A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
Lucas 2:41 a 52

2 41 Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa.
42 Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa; 43 e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais; 44 julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos; 45 e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele. 46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.

3 47 E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. 49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? 50 Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera. 51 Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração. 52 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.

4 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
A Festa da Páscoa era a mais importante das festas judaicas. Esta era a primeira vez que Jesus subia com seus pais para a celebração da Páscoa. Costumava-se celebrar o Bar Mitzvah nesta primeira subida a Jerusalém. Era um marco de transição entre a infância e a juventude para o peregrino iniciante.

5 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
O jovem Jesus estava sendo preparado para cumprir a sua missão de salvar – Isaías 61 Da concepção até sua manifestação pública, todo evento em sua vida era parte do processo de maturação da obra de redenção. Este episódio nos relata um momento de transição na vida de Jesus. A puberdade e o encontro das águas.

6

7 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
Como todo jovem, Jesus também passou por esta transição. Como todos os pais, José e Maria tiveram suas apreensões e administraram imaturidades. Atitudes imaturas não são sinônimo de caráter distorcido, apenas de caráter em formação. Todos que exercem liderança ou formam líderes lidam com ações imaturas. Todos que exercem liderança ou formam líderes precisam aprender com este episódio.

8 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
Vamos analisar neste texto sinais de imaturidade, suas conseqüências e seus pressupostos. Vamos extrair lições de como mentorear líderes em potencial e transicioná-los à maturidade. Vamos identificar fortes sinais de maturidade e seus benefícios no caráter de um líder em maturação.

9 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
1° Sinal de Imaturidade: Decisões Independentes 43 e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais; Não há nenhum questionamento sobre o valor da decisão. Não há nenhum questionamento sobre o proveito da permanência. Não há nenhum questionamento sobre o caráter do menino Jesus. A questão é outra!

10 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
PREJUÍZOS E CONSEQÜÊNCIAS DAS DECISÕES INDEPENDENTES: Damos margem a juízo e questionamento das nossas ações e motivações: “julgando eles...” Provocamos atraso e retrocesso no projeto coletivo: “não o achando, voltaram...” Deixamos dúvida quanto a quem estamos seguindo: “o procuravam entre parentes e conhecidos.” Geramos ansiedades e preocupações: “Ansiosos te procurávamos.” Desperdiçamos recursos de toda ordem: “passados três dias...”

11 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
PRESSUPOSTOS DA DECISÃO INDEPENDENTE: Motivos Justificáveis – Saul: I Samuel 15:15 Avaliação Unilateral – Nabal: I Samuel 25:9 e 10 Terceiros não afetados – Jonas: Cap. 1:3 a 6

12 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
2° Sinal de Imaturidade: Afastar-se da zona de proteção e da área de cobertura 44,45 O procuravam...não o achando Nada causa mais pânico do que criança perdida. José e Maria eram os ungidos de Deus sobre a vida de Jesus até chegar a sua hora. José e Maria não se opunham à devoção e consagração de Jesus à casa do Pai. A questão era outra!

13 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
PREJUÍZOS E CONSEQÜÊNCIAS DO AFASTAMENTO DA ÁREA DE COBERTURA Distanciamento dos olhares paternais: “Teu pai e eu te procurávamos.” Vulnerabilidade a aproximações estranhas: “entre parentes e conhecidos... Não o acharam...” Sujeição a novos mestres e novos ensinos: “assentado no meio dos doutores...” Fonte de respostas com baixo nível de compromisso: “...ouvindo-os e fazendo perguntas a eles.”

