois o cliente paga apenas uma taxa mensal no mês que usar o serviço e não há necessidade de anuidade, para o lojista o valor da comissão sobre a venda é menor no Oi Paggo.

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2) Qual as vantagens e o desafio da verticalização da cadeia de valor? As vantagens da verticalização são: Abarcar um público crescente e cada vez mais sedento por mobilidade e agilidade nos serviços; Expansão e nova fonte de receita para a empresa; Se tornar mais competitiva no mercado, já que vemos as empresas cada vez mais envolvidas em fusões e trabalhando com diferentes nichos de mercado; Baratear os custos de operações que atendem tanto a área de telefonia quanto ao Mobile payment. Desafios: Dominar e oferecer com excelência as duas tecnologias; Deixar claro para os Bancos que a Paggo não quer se tornar uma instituição financeira; “Invadir” um mercado altamente lucrativo e dominado por duas gigantes concorrentes: Visanet e Redecard.

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3) Vantagens do pioneirismos e riscos associados ao desenvolvimento da Tecnologia Mobile Payment pela Paggo Vantagens do pioneirismo: Ganhar a confiança dos lojistas e clientes caso a empresa seja eficiente no oferecimento de um serviço seguro e mais retável. E dessa forma, criar no mercado uma associação da Marca ao serviço de qualidade; Dominar o Market-share em Mobile Payment; Desenvolver e possuir know-how nesse serviço e enxergar oportunidades de melhoria antecipadamente aos futuros concorrentes. Riscos associados: Fracasso do negócio, caso o consumidor não seja convencido a mudar seu hábito, uma vez que o uso de cartões está bastante consolidado no Brasil; Não ser sustentável por razões comerciais devido a competição com os pesos-pesados no segmento de crédito como Visanet e Redecard; Estagnação e alto custo caso não seja consolidado parceiras com outras operadoras que desejem desenvolver esse serviço.

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4) Discutir a afirmação: “Oi Paggo é um sistema totalmente adaptado à realidade do consumidor brasileiro, que necessita de crédito”. Na verdade o consumidor brasileiro está habituado a pagar suas contas parceladas ou após 40 dias. Mas é uma questão de hábito e falta de planejamento e não somente de necessidade. Cada vez mais nota-se o crescimento de empresas entrando no mercado financeiro no oferecimento de crédito, mas porque elas são rentáveis? Por que são gerados juros referente ao valor emprestado e no montante geral o devedor sempre paga além do valor emprestado ao credor. Dessa forma a tecnologia Mobile Payment se adequada ao hábito financeiro dos consumidores, basta agora convencê-los a substituir o cartão.

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5. a) Qual as principais vantagens competitivas que a Oi dispõe com esta tecnologia para os varejistas e para os cliente? Mobilidade no pagamento, o cliente pode sair de casa sem cartão ou dinheiro, tem um serviço a mais no celular, não corre risco de clonagem de cartão, e se perder o celular o serviço é inviabilizado pois é necessário senha, menor taxa de comissão pelo oferecimento do serviço. 5. b) Quais seriam os principais obstáculos para que os consumidores usem esta tecnologia? Como poderão ser superados? O maior obstáculo são a mudança do hábito de utilização do cartão e o convencimento da confiabilidade do novo serviço. Tais obstáculos podem ser superado através de estratégias de marketing, com a divulgação do serviço e oferecimento de benefícios a quem aderir. 5. c) Quais seriam os principais obstáculos para que os varejistas usem esta tecnologia? Como poderão ser superados? O maior obstáculo é o convencimento da confiabilidade do novo serviço, que pode ser superado através do argumento de que o uso do Oi Paggo deixará seu negócio mais rentável por praticar menores taxas.


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