A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIDA AFETIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIDA AFETIVA."— Transcrição da apresentação:

1 VIDA AFETIVA

2 "O coração tem razões que a própria razão desconhece."
Quais são essas razões? São nossos afetos que dão o colorido especial à conduta de cada um e às nossas vidas. Eles se expressam nos desejos, sonhos, fantasias, expectativas, nas palavras, nos gestos, no que fazemos e pensamos. E o que nos faz viver.

3 Para falarmos de afetos, seria preferível dar a palavra aos poetas
Para falarmos de afetos, seria preferível dar a palavra aos poetas. Estes sim, expressam-nos de uma maneira tão clara, tão precisa, que traduzem com perfeição estados internos que não cabem na racionalidade científica.

4 Afetos e Psicologia Por que os psicólogos precisam falar da vida afetiva? Porque ela é parte integrante de nossa subjetividade. Nossas expressões não podem ser compreendidas, se não considerarmos os afetos que as acompanham; mesmo os pensamentos, as fantasias - aquilo que fica contido em nós - só têm sentido se sabemos o afeto que os acompanham.

5 O Psicólogo, em seu trabalho, não pode deixar de lado esse aspecto constitutivo da subjetividade - a vida afetiva - e estudar apenas a vida cognitiva e racional dos indivíduos. Agindo, assim, certamente não irá compreendê-los em sua totalidade.

6 Pense em quantas vezes você já programou uma forma de agir e, na hora "H", comportou-se completamente diferente. Seus afetos a traíram. Foi difícil ou, no caso, impossível contê-los. Tanto nesse exemplo, como em muitas situações de vida, não há a mediação do pensamento - são os afetos que determinam nosso comportamento. É nesta circunstância que se ouve aquela frase tão corriqueira: "Como ele é impulsivo!".

7 A vida afetiva, ou os afetos, abarca muitos estados pertencentes às teorias vinculadas ao prazer-desprazer, como, por exemplo, a angústia em seus diferentes aspectos - a dor, o luto, a gratidão, a despersonalização - os afetos que sustentam o temor do aniquilamento.

8 Ao procurarmos compreender a vida afetiva, é importante adotarmos a terminologia adequada por tratar-se de uma área de estudo repleta de nuances. Portanto, se até o século 19 usavam-se, indiscriminadamente, termos como emoção e sentimento, hoje, no estudo da vida afetiva, já fazemos uma distinção mais precisa entre esses termos: * a emoção: estado agudo e transitório. Exemplo: a ira. * o sentimento: estado mais atenuado e durável. Exemplo: a gratidão, a lealdade.

9 AS EMOÇÕES As emoções são expressões afetivas acompanhadas de reações intensas e breves do organismo, em resposta a um acontecimento inesperado ou, às vezes, a um acontecimento muito aguardado (fantasiado) e que, quando acontece... Nas emoções é possível observar uma relação entre os afetos e a organização corporal, ou seja, as reações orgânicas, as modificações que ocorrem no organismo, como distúrbios gastrointestinais, cardiorrespiratórios, sudorese, tremor. Um exemplo é a alteração do batimento cardíaco.

10 Amigo é coisa pra se guardar
Durante muito tempo, acreditou-se no coração como o lugar da emoção, talvez pelo fato de, ao manifestar-se, vir freqüentemente acompanhada de fortes batimentos cardíacos. Por isso, até hoje desenha-se corações para dizer que está apaixonado ou forte apreço/ consideração por uma pessoa. Amigo é coisa pra se guardar Debaixo de sete chaves Dentro do coração.

11 Outras reações orgânicas acompanham as emoções e revelam vivências ou estados emocionais do indivíduo: tremor, riso, choro, lágrimas, expressões faciais etc. As reações orgânicas fogem ao nosso controle. Podemos "segurar o choro", mas não conseguimos deixar de "chorar por dentro", sentindo aquele nó na garganta e, às vezes, tentamos, mas não conseguimos segurar duas ou três lágrimas que escorrem, traindo-nos, demonstrando nossa emoção.

12 Assim como o riso e a aceleração dos batimentos cardíacos, o choro - cantado e recantado pelos poetas como expressão de amor, saudade e desejo – é uma das reações mais freqüentes e comuns em nossa cultura.

13 Todas essas reações de que vimos falando são importantes descargas de tensão do organismo emocionado, pois as emoções são momentos de tensão em um organismo, e as reações orgânicas são descargas emocionais. Se eu chorasse Talvez desabafasse O que sinto no peito E não posso dizer Só porque não sei chorar Eu vivo triste a sofrer.

14 Infelizmente, nossa cultura estimula algumas reações emocionais e reprime outras. Os homens
sabem bem disso. "Homem não chora" é uma das frases mais comuns na educação de nossos jovens. Infelizmente, o senso comum não foi sensível para aprender com os poetas que se chora, sim, e que choro é expressão de vida afetiva, de amor e de ódio; de força de um organismo que se adapta a uma situação de tensão - nunca sinal de fraqueza!

15 Por outro lado, as reações emocionais orgânicas são, até certo ponto, aprendidas, ou seja, nosso organismo pode responder de diversas maneiras a uma situação, mas a cultura "escolhe" algumas formas como sendo mais adequadas a determinadas situações ou tipo de pessoas (por exemplo, de acordo com a idade, o sexo ou a posição social). Durante nossa socialização, aprendemos essas formas de expressão das emoções aceitas pelo grupo a que pertencemos. Assim, passamos a associar reações do organismo às emoções, as quais podemos distinguir. Por exemplo, distinguimos o choro de tristeza do choro de alegria; o riso de alegria do riso de nervoso.

16 As emoções são muitas: surpresa, raiva, nojo, medo, vergonha, tristeza, desprezo, alegria, paixão, atração física - ora são mais difusas, ora mais conscientes; às vezes encobertas, às vezes não. As emoções, por estarem ligadas diretamente à vida afetiva -aos afetos básicos de amor e ódio - estão ligadas também à sexualidade (amor).

17 Os sentimentos diferem das emoções por serem mais duradouros, menos "explosivos" e por não virem acompanhados de reações orgânicas intensas. Assim, consideramos a paixão uma emoção, e o enamoramento, a ternura, a amizade, consideramos sentimentos, isto é, manifestações do mesmo afeto básico - o amor.

18 O importante é compreender que a vida afetiva - emoções e sentimentos - compõe o homem e constitui um aspecto de fundamental importância na vida psíquica. As emoções e os sentimentos são como alimentos de nosso psiquismo e estão presentes em todas as manifestações de nossa vida. Necessitamos deles porque dão cor e sabor à nossa vida, orientam-nos e nos ajudam nas decisões. Enfim, são elementos importantes para nós, que não podemos nos compreender sem os sentimentos e as emoções.


Carregar ppt "VIDA AFETIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google