A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poluição causada pelo petróleo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poluição causada pelo petróleo"— Transcrição da apresentação:

1 Poluição causada pelo petróleo

2 O petróleo é uma substância líquida encontrada na natureza e utilizada para inúmeras finalidades como para a obtenção de combustíveis, medicamentos, solventes, óleos lubrificantes e outros. Há três mil anos o petróleo já era utilizado na construção de castelos e embarcações, na preparação de múmias, na cura de doenças de pele, na iluminação e em outras práticas que, por meio destas, foi conhecido e usado como fonte para outras atividades.

3 Por ser matéria-prima de uma extensa variedade de produtos importantíssimos para a vida do homem atual, o petróleo é cada vez mais retirado da natureza, mas por causa da distância entre os locais de retirada e os locais de utilização do mesmo é que surgem problemas ambientais como o de derramamento de petróleo.

4 Causas do derramamento
O derramamento de petróleo normalmente acontece por causa de embarcações despreparadas, águas turbulentas que levam as embarcações contra pedras, plataformas furadas, explosões de poços, tanques com capacidade inferior ao conteúdo existente e outros. Ao entrar em contato com o mar, o petróleo contamina as águas provocando a morte dos seres vivos existentes, como peixes e corais. Também contamina o solo fazendo com que a área localizada se torne improdutiva e tóxica.

5 Normalmente, o derramamento de petróleo ocorre em maior grau nas águas como conseqüência de acidentes ocorridos no transporte do mesmo. Dessa forma, as águas além de não sustentar a vida não servem ainda para consumo dos seres humanos, pois forma-se uma película sobre ela impossibilitando-a de ser utilizada e ainda quando chega à costa provoca também grandes prejuízos.

6 Após o derramamento do petróleo este se divide dentro do ambiente em diferentes caminhos.
Difusão- é o processo pelo qual o óleo derramado se move fisicamente e se dilui acima da superfície da água. Evaporação- é inicialmente importante em reduzir o volume de derramamento que permanece no ambiente aquoso e terrestre. Solubilização- é o processo pelo qual frações de óleo dissolvem-se na coluna de água. Material residual- é a fração que permanece após a maioria da evaporação e solubilização das frações leves ter ocorrido.

7 Degradação do petróleo
Parece que micróbios degradadores de hidrocarbonetos estão presentes em grande número no solo podendo exibir respostas numéricas e funcionais à disponibilidade de substratos de hidrocarbonetos após derramamentos. A velocidade de degradação do petróleo por estes micróbios depende da quantidade de oxigênio e nutrientes para estes organismos.

8 EFEITOS DE POLUENTES DE PETRÓLEO NAS PLANTAS E ANIMAIS
Em animais: Por causa do alto teor de conteúdo lipídico e taxas metabólicas os animais do solo são provavelmente mais sensíveis do que as raízes das plantas. O óleo exerce um grande efeito sobre a respiração dos animais. Um efeito indireto sobre os animais é a exaustão de oxigênio no ar do solo por causa da degradação microbiana.

9 Em plantas: Os danos são mais acentuados, ocorrem nas partes mais sensíveis das plantas, como as raízes. Os efeitos são menores nas partes de madeira de árvores e arbustos. Efeitos indiretos incluem a falta de oxigênio no solo e conseqüente redução de microorganismos.

10 Maior vazamento de petróleo
A explosão da plataforma Deepwater Horizon ocorreu no dia 20 de abril de 2010, no Golfo do México, nos Estados Unidos. O desastre consistiu na explosão da plataforma de petróleo semi-submersível Deepwater Horizon que pertence à Transocean e que estava sendo operada pela BP, afundando na quinta-feira seguinte à explosão, depois de ficar dois dias em chamas. Uma grande mancha de óleo está se espalhando e pode chegar ao estado de Louisiana.Houve 17 trabalhadores que ficaram feridos e 11 faleceram.

11 Derramamento de petróleo no Golfo do México é visto do espaço

12 Maiores produtores de petróleo do Mundo

13 Trabalho de Biologia Alunos:Bruno,Diego, Élison Prof ª: Rosimeire
Turma : 3°


Carregar ppt "Poluição causada pelo petróleo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google