A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Herança Jacente e Herança Vacante

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Herança Jacente e Herança Vacante"— Transcrição da apresentação:

1 Herança Jacente e Herança Vacante
Arts

2 Herança Jacente Herança jacente
Aquela cujos herdeiros não são ainda conhecidos ou que é repudiada (arts c/c 1823) Fase transitória, em que se tomam providências para a guarda e administração dos bens, até que se encontrem os herdeiros E se não forem encontrados herdeiros? Herança é declarada vacante (art. 1819) e destinada ao poder público A questão da União Estável Pelo 1790, herda bens adquiridos na constãncia da união estável (aquestos). Como ficam então os bens particulares se inexistirem outros herdeiros?

3 Arrecadação e Procedimento
Arrecadação da herança jacente Bens arrecadados ficam sob a guarda e administração de um curador Procedimento previsto nos arts do CPC A) Arrolamento e descrição dos bens, para repasse ao curador, que tem dever de guarda e conservação dos bens, representação da herança e prestaçaõ de contas de sua gestão (art. 1144, CPC) B) Após arrolação, promove-se a publicação do edital (art. 1152, CPC), por três vezes, com intervalo de 30 dias entre cada, para que venha herdeiro a se habilitar.

4 Arrecadação e Procedimento
C) Transcorrido um ano da primeira publicação, sem que nenhum herdeiro tenha se habilitado nem haja habilitação pendente, será a herança declarada vacante. (art CC c/c art CPC) D) O pronunciamento judicial pela vacância transfere a titularidade dos ben para o poder público (município ou União), sem incorporá-lo definitivamente ao patrimônio público, o que só ocorrerá após 5 anos da abertura da sucessão (art. 1822) Observe-se, contudo, que a declaração de vacância exlui os colaterais da sucessão

5 Credores E os credores? Podem solicitar o pagamento das dívidas reconhecidas, no limite da força da herança (art. 1821, CC), devendo habilitar-se no inventário ou propor ação de cobrança (art. 1154, CPC) Após a declaração de vacância, caberá apenas a ação de cobrança.


Carregar ppt "Herança Jacente e Herança Vacante"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google