A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÍMBOLOS SAGRADOS O "símbolo" é um elemento essencial no processo de~comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÍMBOLOS SAGRADOS O "símbolo" é um elemento essencial no processo de~comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes."— Transcrição da apresentação:

1 SÍMBOLOS SAGRADOS O "símbolo" é um elemento essencial no processo de~comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto. Ele intensifica a relação com o transcendente. A representação específica para cada símbolo pode surgir como resultado de um processo natural ou pode ser convencionada de modo a que o receptor (uma pessoa ou grupo específico de pessoas) consiga fazer a interpretação do seu significado implícito e atribuir-lhe determinada conotação.

2 No início e no fim, da missa o padre traça sobre si o sinal-da-cruz, enquanto diz as palavras “Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo“. É um gesto simbólico, que nos remete à Santíssima Trindade a que invocamos nesses momentos.

3 Monograma de Cristo: formado por duas letras do alfabeto grego, o X (qui) e o P (rô), entrelaçados. São as duas primeiras letras da palavra grega “Christòs”, isto é, Cristo. O monograma, colocado numa sepultura, indicava que o defunto era cristão. Ajustando as duas, formavam-se as inicias da palavra Cristos: Cristo. Com freqüência este sinal aparece nos paramentos dos padres, no ambão, na porta do sacrário e na hóstia.

4 IHS: São inicias das palavras latinas Iesus Hominum Salvator, que significa: Jesus Salvador dos Homens. Geralmente são empregadas nas portas dos tabernáculos e nas hóstias.

5 O Bom Pastor com a ovelha nos ombros: representa Cristo Salvador e a alma salva por Ele. Esse símbolo está freqüentemente presente nos afrescos, nas catacumbas, nas sepulturas e estátuas

6 O orante: essa figura representada com os braços abertos simboliza a alma que já vive na paz divina;

7 Agnus Dei: o cordeiro com a cruz- o sacrifício de Cristo
Agnus Dei: o cordeiro com a cruz- o sacrifício de Cristo. A expressão aparece no Novo Testamento, principalmente no Evangelho de João, onde João Baptista diz de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (João, 1,29).

8 Peixe: Peixe na língua grega diz-se IXOYC (ictìus)
Peixe: Peixe na língua grega diz-se IXOYC (ictìus). As letras dessa palavra dispostas verticalmente formam um acróstico (as iniciais da frase): Iesùs Christòs Theòu Uiòs Soteèr = Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. Acróstico é uma palavra grega que significa a primeira letra de cada linha ou parágrafo.

9 A Cruz âncora: a âncora é o símbolo da salvação, símbolo da alma que felizmente chegou ao porto da eternidade.

10 Pelicano: a principal característica do pelicano é uma bolsa membranosa que prende o bico, duas ou três vezes maior que seu estômago, que tem a finalidade de armazenar alimento por um determinado tempo. Quando nutre os filhotes dobra o pescoço e aproxima o bico do peito, dando a impressão de tirar o alimento do próprio peito. Na Europa medieval eram considerados animais especiais e zelosos que alimentavam os filhotes com o alimento que extraíam da sua própria bolsa e chegando a faltar alimento, dava-lhes o seu próprio sangue. Daí tornar-se um símbolo da Paixão de Cristo, da Eucaristia e da auto-imolação, costumando a sofrerem de uma doença que os deixavam com marca vermelha no peito.

11 Pavão: segundo a lenda, sua carne não deterioria: simboliza a ressurreição da carne.

12 Pomba com o ramo de oliveira no bico: simboliza a alma na paz divina.

13 Fênix: pássaro mítico da Arábia, que segundo a crença dos antigos ressurge de suas cinzas depois de um determinado número de séculos, é um símbolo da ressurreição.

14 Cruz: como ícone do sacrifício de Cristo, do amor infinito de Deus por nós, e da redenção dos cristãos, tem ao longo do tempo, recebido novas formas de representação.

15 INRI: são as inicias das palavras latinas Iesus Nazarenus Rex Iudocorum, que significaram: Jesus Rei dos Judeus.O Evangelho de João nos informa que estas palavras estavam escritas em três línguas (hebraico, latim, grego) sobre a cruz de Jesus (cf, João. 19,19).

16 Triângulo: com três ângulos iguais (eqüilátero), ou três círculos que se interpenetram, representa a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

17 Pomba: representa o Espírito Santo.


Carregar ppt "SÍMBOLOS SAGRADOS O "símbolo" é um elemento essencial no processo de~comunicação, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google