14 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
PRESSUPOSTOS DO AFASTAMENTO DA ÁREA DE COBERTURA: Motivos Justificáveis – Ló: Gênesis 13:5-10 Avaliação Unilateral – João Marcos: Atos 13:13, 15:37 e 38 Terceiros não afetados – Gibeonitas: II Samuel 21:1-3

15 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
PERIGOS DA IMATURIDADE: Exposição a riscos fora do meu controle: Gen. 34:2 Despertar o que há de pior nas pessoas: I Samuel 25:22 Dividir com terceiros prejuízos decorrentes: Jonas 1:5 Entrar em um período de maturação reclusa: Êxodo 2:11-15

16 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
ENCONTRANDO SINAIS DE MATURIDADE Vamos encontrar no mesmo Jesus aos 12 anos sinais evidentes de maturidade. Alguns deles surpreendentes para sua idade. Maturidade não vem com a idade, mas com assumir responsabilidades. A única coisa que vem com a idade é ...

17 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
1° Sinal de Maturidade: Desejar a Casa de Deus 46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo... Não há melhor lugar para ficar do que a casa de Deus. É óbvio que aquela era uma boa escolha. José e Maria não se opunham à devoção e consagração de Jesus à casa do Pai, ao contrário. Amar a casa de Deus e não afastar-se dela é sinal de maturidade. Salmo 84:10, Hebreus 10:25

18 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
2° Sinal de Maturidade: Acercar-se de mestres e doutores na Palavra Sentado no meio dos doutores... A escolha dos conselheiros indica seu nível de maturidade. II Crônicas 10:8 Precisamos ter uma fonte na qual beber. Precisamos beber de fonte fidedigna e abalizada. Se você é sempre o mais esperto de seu grupo é melhor você trocar de grupo!

19 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
3° Sinal de Maturidade: Espírito atencioso e investigativo Ouvindo-os e interrogando-os... Há os que ouvem tudo e não questionam nada. Há os que questionam tudo e não ouvem nada. Precisamos ser discípulos e termos um mestre! Vento do Espírito versus Vento de Doutrina

20 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
4° Sinal de Maturidade: Manifestação sobrenatural que supera excelência no preparo Se admiravam de sua inteligência e das suas respostas. Há os que buscam o sobrenatural e esquecem da excelência. Sem método. Há os que buscam excelência e deixam o sobrenatural. Só método. As Escrituras e o poder de Deus – Marcos 12:24 Obreiro aprovado: Sem vergonha, manejo da Palavra

21 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
5° Sinal de Maturidade: Senso de Propósito Divino 49 ...me convém tratar dos negócios de meu Pai? O líder maduro sabe qual é o seu negócio: G. Carey O líder maduro não é levita free-lance: Juízes 17 O líder maduro não desperdiça tempo: Moisés-Atos 7 O líder maduro faz seu propósito de vida notório a todos: Neemias 2:11-20; 6:3

22 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
6° Sinal de Maturidade: Aceita correção, anda em sujeição 48 e por que procedeste assim... descendo com eles... era-lhes sujeito. É bem-aventurança ser repreendido: Sl 94:12 Rejeitar a repreensão amaldiçoa ciclo geracional: Eli, Saul O teste do líder fraco: Quem era Jesus? Quem eram José e Maria?

23 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
7° Sinal de Maturidade: Crescimento Completo Crescia em sabedoria, estatura e graça... Sabedoria: Conhecimento prático (empírico), disciplinas de um discípulo, inicia no temor. Estatura: Fortalecimento, nível de esforço e compromisso, é o crescimento que se vê. Graça: Favor imerecido, nível de profundidade e unção, é o crescimento que se sente.

24 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
8° Sinal de Maturidade: Suportar o tempo de anonimato Há um silêncio de 18 anos sobre Jesus O maior teste da maturidade de um líder é servir sem ser visto. A maior evidência da maturidade de um líder é a espera alegre pelo ministério público. O grande momento de um líder maduro é o seu Bar Barakah.

25 TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE
A ÚNICA COISA QUE VEM COM A IDADE É A VELHICE. AMADURECER É UMA DECISÃO: I Co 13:11 AMADURECER É ASSUMIR RESPONSABILIDADES: I Reis 2:1-2 É uma boa hora para orarmos!


Carregar ppt "TRANSICIONANDO LÍDERES PARA A MATURIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google