A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BUDISMO 1) Fundador: Siddhartha Gautama, o Buda (= o Iluminado):

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BUDISMO 1) Fundador: Siddhartha Gautama, o Buda (= o Iluminado):"— Transcrição da apresentação:

1 BUDISMO 1) Fundador: Siddhartha Gautama, o Buda (= o Iluminado):
a.C., no atual Nepal. Aos 29 anos, abandona a família e, na solidão, procura entender o mistério da dor humana e a maneira de superá-la. Recebe uma “iluminação” aos 35 anos e até a morte prega sua doutrina. 2) Doutrina: O desejo é a origem da dor humana. Para libertar-se do desejo, Buda indica o caminho de oito normas, a saber: a. reta palavra: abstenção da mentira e da maledicência; b. reta ação: evitar atos maldosos (assassínio, roubo, desonestidade...); c. reta vida: ganhar a vida por meios honestos; d. reto esforço: para evitar o mal e fazer o bem; e. reto saber: tirar a ilusão da existência do “eu”; f. reta meditação: fixar o pensamento num objeto único, sem distração;

2 g. reto conhecimento: tomar consciência de que todos os fenômenos são transitórios, dolorosos e destituídos de uma realidade permanente; h. reta intenção: é o pensamento livre de todo desejo e de toda crueldade. 3) Comunidade búdica: é composta de monges e de leigos. Todos devem observar estas proibições: - Não matar, não furtar, não cometer adultério, não mentir, não tomar bebidas alcoólicas. Os monges devem evitar também o seguinte: comer à tarde, participar de espetáculos, perfurmar-se, dormir em leitos macios, receber ouro e prata. Os leigos esperam tornar-se monges numa sucessiva reencarnação.

3 4) Texto Sagrado: O “Tripitake” (= 3 cestos), que expõe as regras monásticas, a doutrina de Buda e os comentários sobre a mesma. 5) Expansão do Budismo: O rei do Punjab, Ashoka ( a.C.), incentivou a expansão do Budismo. Isso deu origem a três tendências: - O “Pequeno Veículo”: fiel à doutrina originária, valoriza mais os monges e não desenvolve nenhum culto religioso. Está presente no Sri Lanka, Mianmar, Laos e Camboja. - O “Grande Veículo”: dá maior espaço aos leigos, é mais mergulhado no mundo e favorece a ajuda recíproca. Está presente no Vietnã, China e Japão. - O “Veículo do Diamante”: assumiu as crenças mitológicas das populações locais. Está presente na Mongólia e no Tibete.


Carregar ppt "BUDISMO 1) Fundador: Siddhartha Gautama, o Buda (= o Iluminado):"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google