A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Taxonomia Alberto Elizabete Ernesto Ivan Lillian Marcio Patricia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Taxonomia Alberto Elizabete Ernesto Ivan Lillian Marcio Patricia"— Transcrição da apresentação:

1 Taxonomia Alberto Elizabete Ernesto Ivan Lillian Marcio Patricia
Rubens

2 Sumário Introdução Bases Teóricas Aspectos Metodológicos
Exemplos e Aplicações Ferramentas Principais Iniciativas

3 Introdução A criação da teoria de classificação deu origem ao conceito de taxonomia, Grego: ‘tassis‘ = ordem 'nomos‘ = ley, norma. A taxonomia inclui não somente um sistema de classificação como também a teoria e os métodos utilizados para construir um sistema de classificação. Pode-se afirmar que a taxonomia é definida como a teoria prática da classificação.

4 Introdução O objetivo primário da Taxonomia é prever uma relação entre os termos e conceitos. É um sistema de classificação tendo por base, normalmente, uma hierarquia de termos e conceitos, na qual os termos localizados nos níveis mais baixos representam os aspectos mais específicos do conteúdo. Até recentemente, o seu interesse era restrito a profissionais da área de ciência da informação, biblioteconomia ou especialistas em determinadas ciências, como a biologia, mas agora é parte do interesse dos profissionais da gestão do conhecimento.

5 Introdução Uma taxonomia permite melhor compreender o valor da informação disponível, bem como perceber relacionamentos e correlações inerentes a essas informações. Podem ser criadas, ou tomadas emprestadas quando já existam. Toda as áreas podem ser organizadas segundo seus conceitos, por meio de uma taxonomia

6 Bases Teóricas Alguns Conceitos Importantes
Árvore taxonômica: Quando a partir de um conjunto se cria uma taxonomia seguida de outras para as classes geradas e outras indefinidamente, de modo que obtém-se classes com níveis taxonômicos diversos diz-se que temos uma árvore taxonômica. Árvore taxonômica é o conjunto das taxonomias criadas para um conjunto raiz.

7 Bases Teóricas Genealogia taxonômica: é o conjunto de classes que a contém. Por analogia a genealogia taxonômica poderia ser descrita como o caminho que leva da raiz até a classe definida.

8 Reino / Filo / Classe / Ordem / Família / Gênero / Espécie
Bases Teóricas Árvores Taxonômicas Notáveis Aristotélica: Por categorias que servem de base para classificar qualquer entidade. A conhecida técnica de herança é o processo de mesclar categorias por gênero. Reino / Filo / Classe / Ordem / Família / Gênero / Espécie 

9 Bases Teóricas Árvores Taxonômicas Notáveis
Platônica: Os critérios de classificação são formados sempre por duas proposições, na qual uma é a contraditória da outra. É a classificação por dicotomias. Podemos dizer que para qualquer árvore taxonômica existe uma árvore taxonômica platônica, que lhe é equivalente na ponta.

10 Bases Teóricas Árvores Taxonômicas Notáveis Por propriedades
Por critérios independentes Isoníveis Matriciais

11 Bases Teóricas Condições para uma taxonomia adequada Consistência
Relevância Pertinência

12 Bases Teóricas Condições para uma taxonomia adequada
Uma taxonomia consistente, relevante e pertinente não é melhor nem pior que outra igualmente consistente, relevante e pertinente para o mesmo conjunto. Em outras palavras, não existe classificação natural, ideal. Não existe 'a' taxonomia para um conjunto. Existem apenas taxonomias adequadas.

13 Bases Teóricas Qualidade de Taxonomias
Há preferência por árvores taxonômicas simétricas, ou isoníveL, etc. O estudioso deve se precaver da tentação de achar que taxonomias com regularidades geométricas são essencialmente superiores ou que uma taxonomia só é boa se tiver regularidades geométricas. Por vezes, ao criar uma taxonomia, o estudioso é levado a crer que a classificação deve ter similaridade com alguma coisa tomada a priori sem saber corretamente até onde se estende essa similaridade. Taxonomias geradas a partir de analogias são apenas um caso de método indutivo de geração.

14 Bases Teóricas Objetivos da Taxonomia
a) Diferenciar e distinguir os elementos b) Generalizar c) Universalizar, chegando a um maior nível de abstração d) Identificar, podendo ordenar uma entidade em grupo e) Reencontrar informação

15 Bases Teóricas Características de um Sistema Taxonômico
Deve possuir característica específica Deve permitir classificar genericamente c) Deve ser mínimo d) Deve ser hierárquico e) Deve transcender a temporalidade

16 Bases Teóricas Classificação geral de termos
Termos reais que se referem a fenômenos empíricos e termos ideais, que se referem a estruturas pensadas. Termos individuais que se trata de apenas um objeto e termos gerais, que se trata de uma classe de fenômenos. Termos unidimensionais que empregam apenas uma característica e termos pluridimensionais, que empregam às vezes várias características para designar os objetos.         

17 Referências Dahlberg, Ingetraut. Teoria da classificação ontem e hoje.
Manosso, Radamés. Elementos de retórica taxonomia. Parreiras, Fernando.Taxor: proposta para apoio na gestão semântica de informações. Shera, Jesse H. Padrão, estrutura e conceituação na classificação.

18 FIM


Carregar ppt "Taxonomia Alberto Elizabete Ernesto Ivan Lillian Marcio Patricia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google